Descubra os segredos para slides incríveis com a metodologia SOAP
Uma convenção corporativa é um evento organizado com o objetivo de reunir funcionários, clientes, parceiros de negócios e outros stakeholders em um ambiente dedicado para a troca de informações, aprendizado, networking e promoção dos valores e objetivos da empresa.
Esses eventos podem variar em escala, desde reuniões menores e seminários até grandes conferências de vários dias. Mas em todos os casos, um aspecto fundamental é a apresentação dos conteúdos.
A organização de uma convenção envolve planejamento detalhado, logística, escolha de locais apropriados e a coordenação de uma série de atividades, como palestras, painéis de discussão, workshops e até entretenimento. Mas se nenhuma dessas atividades for transmitida com boa comunicação, o evento não alcançará seus resultados.
Portanto, seja um discurso de abertura do CEO, um workshop ou treinamento, ou ainda uma análise de resultados, é fundamental saber como fazer uma boa apresentação de convenção — que retenha a atenção das pessoas e que transmita a mensagem com clareza.
Não é à toa que grandes empresas contam com a ajuda de profissionais especialistas nesse tipo de planejamento. Só aqui na SOAP, já ajudamos a realizar apresentações de convenções para dezenas de corporações, entre elas empresas como Ipiranga, Libbs, Royal Canin e várias outras.
E se a gente revelasse um pouco dos nossos segredos?
Apresentações em convenções de vendas desempenham um papel crucial para qualquer empresa que busca promover seus produtos, serviços e estratégias de negócios. Se a apresentação for bem-sucedida, pode gerar resultados e engajamento incríveis, mas se não for, pode dificultar que os objetivos da convenção sejam alcançados.
É fundamental compreender que não se trata apenas de criar slides legais. O método SOAP, que há 20 anos tem gerado resultados incríveis para nossos clientes, preza pela excelência em quatro pilares fundamentais: estratégia, storytelling, design e performance.
Pensando nisso, confira quatro passos para fazer a sua apresentação de convenção:
O primeiro passo fundamental na criação de uma apresentação de sucesso para uma convenção corporativa é definir claramente o seu objetivo. Antes de iniciar o planejamento do conteúdo, é crucial entender o que se espera alcançar com a apresentação.
Isso pode variar desde aumentar as vendas de um produto específico até treinar a equipe e apresentar resultados, por exemplo. Ter um objetivo bem definido não apenas ajuda a orientar o restante do processo, mas também permite avaliar o sucesso da apresentação depois.
Aqui também entra a definição do público-alvo: quem são as pessoas com quem vai falar, quais são suas dores.
Um roteiro bem construído é o alicerce de uma apresentação de sucesso. Em vez de simplesmente listar fatos e números, é fundamental incorporar uma estrutura narrativa envolvente, ou seja, storytelling.
Conte uma história que envolva o público, mostre o problema que seu produto ou serviço resolve, por exemplo, e forneça uma solução convincente. Para isso, você pode usar estruturas narrativas e técnicas como:
Use metáforas, exemplos concretos e, se apropriado, experiências pessoais para criar uma conexão emocional com a plateia. Lembre-se de manter o roteiro conciso e direto, evitando excesso de informações que possam sobrecarregar o público.
Os slides desempenham um papel vital em uma apresentação de convenção. Eles não devem competir com o apresentador, mas sim complementar o discurso.
Use um design limpo e profissional, evitando sobrecarregar os slides com texto ou informações complexas.
Gráficos, imagens e elementos visuais como animações e entradas, devem ser usados para ilustrar conceitos e reforçar a mensagem. Além disso, certifique-se de que a formatação seja consistente e atraente, mantendo o público envolvido.
Aqui na SOAP, acreditamos no conceito de estado da arte.
O último passo é o ensaio, que é muitas vezes subestimado. Domínio da comunicação, do conteúdo e domínio emocional são essenciais para uma apresentação eficaz. A performance do apresentador pode ser determinante para o resultado.
Pratique o roteiro várias vezes para se familiarizar com o conteúdo e ajustar o tom de voz, a entonação e a expressão corporal. Este também é o momento de ajustar o tempo e garantir que a apresentação flua de maneira suave e envolvente.
Além disso, saiba que a prática não implica memorização. O objetivo é se sentir à vontade o suficiente para manter o foco na interação com o público, em vez de se preocupar com o que será dito a seguir.
Em outras palavras, se repetir sua apresentação várias vezes, uma hora terá dominado a comunicação e o conteúdo a ponto de ser um expert nisso e não precisará decorar cada palavra.
Fique à vontade e aproveite para se divertir durante a sua apresentação. O ensaio vai te dar segurança para isso.
Nesta masterclass, Gustavo Penna, roteirista da SOAP, revela os segredos e elementos para compor a narrativa marcante em uma apresentação convenção. Assista!
Agora você já sabe a base para criar uma apresentação de convenção eficiente. Mas ela pode ficar ainda mais interessante com alguns cuidados a mais.
Para elevar o nível de suas apresentações e garantir que elas se destaquem, é fundamental considerar quatro elementos-chave: identidade visual, interação com o público, call to action e ajuda profissional.
A identidade visual é um aspecto muitas vezes subestimado, mas fundamental para qualquer apresentação de sucesso. Ela vai muito além de escolher um design atraente para seus slides.
A identidade visual inclui a consistência na escolha de fontes, cores, imagens e até mesmo na formatação dos slides. Aqui estão algumas dicas para a sua apresentação de convenção:
Aqui na SOAP, usamos uma metodologia que classifica o conteúdo em Ouro, Prata e Bronze, distribuindo o peso das mensagens nessa hierarquia e, assim, priorizando o que realmente é mais relevante para estar nos slides e o que pode ser complementar na fala do orador.
Lembre-se, a identidade visual não é apenas uma questão de estética, mas de eficácia na comunicação. Um design bem pensado torna sua apresentação mais atraente, compreensível e memorável.
Uma apresentação não é um monólogo; é uma oportunidade para interagir com seu público. Portanto, faça perguntas, ilustre seus pontos com exemplos reais e histórias que se relacionem com a vida das pessoas, promova discussões, incentive a audiência a compartilhar suas opiniões e experiências.
Os recursos tecnológicos também podem contribuir com isso. Ferramentas interativas, como pesquisas em tempo real, enquetes e quadros de mensagens, podem melhorar a participação e o envolvimento da audiência.
A interação é importante para manter a audiência envolvida e aumentar a retenção de informações e a compreensão. Valorize o engajamento com a audiência.
Uma apresentação eficaz não se trata apenas de transmitir informações; também deve motivar a audiência a agir. O “call to action” (chamada para ação) é o ponto em que você direciona os ouvintes para tomar medidas específicas com base no que foi apresentado.
Aqui estão algumas dicas para criar um “call to action” poderoso:
Conduza a audiência para ação que você deseja — Racional, Atitudinal e Emocional.
Já pensou em buscar ajuda profissional para elevar o nível da sua apresentação de convenção? Uma consultoria pode ajudar em todas as etapas do processo: desde a estratégia até o design dos slides.
Isso é exatamente o que a SOAP pode fazer por você. Nosso serviço para cria uma apresentação de convenção inclui:
Quer saber mais? Então conheça o SOAP Apresentações para Convenções e descubra por que as maiores convenções do Brasil começam aqui!