Como montar uma estratégia de conteúdo efetiva?

Principal foco dos investimentos das empresas em 2023, Marketing de Conteúdo pode aumentar conversões e engajamento

Treinamento SOAP
23/08/2023
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Mais da metade das empresas (53%) vai aumentar seus recursos destinados a Marketing de Conteúdo, de acordo com a pesquisa de tendências de Marketing Digital para 2023 realizada pela Conversion em parceria com a Leap KMPG. Essa parte da estratégia será a líder de intenção de investimentos este ano. 

Para colocar um plano de Marketing de Conteúdo em prática, é fundamental ter uma estratégia de conteúdo. Isso nada mais é do que um plano estruturado que define como uma organização irá criar, publicar, distribuir e gerenciar o seu conteúdo para atingir metas específicas.  

Esse tipo de planejamento é fundamental para marcas que querem se posicionar no mercado. No entanto, mais do que externamente, a estratégia de conteúdo funciona também internamente.  

Na comunicação externa, ela pode ser utilizada para construir o posicionamento de marca, aumentar o engajamento dos clientes, gerar leads e melhorar a visibilidade online com mecanismos de SEO, por exemplo. 

Na comunicação interna, a estratégia de conteúdo pode marcar presença nos treinamentos corporativos, nas reuniões de alinhamento com a equipe, no compartilhamento de informativos, em apresentações e palestras, nos canais de comunicação internos, para motivar e engajar os colaboradores, etc. 

Isso é importante porque permite que uma empresa comunique sua mensagem de maneira consistente e eficaz. Uma boa estratégia ajuda a estabelecer uma presença sólida, fortalecer relacionamentos, engajar e construir uma identidade e uma cultura organizacional coesa.  

Sem uma estratégia de conteúdo bem planejada, a comunicação pode se tornar desorganizada, ineficaz e desalinhada com os objetivos da empresa. 

Como montar uma estratégia de conteúdo efetiva? 

Com uma competição cada vez maior pela atenção das pessoas, capturar a atenção e envolver o público-alvo requer mais do que simplesmente criar conteúdo. É necessário um planejamento estratégico cuidadoso para direcionar mensagens relevantes.  

Mas por onde começar? A SOAP ajuda: 

1. Definição de objetivos claros: 

O primeiro passo na construção de uma estratégia de conteúdo efetiva é estabelecer objetivos claros e mensuráveis. Isso pode envolver aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads, educar o público ou impulsionar as vendas, por exemplo.   

Objetivos claros fornecem direção à estratégia, permitindo que todas as decisões de conteúdo estejam alinhadas com metas tangíveis.  

2. Compreensão do público-alvo: 

Conhecer profundamente o público-alvo é essencial, seja ele formado por clientes, investidores ou até mesmo pelos colaboradores da empresa.   

Isso envolve a criação de personas detalhadas, identificando suas necessidades, desafios, interesses e preferências de consumo de conteúdo. Quanto mais precisa for essa compreensão, mais personalizado e relevante será o conteúdo oferecido.  

3. Pesquisa de palavras-chave: 

A pesquisa de palavras-chave é crucial para otimizar o conteúdo para mecanismos de busca, se o seu conteúdo for direcionado para a mídia online, como em blogs, por exemplo.  

Identificar as palavras-chave relevantes para o público-alvo ajuda a garantir que o conteúdo seja descoberto por aqueles que procuram informações relacionadas. Isso aumenta a visibilidade do conteúdo e atrai tráfego orgânico. Além disso, é o primeiro passo para compor a mensagem central do seu conteúdo.  

4. Criação: 

O conteúdo deve ser valioso, informativo e relevante para o público. Mais do que construir marca ou cultura, é necessário que haja uma preocupação genuína em contribuir, gerar valor, ser útil para quem está consumindo.  

Isso vale para artigos, posts de blog, infográficos, vídeos, podcasts e qualquer outro formato. A qualidade do conteúdo é crucial para manter o interesse do público e estabelecer a autoridade no assunto. 

5. Distribuição estratégica: 

Criar conteúdo de qualidade é fundamental, mas não basta. Também é necessário distribuí-lo de maneira estratégica.  

Isso pode envolver o uso de várias plataformas, como redes sociais, e-mail marketing ou mídia física. Passa também pelo uso de SEO, impulsionamento e outros recursos com o objetivo de ampliar o alcance orgânico da marca em buscadores. 

6. Consistência e frequência: 

Manter a consistência na produção de conteúdo é essencial para construir a confiança do público e estabelecer expectativas.  

