Quer ideias para convenção de vendas? Veja 3 cases de sucesso

Entenda como funciona e os passos para criar uma convenção de sucesso

Treinamento SOAP
14/11/2023
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Mais de 75% das convenções corporativas não atingem os resultados esperados. Aqui na SOAP, entendemos que isso se deve a um conjunto de fatores que vão desde a audiência dispersa até slides ruins.   

Mas como reverter essa situação? 

Não dá para gastar milhares de reais em um evento desse porte e não conseguir transmitir a mensagem desejada, certo? Para isso, é fundamental ter um bom planejamento e, se possível, contar com profissionais especialistas no assunto para garantir um roteiro eficaz.  

A boa notícia é que a SOAP pode ajudar com isso. Neste artigo, vamos entender como funciona uma convenção de vendas e apresentar algumas ideias. Confira a seguir. 

Como funciona uma convenção de vendas? 

Uma convenção de vendas é um evento organizado por uma empresa com o objetivo de reunir sua equipe de vendas, parceiros de negócios, representantes comerciais, distribuidores ou outros profissionais para discutir estratégias, metas, produtos e técnicas de vendas.  

Esses eventos são projetados para promover a colaboração, motivar a equipe de vendedores, compartilhar informações importantes e/ou fornecer treinamento. Muitas vezes, eles duram dias. 

Uma convenção de sucesso e eficiente é caracterizada por vários elementos-chave que contribuem para o seu impacto positivo na equipe de vendas e nos resultados da empresa.

Aqui estão algumas características importantes: 

Objetivos claros: uma convenção de vendas deve ter objetivos bem definidos, como o alinhamento da equipe de vendas com as metas da empresa, o treinamento de habilidades específicas ou o lançamento de novos produtos. 

Conteúdo relevante: as sessões e apresentações devem ser pertinentes e valiosas para a equipe de vendas. O conteúdo deve abordar desafios reais que os vendedores enfrentam no dia a dia e fornecer soluções práticas. 

Interação e engajamento: uma convenção eficaz não se limita a palestras passivas. Ela incentiva a participação ativa dos vendedores por meio de atividades interativas, workshops e discussões em grupo. 

Treinamento de qualidade: a capacitação é uma parte fundamental. Isso inclui o treinamento em técnicas de vendas, habilidades de comunicação, uso de ferramentas e sistemas, entre outros aspectos relevantes. 

Motivação e reconhecimento: reconhecer e premiar os vendedores de alto desempenho durante a convenção é uma prática motivadora. Palestras motivacionais e histórias de sucesso também podem inspirar a equipe. 

Acompanhamento pós-convenção: uma convenção eficaz não termina quando os participantes saem do local. É importante ter um plano de acompanhamento para garantir que o aprendizado e o entusiasmo sejam mantidos após o evento. 

Mensuração de resultados: avaliar o impacto da convenção nas métricas de vendas, como aumento de receita, taxa de fechamento, satisfação do cliente, entre outros, é crucial para determinar o sucesso do evento. 

3 ideias para convenção de vendas: casos de sucesso da SOAP 

Em nossos mais de 20 anos de experiência no mercado, a SOAP já ajudou milhares de clientes a realizarem convenções incríveis. Para você ter um gostinho, apresentamos a seguir três de nossos casos de sucesso para que você tenha ideias para a sua convenção de vendas. 

Ipiranga 

A Ipiranga, uma das principais distribuidoras de combustível no Brasil e atuante também em diversos outros setores, como lojas de conveniência, tem mais de 6 mil postos em todo o país. 

Para manter seus revendedores e franqueados alinhados com sua estratégia, a empresa realiza uma convenção anual com mais de 7 mil participantes. São cinco dias de evento no total, com mais de oito horas por dia e 400 horas de conteúdo distribuídas em 120 apresentações, após 150 horas de ensaio. 

A SOAP atuou auxiliando em aspectos como o desenvolvimento do tema, a programação do evento, a criação de apresentações e até a identidade visual.   

“Em um evento dessa proporção, são tantas as variáveis envolvidas – que precisam ser planejadas, gerenciadas e executadas – e de proporções tão grandes, que contar com um parceiro que está ao seu lado é fundamental.” 

Vânia Marcondes, Gerente de Relacionamento e Marketing da Ipiranga

Libbs 

A Libbs Farmacêutica é uma empresa 100% brasileira que produz uma variedade de produtos farmacêuticos, incluindo medicamentos para oncologia, ginecologia, sistema nervoso central, dermatologia, cardiovascular, respiratória, transplantes e outros.  

Com mais de 60 anos de atuação, a empresa emprega quase 3 mil colaboradores em sua fábrica em Embu das Artes (SP), na sede administrativa em São Paulo e equipe de vendas em 1.175 cidades em todo o Brasil.  

A convenção de vendas da Libbs é direcionada para sua equipe comercial distribuída pelo país inteiro. Nesse evento, são discutidos desafios, metas e ocorre treinamento para a força de vendas.  

