O que é Call to Action (CTA)? Veja como usar em apresentações profissionais

Call to Action, ou CTA, é uma estratégia amplamente utilizada no Marketing para incentivar o público a tomar uma ação específica, seja ela a compra de um produto, o preenchimento de um formulário, a inscrição em uma newsletter.

Treinamento SOAP
22/03/2023
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Call to Action, ou CTA, é uma estratégia amplamente utilizada no Marketing para incentivar o público a tomar uma ação específica, seja ela a compra de um produto, o preenchimento de um formulário, a inscrição em uma newsletter.  

Apesar de comumente associado a essas áreas, o conceito de CTA pode ser aplicado também em apresentações profissionais, a fim de engajar a audiência e orientá-la para um próximo passo.  

No entanto, para que o CTA seja efetivo em uma apresentação é importante compreender como funciona essa estratégia e como aplicá-la de forma adequada.  

Neste artigo, discutiremos como utilizar o Call to Action nas suas apresentações para maximizar seus resultados. 

O que é Call to Action (CTA)? 

A tradução literal de Call to Action (CTA) é “chamada para ação”. O CTA é uma estratégia utilizada principalmente no Marketing para incentivar o público a tomar uma ação específica após ter sido exposto a uma mensagem publicitária.  

Essa ação pode ser desde a compra de um produto ou serviço, até a inscrição em uma newsletter, compartilhamento nas redes sociais, preenchimento de um formulário, entre outros.  

O objetivo do CTA é direcionar o público para uma ação desejada e, consequentemente, aumentar a conversão e o engajamento com a marca. Assim, é mais provável alcançar as metas de Marketing definidas pela empresa para aquela publicidade. 

O Call to Action pode ser aplicado em diversos ambientes e formatos, como em sites, blogs, redes sociais, e-mails marketing, comerciais de televisão e rádio, entre outras.  

A técnica é aplicável em qualquer canal de comunicação ou situação que tenha como objetivo direcionar o público para uma ação específica. 

Por isso, o conceito de CTA pode ser aplicado também em apresentações corporativas, com o objetivo de engajar a audiência e orientá-la para um próximo passo desejado pela empresa. Isso pode fazer a apresentação atingir seu objetivo final de forma mais assertiva. 

Em outras palavras, o CTA em apresentações é a deixa para uma próxima etapa.  

Como usar Call to Action (CTA) em apresentações? 

Para o consultor de comunicação e sócio-fundador da SOAP, Eduardo Adas, uma das piores formas de finalizar uma apresentação é com frases como “bom, então é isso”.  

Além de transmitir certa ideia de alívio e insegurança por parte do apresentador, esse tipo de conclusão parte do pressuposto que a audiência sabe o que fazer a seguir.  

Porém, muitas vezes ela não sabe e cabe a quem apresenta a proposta indicar o que fazer para alcançar as metas estabelecidas naquela situação. 

Por exemplo, se um gerente está apresentando uma ideia para alavancar as vendas do próximo semestre, o CTA ao final da palestra pode ser um convite a realizar uma tarefa específica com foco no cumprimento desse objetivo. 

Para aplicar o CTA em apresentações de forma assertiva, é recomendável seguir algumas dicas: 

  1. Identifique o objetivo da apresentação antes de definir o CTA. Com o objetivo claro, será mais fácil escolher a que tipo de ação direcionar o público ao final do conteúdo; 
  1. Defina o CTA de forma clara e objetiva, para que a audiência (seu time de colaboradores) entenda exatamente o que é esperado dela; 
  1. Utilize linguagem persuasiva e que gere senso de urgência na audiência, se quiser causar mais impacto e incentivar o engajamento; 
  1. Utilize recursos visuais, como botões, imagens e gráficos, em seus slides. Esses elementos podem ajudar a destacar o CTA, junto com o seu discurso; 
  1. Faça o CTA no momento certo da apresentação, geralmente ao final, para que a audiência já tenha todas as informações necessárias para tomar uma decisão. 

Seguir esses passos dará a sua audiência um direcionamento sobre os próximos passos desejados pela empresa. 

5 exemplos para usar nas suas apresentações 

Existem várias formas de fazer um Call to Action em uma apresentação corporativa. Como destacamos acima, o tipo de CTA depende de qual é o objetivo inicial.  

Apresentações podem ter vários objetivos, como apresentar um novo produto ou serviço ao mercado, comunicar metas para um time, treinar colaboradores, comunicar a cultura da empresa e alinhar diferentes equipes, fechar novos negócios etc.  

A seguir, listamos cinco exemplos de como o CTA pode ser aplicado nesses diferentes tipos de apresentação.  

1. Faça testes 

Testar habilidades e os conhecimentos adquiridos em uma apresentação é um exemplo de Call to Action, convidando os participantes a responderem perguntas.  

