Saiba quais são as melhores cores e fontes para uma apresentação

O uso de cores e fontes em uma apresentação corporativa pode afetar a maneira como o público percebe e compreende a mensagem transmitida.

Treinamento SOAP
14/03/2023
6 min. de leitura
Reading Time: 6 minutes

O uso de cores e fontes em uma apresentação corporativa pode afetar a maneira como o público percebe e compreende a mensagem transmitida. Mas a verdade é que não existem “as cores e fontes certas”, mas sim as combinações certas.  

Combinar esses elementos corretamente é tão importante quanto o conteúdo em si. 

Se um slide é montado com as combinações erradas, ele pode comprometer até mesmo o entendimento da mensagem e repercutir na credibilidade de quem apresenta.  

Por outro lado, quando o conjunto de elementos visuais são esteticamente agradáveis, isso pode tornar a apresentação ou treinamento muito mais eficaz.  

Os benefícios de usar boas combinações de cores e fontes em treinamentos corporativos incluem: 

  • Facilitar a leitura e compreensão do conteúdo; 
  • Reforçar a mensagem que se deseja transmitir; 
  • Gerar impacto emocional no time que assiste; 
  • Aumentar a credibilidade de quem apresenta e da mensagem em si. 

Portanto, a combinação adequada de cores e fontes em uma apresentação corporativa é fundamental para a criação de uma imagem coesa e profissional. 

Como fazer combinação de cores e fontes em apresentações? 

Algumas pessoas possuem mais afinidade com o universo do design e conseguem montar apresentações incríveis. Mas mesmo quem não é um profissional da área pode se valer de algumas dicas para fazer combinações mais acertadas.  

Primeiro, é preciso lembrar que cores e tipografia não são elementos escolhidos ao acaso ou apenas baseados no gosto pessoal de quem cria a peça. Na verdade, existe todo um estudo que aponta quais são as melhores práticas.  

Esses estudos vão nos dizer em que tipo de situação é melhor usar fontes com ou sem serifa, por exemplo, ou quando faz mais sentido usar cores neutras ou vibrantes.  

Portanto, ao montar uma apresentação ou um material para treinamentos corporativos, tenha em mente essas orientações: 

Escolha uma paleta de cores adequada 

Escolher uma paleta de cores, ou seja, um conjunto de cores que combinam e se complementam, tornará o slide menos poluído visualmente e criará uma unidade de imagem, repercutindo em melhor compreensão do conteúdo.  

Uma dica é escolher uma paleta de cores que reflita a identidade visual da empresa. Além disso, é interessante que as cores criem um contraste agradável.  

Use fontes legíveis 

Certifique-se de que as fontes escolhidas são legíveis e fáceis de ler. Especialmente em slides com blocos de textos maiores, é importante que as letras não se sobreponham, nem sejam difíceis de ler à distância, por exemplo. 

Use no máximo duas ou três fontes diferentes em toda a apresentação, para que ela tenha uma aparência mais uniforme e profissional. Você pode escolher uma para os títulos e outra para blocos de texto. 

Combine cores e fontes de forma coerente 

Coerência é um dos principais aspectos visuais de uma apresentação, especialmente em conteúdos de treinamento. Isso significa usar as mesmas cores e fontes em todos os slides para criar uma imagem coesa e profissional.  

Certifique-se de que as cores e fontes escolhidas sejam adequadas ao tipo de conteúdo que está sendo apresentado. Por exemplo: se é um treinamento profissional, não faz muito sentido usar uma tipografia cheia de arabescos ou com desenhos. 

Crie contraste visual 

Na sua paleta de cores, você encontrará cores que se complementam, mas em vários tons e vibrações. Use essas nuances para criar contrastes visuais que facilitem a compreensão do conteúdo.  

Por exemplo: use tipografia com cores claras em fundos escuros ou cores escuras em fundos claros. Mas certifique-se de que o contraste não seja excessivo. O que pode cansar os olhos da audiência. 

Use cores para enfatizar pontos importantes 

A função das cores em uma apresentação não é simplesmente enfeitar e deixar tudo mais bonito. Assim como a tipografia, ela é um recurso que pode ser utilizado para tornar a comunicação mais assertiva.  

Cores em destaque podem ser utilizadas para enfatizar pontos importantes na apresentação, como um ponto-chave ou um call-to-action. 

Muro pintado com um balão de conversa
Cores e elementos gráficos são importantes para chamar a atenção da audiência

Quer saber quais são as tendências de design para 2023? No dia 14 de março, a SOAP realizará uma aula ao vivo com reflexões de como as tendências de estilo estão afetando o design e quando utilizá-las. Faça sua inscrição aqui! 

6 dicas para fazer combinações mais atraentes e legíveis 

Para quem não tem qualquer afinidade com o universo do design, pode ser mesmo desafiador combinar cores e fontes para uma apresentação. Por isso, listamos algumas dicas que te ajudarão a fazer escolhas mais inteligentes. 

Para combinar tipografias: 

  • Se o conteúdo será frequentemente alterado, utilize fontes já instaladas no programa que você utiliza (não aquelas baixadas da internet); 
  • Em blocos maiores de texto ou em materiais que serão impressos, use fontes com serifa, pois isso ajuda na legibilidade do conteúdo; 
  • Em títulos e blocos menores ou que são utilizados apenas na versão digital, use fontes sem serifa, que são mais modernas e objetivas. 