A SOAP desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dessas apresentações, desde a construção da narrativa até a concepção visual e o ensaio, garantindo que as mensagens sejam comunicadas de forma relevante e envolvente para a equipe comercial. 

Royal Canin 

Um de nossos cases mais recentes é o da Royal Canin, que há mais de 50 anos tem trabalhado para “transformar a nutrição em primeira solução para apoiar a saúde de gatos e cães”.  

Em 2023, a convenção de vendas da Royal Canin contou com três dias de evento, atendendo distribuidores, médicos veterinários e lojistas de todo o país. O objetivo foi compartilhar a estratégia de vendas e mostrar que com sinergia entre os times, é possível alcançar as metas traçadas. 

A SOAP atuou dando suporte à empresa na estratégia de conteúdo e roteiro, visual criativo, mentoria e ensaio para palestrantes.  Esse case é uma excelente ideia para convenção de vendas!

“Montamos uma narrativa com a SOAP em torno de um cachorro caramelo que sempre aparecia nas apresentações e conectamos isso com a força da nossa marca, que é fazer um mundo melhor para os nossos pets. Para mim, empolgação e convenção são duas coisas que precisam andar juntas.”  

Felipe Dantas, gerente de Marketing da Royal Canin

No vídeo abaixo, Felipe Dantas conta os detalhes sobre a convenção de vendas Royal Canin 2023:

Como organizar uma convenção de vendas? 

Organizar uma convenção de vendas é uma tarefa complexa que envolve muitos detalhes e planejamento cuidadoso. Aqui estão os passos gerais que você pode seguir: 

Defina seus objetivos: 

Determine o propósito da convenção, como o lançamento de novos produtos, treinamento da equipe de vendas, estabelecimento de metas ou o fortalecimento do espírito de equipe. 

Orçamento: 

Estabeleça um orçamento claro que inclua despesas com local, alimentação, materiais promocionais, palestrantes e qualquer entretenimento adicional. 

Escolha a data e o local: 

Selecione uma data que seja conveniente para a maioria dos participantes e reserve um local adequado para o tamanho do seu evento. 

Equipe de organização: 

Monte uma equipe dedicada a planejar e coordenar a convenção. Isso pode incluir gerentes de eventos, coordenadores de logística e pessoal de suporte. 

Programação: 

Elabore um cronograma detalhado que inclua apresentações, workshops, intervalos, refeições e atividades de networking. Garanta que o tempo seja bem distribuído. 

Palestrantes e treinadores: 

Identifique palestrantes ou facilitadores que sejam relevantes para os objetivos da convenção. Certifique-se de que sejam capazes de fazer uma apresentação eficaz e envolvente para o público. 

O apresentador precisa ser alguém muito bem treinado, tanto em performance quanto em conteúdo, para passar a mensagem da forma mais clara e eficiente possível. Uma consultoria de apresentações profissionais, como a SOAP, pode ajudar nesta e em várias outras etapas do processo.  

Palestrante em uma convenção de vendas diante do público
As melhores ideias para convenção de vendas estão na SOAP

Inscrições e logística: 

Crie um sistema de inscrição eficiente para coletar informações dos participantes. Organize a logística de transporte, hospedagem e alimentação, se necessário. 

Materiais e brindes: 

Prepare materiais promocionais, como pastas, crachás, material de treinamento e brindes para os participantes. 

Tecnologia: 

Garanta que haja a infraestrutura tecnológica necessária para apresentações, conectividade à Internet e qualquer outra tecnologia específica que possa ser necessária. 

Comunicação e marketing: 

Promova o propósito da marca, e reforce o senso de pertencimento com o time.  

Além disso, durante a convenção, assegure-se de que tudo esteja ocorrendo conforme o planejado. Esteja preparado para resolver possíveis imprevistos. São muitos detalhes, por isso uma empresa especialista no assunto, como a SOAP, pode fazer toda a diferença no processo.  

Por que a SOAP? 

A SOAP é uma empresa pioneira em apresentações profissionais no Brasil, com mais de 20 anos de atuação no mercado. Já transformamos a comunicação de 70 das 100 maiores empresas do país com base em nossa metodologia de quatro pilares: 

  • Storytelling: criação de narrativas com estratégia de conteúdo para fisgar a audiência; 
  • Design: identidade visual memorável e apresentações de slides no estado da arte; 
  • Performance: oratória, linguagem corporal e tudo que o apresentador precisa para fazer uma apresentação inesquecível; 
  • Estratégia: objetivos claros e planejamento impecável. 

Ficou interessado e precisa de ideias para convenção de vendas? Então conheça mais sobre nossos serviços:



Posts Relacionados

Como interagir com o público em uma apresentação? Veja 7 formas

Apresentações
28/02/2024
leia agora

10 temas para convenção de vendas em 2024

Apresentações
31/01/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França