“Agora que você teve uma breve demonstração de como nossa plataforma funciona, que tal fazer um teste gratuito para testar suas habilidades e aprendizados adquiridos durante a apresentação?” 

Esse é um excelente CTA para apresentações cujo objetivo é treinar colaboradores. 

2. Sugira um estudo mais aprofundado 

Em apresentações cujo foco é treinar um time, uma boa chamada para ação é sugerir o download de um material sobre o conteúdo apresentado para que as equipes possam estudar a proposta com mais profundidade. 

“Se você gostou do conteúdo apresentado, sugiro que faça o download do nosso material complementar para que possa estudar com mais profundidade e aplicar as estratégias em seu dia a dia.” 

3. Faça enquetes 

Em apresentações cujo objetivo é comunicar metas, estratégias e resultados da empresa, você pode apostar em enquetes interativas. 

“Vamos tornar a apresentação mais interativa? Responda a nossa enquete para nos ajudar a entender melhor as necessidades do seu time e oferecer soluções personalizadas.” 

4. Pergunte 

Lance perguntas que tenham relação direta com quem assiste, para fisgar sua atenção. Essa é uma excelente forma de engajar a audiência. 

Como por exemplo, em uma apresentação online: “Qual é a sua opinião sobre o desafio apresentado? Compartilhe conosco nos comentários e vamos discutir as possibilidades juntos.” 

5. Marque novas reuniões 

Sugira que as pessoas marquem uma reunião com outros times para estabelecer os primeiros passos rumo à meta estabelecida na apresentação.  

Esse também é um CTA recomendado para apresentações com objetivo de fechar negócios e atrair sócios. Chame os interessados para mais um encontro, se necessário.  

“Para estabelecer os primeiros passos rumo à meta estabelecida na apresentação, sugiro que as pessoas necessárias marquem uma reunião com outros times para alinhar ideias e definir estratégias efetivas para alcançar nossos objetivos.” 

Por que usar CTA em apresentações? 

O uso do Call to Action em apresentações profissionais é importante por diversas razões: 

Direcionar a audiência para um próximo passo desejado pela empresa 

Ao apresentar um CTA, a empresa consegue direcionar a audiência para uma ação específica, como agendar uma reunião ou se inscrever em uma newsletter para funcionários, por exemplo.  

O que é fundamental para gerar resultados e alcançar os objetivos do negócio. 

Engajar a audiência 

O CTA pode ser utilizado para engajar a audiência durante a apresentação, por meio de perguntas, enquetes e outros recursos interativos. Isso torna a apresentação mais dinâmica e interessante. 

Gerar senso de urgência 

Ao utilizar um CTA com uma linguagem persuasiva, o apresentador consegue aumentar a probabilidade de a audiência realizar a ação desejada.  

Isso é especialmente importante em apresentações com o objetivo de atingir uma meta ou estabelecer novas estratégias e processos. 

Medir o impacto da apresentação 

Assim como no Marketing, o Call to Action nesse contexto pode servir como métrica para medir o impacto da apresentação e analisar a taxa de conversão para a ação desejada.  

Isso ajuda a avaliar a efetividade da apresentação e fazer ajustes para melhorar os resultados futuros. 

Lobo uivando
O CTA serve como métrica para medir o impacto da apresentação

Em resumo, o uso do CTA em apresentações profissionais é fundamental para direcionar a audiência para uma ação específica e engajar um time. Isso pode ajudar a empresa a alcançar seus objetivos de negócios e a obter melhores resultados. 

Contrate uma especialista em apresentações profissionais 

Usar o Call to Action de forma estratégica e efetiva pode ser desafiador, principalmente quando se trata de apresentações corporativas. Por isso, contar com a ajuda de uma empresa especialista no assunto pode ser fundamental para transformar seus resultados. 

A SOAP utiliza uma metodologia própria para ajudar empresas a alcançarem seus objetivos por meio da comunicação, criando uma narrativa envolvente e persuasiva que conquiste a atenção e o interesse da audiência. 

Através da Metodologia SOAP, temos ajudado grandes nomes do mercado, como Grupo Simões e Ipiranga, a criarem apresentações assertivas e impactantes, que geram resultados positivos para o negócio.  

Sua empresa também pode se beneficiar com nossa expertise em apresentações profissionais. 

Se ficou interessado em saber mais sobre como a SOAP pode ajudar sua empresa a criar apresentações profissionais de sucesso, clique no botão abaixo para conversar com um de nossos especialistas. 



Posts Relacionados

Como usar ChatGPT para criar apresentações no PowerPoint?

Apresentações
31/05/2024
leia agora

13 mulheres inspiradoras e seus melhores discursos

Apresentações
29/05/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França