Para combinar cores: 

  • Combine cores quentes e frias apenas entre si (misturar tons quentes e frios não é proibido, mas pode exigir mais conhecimento sobre tonalidades e intensidades para evitar contrastes indesejados, então comece pelo mais fácil); 
  • Utilize o círculo cromático para fazer combinações que se complementam e criar contrastes; 
  • Use a psicologia das cores para escolher as tonalidades de acordo com o tipo de sensação que deseja causar na audiência.  

Não sabe o que é círculo cromático, nem psicologia das cores e ainda está confuso? Então leia o Guia Prático de Cores e Fontes da SOAP, que está disponível gratuitamente! Baixe para saber mais dicas e exemplos de combinações: 

>> Guia Prático de Cores e Fontes

7 sites para encontrar paletas de cores prontas 

Se não quer correr o risco de errar nas cores e fontes da sua apresentação, utilize modelos prontos de apresentações. Geralmente, as ferramentas para slides oferecem vários modelos gratuitamente, com tipografia e paleta de cores definidas.  

No entanto, muitas vezes é necessário alterar as cores desses modelos para dar mais personalidade ao conteúdo. Nesses casos, você pode usar ferramentas online que oferecem sugestões prontas de paletas de cores. Veja: 

Coolors 

O Coolors talvez seja a ferramenta de criação de paletas de cores mais famosa. Por ser gratuita e possuir uma interface muito intuitiva, ela permite a criação de combinações diversas com poucos cliques.  

O usuário pode navegar por sugestões aleatórias de paletas, construir combinações a partir de uma cor principal, montar uma paleta personalizada ou ainda explorar tendências de cores. 

Palettable 

O Palettable funciona de forma semelhante e também é gratuito, mas aqui o usuário consegue combinar somente até cinco cores. A partir das sugestões, é possível fazer substituições e dizer o que você gostou ou não.  

Depois de escolher uma paleta, basta exportá-la para o computador e usar as referências de cores para criar seus designs e slides.  

Adobe Color 

O Adobe Kuler agora é o Adobe Color. Uma das principais vantagens é que ao criar a paleta de cores é possível integrá-la diretamente aos softwares da Adobe Suite. 

Aqui, as combinações podem ser feitas de forma ainda mais personalizada, utilizando o círculo cromático e ajustando intensidades e tonalidades. O usuário consegue criar regras de combinações ou usar combinações criadas por outras pessoas.  

Shutterstock Palette 

O Shutterstock Palette é a ferramenta de criação de paletas de cores do banco de imagens Shutterstock. O diferencial é que o usuário consegue criar combinações de cores a partir de uma imagem, seja fotografia ou ilustração.  

Então, se você quiser fazer combinações a partir de uma foto que vai usar nos seus slides, por exemplo, é possível. Pode ser um recurso incrível para construir slides mais harmônicos.  

Colourcode 

Essa é mais uma opção semelhante ao Coolors. Porém, no Colourcode é possível criar regras de combinações, parecido com o Adobe, e estabelecer que a paleta seja, por exemplo, monocromática, análoga, etc. 

Um recurso interessante, é que simplesmente passeando o cursor do mouse pela tela, o site muda as cores sugeridas. Quando uma cor que você gosta aparecer, basta clicar e escolher a regra utilizada para combinar outras cores com ela. 

Material Design Colors 

O Material Design Colors é muito utilizado entre profissionais de front-end e do Web Design. Nele, é possível combinar até dezenas de cores, criando paletas mais complexas.  

Para apresentações corporativas, não é necessária uma paleta tão vasta. Citamos a ferramenta pois ela pode ajudar, mas o excesso de cores em seus slides pode tornar o conteúdo visualmente poluído. 

Flat UI Colors 

Flat UI Colors é um nome sugestivo, pois sua proposta é oferecer paletas de cores mais “chapadas”. É uma tendência chamada de flat design, que possui visual minimalista, mas ainda colorido.  

Esse tipo de paleta pode ser de grande proveito em apresentações e treinamentos corporativos, pois possuem contrastes visualmente fáceis de compreender e um conjunto conciso de cores. São boas paletas para fazer ícones e gráficos, por exemplo. 

Aprenda a criar slides incríveis para suas apresentações 

O uso de cores e fontes certas para uma apresentação pode torná-la muito mais impactante e colaborar para que sua mensagem seja transmitida com eficiência. Por isso, investir em conhecimento para criar slides incríveis pode mudar a forma como você se apresenta.  

O treinamento “SOAP Slides – Design que convence” ensina técnicas para desenvolver slides didáticos e impactantes, além de explorar recursos importantes do Microsoft PowerPoint.  

Os participantes podem trabalhar na prática os conceitos e técnicas, truques para desenvolver designs incríveis e desenvolver senso crítico apurado em relação a cores e fontes. 

Sua empresa pode adquirir esse treinamento agora mesmo. Ficou interessado? 



Posts Relacionados

Como fazer um discurso persuasivo para convencer a audiência?

Treinamento
25/04/2024
leia agora

Rapport: como desenvolver uma relação mais empática?

Treinamento
24/04/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França