Como criar uma apresentação de convenção? Veja 4 passos

Descubra os segredos para slides incríveis com a metodologia SOAP

Treinamento SOAP
16/11/2023
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Uma convenção corporativa é um evento organizado com o objetivo de reunir funcionários, clientes, parceiros de negócios e outros stakeholders em um ambiente dedicado para a troca de informações, aprendizado, networking e promoção dos valores e objetivos da empresa. 

Esses eventos podem variar em escala, desde reuniões menores e seminários até grandes conferências de vários dias. Mas em todos os casos, um aspecto fundamental é a apresentação dos conteúdos.  

A organização de uma convenção envolve planejamento detalhado, logística, escolha de locais apropriados e a coordenação de uma série de atividades, como palestras, painéis de discussão, workshops e até entretenimento. Mas se nenhuma dessas atividades for transmitida com boa comunicação, o evento não alcançará seus resultados.  

Portanto, seja um discurso de abertura do CEO, um workshop ou treinamento, ou ainda uma análise de resultados, é fundamental saber como fazer uma boa apresentação de convenção — que retenha a atenção das pessoas e que transmita a mensagem com clareza.  

Não é à toa que grandes empresas contam com a ajuda de profissionais especialistas nesse tipo de planejamento. Só aqui na SOAP, já ajudamos a realizar apresentações de convenções para dezenas de corporações, entre elas empresas como Ipiranga, Libbs, Royal Canin e várias outras

E se a gente revelasse um pouco dos nossos segredos? 

Como criar uma apresentação de convenção? 

Apresentações em convenções de vendas desempenham um papel crucial para qualquer empresa que busca promover seus produtos, serviços e estratégias de negócios. Se a apresentação for bem-sucedida, pode gerar resultados e engajamento incríveis, mas se não for, pode dificultar que os objetivos da convenção sejam alcançados.  

É fundamental compreender que não se trata apenas de criar slides legais. O método SOAP, que há 20 anos tem gerado resultados incríveis para nossos clientes, preza pela excelência em quatro pilares fundamentais: estratégia, storytelling, design e performance.  

Pensando nisso, confira quatro passos para fazer a sua apresentação de convenção: 

Passo 1: Defina o seu objetivo 

O primeiro passo fundamental na criação de uma apresentação de sucesso para uma convenção corporativa é definir claramente o seu objetivo. Antes de iniciar o planejamento do conteúdo, é crucial entender o que se espera alcançar com a apresentação.  

Isso pode variar desde aumentar as vendas de um produto específico até treinar a equipe e apresentar resultados, por exemplo. Ter um objetivo bem definido não apenas ajuda a orientar o restante do processo, mas também permite avaliar o sucesso da apresentação depois.

Aqui também entra a definição do público-alvo: quem são as pessoas com quem vai falar, quais são suas dores. 

Passo 2: Escreva um roteiro engajador 

Um roteiro bem construído é o alicerce de uma apresentação de sucesso. Em vez de simplesmente listar fatos e números, é fundamental incorporar uma estrutura narrativa envolvente, ou seja, storytelling.  

Conte uma história que envolva o público, mostre o problema que seu produto ou serviço resolve, por exemplo, e forneça uma solução convincente. Para isso, você pode usar estruturas narrativas e técnicas como: 

Use metáforas, exemplos concretos e, se apropriado, experiências pessoais para criar uma conexão emocional com a plateia. Lembre-se de manter o roteiro conciso e direto, evitando excesso de informações que possam sobrecarregar o público. 

Mulher realizando uma apresentação para convenção corporativa
Histórias marcam, porque emocionam

Passo 3: Crie slides no estado da arte 

Os slides desempenham um papel vital em uma apresentação de convenção. Eles não devem competir com o apresentador, mas sim complementar o discurso.  

Use um design limpo e profissional, evitando sobrecarregar os slides com texto ou informações complexas.  

Gráficos, imagens e elementos visuais como animações e entradas, devem ser usados para ilustrar conceitos e reforçar a mensagem. Além disso, certifique-se de que a formatação seja consistente e atraente, mantendo o público envolvido. 

Aqui na SOAP, acreditamos no conceito de estado da arte

Passo 4: Ensaie muito 

O último passo é o ensaio, que é muitas vezes subestimado. Domínio da comunicação, do conteúdo e domínio emocional são essenciais para uma apresentação eficaz. A performance do apresentador pode ser determinante para o resultado. 

Pratique o roteiro várias vezes para se familiarizar com o conteúdo e ajustar o tom de voz, a entonação e a expressão corporal. Este também é o momento de ajustar o tempo e garantir que a apresentação flua de maneira suave e envolvente.  

Além disso, saiba que a prática não implica memorização. O objetivo é se sentir à vontade o suficiente para manter o foco na interação com o público, em vez de se preocupar com o que será dito a seguir. 

Em outras palavras, se repetir sua apresentação várias vezes, uma hora terá dominado a comunicação e o conteúdo a ponto de ser um expert nisso e não precisará decorar cada palavra. 