Além disso, manter uma frequência regular de publicações mantém a audiência da plataforma (seja um blog ou redes sociais) engajada e ajuda a manter uma presença constante.  

7. Monitoramento e análise: 

Uma estratégia de conteúdo efetiva requer monitoramento constante e análise de resultados. Métricas como tráfego, engajamento, compartilhamentos e conversões devem ser acompanhadas para avaliar o desempenho da estratégia.  

Com base nessas análises, ajustes podem ser feitos para otimizar ainda mais a abordagem.

Boneco diante de um labirinto
Estratégia de conteúdo ainda é desafio para grande parte das empresas

Como montar uma estratégia de conteúdo para um treinamento corporativo? 

Se você é um gestor ou colaborador que precisa construir uma estratégia de comunicação interna, tem desafios ainda mais específicos para enfrentar. No caso de um treinamento corporativo, por exemplo, SEO não é uma preocupação, mas o storytelling nos slides sim.  

Diferentemente de estratégias voltadas para o público externo, o objetivo aqui é engajar os colaboradores, fornecer informações relevantes e promover a aprendizagem dentro da organização.  

Isso também passa pela definição de objetivos e metas, estudo do público-alvo, criação de conteúdo de valor e avaliação de resultados. Mas há ainda preocupações específicas:   

Storytelling e conexão emocional: 

A narrativa desempenha um papel crucial na retenção de informações pelo público. Por isso, é recomendável seguir uma estrutura de storytelling e usar os gatilhos emocionais corretos

Incorporar histórias relevantes e exemplos práticos nos slides ou apresentações é uma forma de criar conexão emocional, tornando o conteúdo mais envolvente e memorável para os colaboradores. 

Organização lógica: 

Seus slides precisam fazer parte da estratégia de conteúdo e um dos aspectos fundamentais é a sua sequência.  

O conteúdo de um treinamento deve ser organizado de forma lógica e sequencial, facilitando a compreensão e a assimilação progressiva das informações. A estrutura deve seguir uma linha de raciocínio clara e cumulativa. 

Recursos visuais: 

Outro aspecto fundamental, é que slides bem elaborados e recursos visuais atraentes, como gráficos, imagens e diagramas, ajudam a transmitir informações de maneira mais clara e interessante.  

Evitar excesso de texto e focar em elementos visuais facilita o acompanhamento. Mas mais do que isso, é importante que o layout do seu conteúdo seja compreensível e agradável, assim como as apresentações no Estado da Arte da SOAP.  

Interação e participação ativa: 

Incentivar a interação e a participação ativa dos colaboradores é fundamental. Ao elaborar sua estratégia de conteúdo, pense em perguntas, exercícios práticos, discussões em grupo e sessões de perguntas e respostas para sua apresentação.  

A participação mantém o envolvimento e a aplicação prática do conteúdo. 

Feedback contínuo:  

Com base nos resultados mensurados após a aplicação do seu conteúdo e no feedback, ajustes e melhorias devem ser feitos na estratégia.  

A capacidade de adaptação é essencial para garantir que o treinamento continue sendo relevante e eficaz. Ao adaptar o conteúdo às necessidades específicas dos colaboradores, ela torna o material mais efetivo. 

Só começa bem se começar pela estratégia

O mercado, independentemente da área de atuação, demanda cada vez mais que as empresas e profissionais sejam capazes de elaborar uma estratégia sólida e a competência comunicativa.  

A SOAP, reconhecendo a necessidade dessa equação para o sucesso organizacional, lançou o SOAP Estratégia, um treinamento corporativo que une as peças-chave para a construção de estratégias de comunicação mais eficazes e que podem ajudar também na construção da sua estratégia de conteúdo.  

Estratégia e comunicação são, na verdade, pilares intrínsecos em qualquer prática profissional. Esse treinamento abrange os estágios cruciais de um planejamento eficaz, desde como traçar estratégias coesas até identificar canais de comunicação, além da definição de metas tangíveis e KPIs.  

Neste workshop você e seu time vão aprender a: 

  • Compreender a importância de uma estratégia de comunicação eficaz; 
  • Reconhecer seus principais elementos e conceitos sobre o tema; 
  • Definir o público-alvo e classificar os canais de comunicação mais adequados; 
  • Elaborar seu planejamento e implementar sua estratégia de comunicação; 
  • Avaliar e medir resultados para mapear a eficácia da estratégia, com foco em melhoria contínua. 

Ficou interessado? 



Posts Relacionados

O que é comunicação assíncrona? Conheça 4 exemplos 

Comunicação
13/06/2024
leia agora

O que é mentoria profissional? Saiba como funciona e por que fazer

Treinamento
31/05/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França