Fique à vontade e aproveite para se divertir durante a sua apresentação. O ensaio vai te dar segurança para isso. 

O segredo das apresentações das grandes convenções de vendas

Nesta masterclass, Gustavo Penna, roteirista da SOAP, revela os segredos e elementos para compor a narrativa marcante em uma apresentação convenção. Assista!

4 dicas extras para levar sua apresentação de convenção a outro nível 

Agora você já sabe a base para criar uma apresentação de convenção eficiente. Mas ela pode ficar ainda mais interessante com alguns cuidados a mais.  

Para elevar o nível de suas apresentações e garantir que elas se destaquem, é fundamental considerar quatro elementos-chave: identidade visual, interação com o público, call to action e ajuda profissional. 

Identidade visual 

A identidade visual é um aspecto muitas vezes subestimado, mas fundamental para qualquer apresentação de sucesso. Ela vai muito além de escolher um design atraente para seus slides.  

A identidade visual inclui a consistência na escolha de fontes, cores, imagens e até mesmo na formatação dos slides. Aqui estão algumas dicas para a sua apresentação de convenção: 

  • Layout: crie um modelo de apresentação que siga um padrão visual: a formatação dos slides, a posição de elementos, cores e fontes. Se quiser, opte pelos modelos prontos que programas como o PowerPoint já oferecem; 
  • Imagens de qualidade: evite imagens genéricas e opte por fotos de alta resolução que complementam sua mensagem. Imagens impactantes podem cativar a atenção da audiência; 
  • Minimize o texto: menos é mais. Evite sobrecarregar seus slides com textos e listas enormes. Em vez disso, use frases curtas e imagens para transmitir sua mensagem; 
  • Aposte na simplicidade: uma apresentação visualmente poluída pode distrair e confundir a audiência. Então seja minimalista, com poucos elementos; 

Aqui na SOAP, usamos uma metodologia que classifica o conteúdo em Ouro, Prata e Bronze, distribuindo o peso das mensagens nessa hierarquia e, assim, priorizando o que realmente é mais relevante para estar nos slides e o que pode ser complementar na fala do orador. 

  • Crie uma paleta: a combinação de cores é importante não somente para a beleza, mas também para uma boa leitura do conteúdo, então use uma paleta consistente e que não atrapalhe a visão. 

Lembre-se, a identidade visual não é apenas uma questão de estética, mas de eficácia na comunicação. Um design bem pensado torna sua apresentação mais atraente, compreensível e memorável. 

Interação com o público 

Uma apresentação não é um monólogo; é uma oportunidade para interagir com seu público. Portanto, faça perguntas, ilustre seus pontos com exemplos reais e histórias que se relacionem com a vida das pessoas, promova discussões, incentive a audiência a compartilhar suas opiniões e experiências.  

Os recursos tecnológicos também podem contribuir com isso. Ferramentas interativas, como pesquisas em tempo real, enquetes e quadros de mensagens, podem melhorar a participação e o envolvimento da audiência. 

A interação é importante para manter a audiência envolvida e aumentar a retenção de informações e a compreensão. Valorize o engajamento com a audiência.  

Call to Action (CTA) 

Uma apresentação eficaz não se trata apenas de transmitir informações; também deve motivar a audiência a agir. O “call to action” (chamada para ação) é o ponto em que você direciona os ouvintes para tomar medidas específicas com base no que foi apresentado.  

Aqui estão algumas dicas para criar um “call to action” poderoso: 

  • Deixe claro o que você espera que a audiência faça; 
  • Explique como a ação proposta beneficiará a audiência; 
  • Crie um senso de urgência, isso pode incentivá-los a agir imediatamente; 
  • Facilite a ação fornecendo as ferramentas e informações necessárias para que a audiência possa seguir adiante. Por exemplo, se for uma ação online, inclua links ou um QR code que possam ser usados na hora. 

Conduza a audiência para ação que você deseja — Racional, Atitudinal e Emocional. 

Ajuda profissional

Já pensou em buscar ajuda profissional para elevar o nível da sua apresentação de convenção? Uma consultoria pode ajudar em todas as etapas do processo: desde a estratégia até o design dos slides.  

Isso é exatamente o que a SOAP pode fazer por você. Nosso serviço para cria uma apresentação de convenção inclui: 

  • Gestão completa de toda a comunicação do seu projeto, desde a concepção do evento, até os entregáveis mais práticos como slides de apresentações e sinalizações visuais; 
  • Roteiro e estratégias de Storytelling para você alinhar objetivos e metas globais com atenção total da sua audiência; 
  • Design e visual completo para suas apresentações nos eventos; 
  • Preparação de performance e oratória one-to-one com gestores que forem palestrar nos eventos. 

Quer saber mais? Então conheça o SOAP Apresentações para Convenções e descubra por que as maiores convenções do Brasil começam aqui



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