Entenda a importância do design de apresentações e saiba como criar slides de alta performance

A boa qualidade do design de apresentações é um componente que favorece as percepções, a interpretação e a compreensão das mensagens pela audiência.

Treinamento SOAP
27/06/2022
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

A boa qualidade do design de apresentações é um componente que favorece as percepções, a interpretação e a compreensão das mensagens pela audiência. Quando esse trabalho é bem-feito, o apresentador se preocupa apenas em manter a atenção do público no palco.

Atualmente, para criar um design para slides, o apresentador não precisa ter formação acadêmica nessa área. Para isso, basta ser um usuário básico de ferramentas digitais e seguir algumas dicas e recomendações. Outra opção é fazer um curso de qualificação com especialistas no ramo.

Elaboramos este artigo elencando alguns erros que não devem ser cometidos no momento da confecção do design de apresentações. A seguir, listamos recomendações de boas práticas e apresentamos cursos para você se tornar uma fera nessa área. Confira!

Erros que devem ser evitados no design de apresentações

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"

Os profissionais especialistas em apresentações perceberam que existem alguns erros que devem ser evitados no design para slides. Entenda quais são:

Textos longos

As apresentações devem ser construídas de maneira que as informações venham “mastigadas” para o público. Textos longos desestimulam a plateia — afinal, se as pessoas ali presentes quisessem ler, buscariam o conteúdo em livros, blogs ou apostilas.

Desse modo, a quantidade de texto influencia na satisfação da sua audiência. Para não sobrecarregar a apresentação, evite textos longos. Faça com que a escrita sirva para destacar as partes principais.

Muitas imagens

Mais um erro em que, pecar pelo excesso atrapalha a elaboração de design para slides. Muitas imagens podem poluir a sua apresentação. Portanto, sabendo disso, pegue leve.

O exagero de imagens faz com que as pessoas fiquem olhando demais para as figuras e não prestem atenção na sua fala. Aí, nesses casos, você corre o risco de falar para as paredes.

Deixar de estabelecer um padrão visual (identidade)

Quando você estabelece uma formatação própria, criar uma apresentação visual padrão. Essa estratégia promove a identidade da sua marca. Isso facilita a sua comunicação com o público que logo identifica o seu trabalho, tornando-o alinhado com sua empresa.

Além disso, a identidade visual no design de apresentações profissionais, colabora para aumentar a sua produtividade ao elaborar conteúdos. Com ela, você cria uma biblioteca e não precisa começar todos os seus trabalhos do zero.

Não promover a harmonia entre os elementos usados

Preocupe-se em criar harmonia entre os elementos usados no design de slides. Isso porque, esse componente das apresentações é extremamente visual. Assim, procure harmonizar para não cansar a visão da plateia e provocar um impacto negativo. Equilibre o tamanho das imagens, fontes, ícones, cores e caixas de texto.

Esquecer de fazer a revisão nos slides

Tanto a pressa quanto o excesso de confiança prejudicam qualquer trabalho que realizamos. Desse modo, assim que terminar a criação do design para slides, faça uma revisão.

Os erros de português devem ser corrigidos, a nossa língua é complexa e é comum darmos umas escorregadas. Preste atenção também, em imagens inseridas fora do contexto. Esses tipos de falhas causam a impressão de desleixo do apresentador.

Dicas de criação de design para slides atrativos e didáticos

Agora que você já sabe o que evitar na hora de elaborar um design para apresentações, é hora de entender quais são as boas práticas para essa tarefa. Acompanhe!

Use animações (mas com bom senso!)

Caso você trabalhe apenas com imagens estáticas, após certo tempo, a plateia tende a se distrair. Assim, usar animação no design para slides, com moderação e escolhendo da maneira certa, é uma maneira passiva de atrair a atenção para as suas apresentações.

As ferramentas para criação de design, para slides, oferecem bibliotecas com dicas importantes para animações. São tabelas que se movem, sequências que contam histórias, diagramas entre outros. Certamente, você encontrará algo que encaixe no seu roteiro.

Abuse dos bullet points

Quando usamos o termo “abusar”, estamos exagerando um pouco, afinal, nada no design de apresentações deve ser exagerado. Portanto, use com moderação.

Contudo, é essencial destacar que a utilização dos bullet points mostra para a plateia determinados trechos importantes do conteúdo. Dessa forma, podemos entendê-los como notas resumidas do apresentador para fatos relevantes.

Busque inspiração para criar o layout

Você precisa estar inspirado para criar o layout de um conteúdo de alto impacto. Nesse sentido, o primeiro passo para construir um design, para slides inovador é manter a mente descansada e tranquila.

Em seguida, você pode buscar inspiração em blogs de empresas especializadas em apresentações. Além disso, explore redes sociais como o YouTube, que tem playlists com matérias que ajudam a alavancar ideias para colocá-las em prática.

Abandone o uso de templates e modelos prontos

Já citamos que deixar de estabelecer um padrão visual é um erro na criação de design para slides. Portanto, recomendamos que você, sempre que possível, abandone o uso de templates. Use apenas quando seu tempo for extremamente escasso.

O fato é que os modelos prontos retirados de conteúdos de outros profissionais ou de aplicativos já são, em sua maioria, conhecidos pelas pessoas. Dessa maneira, usar esses templates em todas as apresentações, pode causar a impressão que o seu trabalho é o famoso “mais do mesmo”, ou seja, engessado e sem novidades.

Personalize de acordo com o perfil da audiência

Em respeito ao seu público, personalize o design de apresentações de acordo com o perfil da sua audiência. Mesmo que o assunto já seja rotineiro, as pessoas são diferentes.

Para isso, conheça os detalhes dos seus interlocutores. Por exemplo, o design para slides a ser apresentado, para altos executivos deve ser diferente daquele, para o pessoal da produção. O uso de dados, números e gráficos podem ser extremamente úteis para uma audiência, mas podem ser inútil para outras. O conhecimento técnico, a formação acadêmica e o nível de informações devem ser sempre considerados.

Defina uma paleta de cores

A cor influencia no comportamento dos consumidores, tanto que isso é uma preocupação das empresas para ofertarem os seus produtos e serviços. No design de apresentações, as cores devem ter essa mesma consideração.

Portanto, defina uma paleta de cores de acordo com o perfil da audiência. Desse modo, seu design de slides será compatível com a seriedade das informações que você pretende divulgar.

Use imagens de alta qualidade

A qualidade de imagens é um dos componentes mais importantes na criação de design de apresentações. Essa comunicação visual não verbal, enriquece o trabalho dos apresentadores e provoca sensações agradáveis na audiência.

Os equipamentos atuais e as ferramentas que criam design para slides, têm tecnologia suficiente para oferecer excelentes imagens. Por isso, preocupe-se em analisar a qualidade da imagem da sua apresentação.

A SOAP e os seus cursos de capacitação profissional

A boa notícia, para quem precisa trabalhar com apresentações de alta performance, é que a SOAP é uma empresa que domina esse assunto. Já somamos quase duas décadas de existência no ramo de comunicação corporativa.

Durante algum tempo, a rotina era, basicamente, criar apresentações e preparar equipes de empresas. Mas os fundadores resolveram não parar por aí e colaborar mais um pouco. Assim, surgiu a ideia de formar pessoas.

Com isso, surgiu a escola SOAP, que foi criada para compartilhar experiência comprovada com base nas melhores metodologias existentes no mercado.

Sabemos da importância de saber criar um bom design de slides no contexto profissional. Por isso, gostaríamos de lhe apresentar os cursos SOAP Slides e SOAP Visual, excelentes oportunidades para empresas e times.

Alternativamente, se você deseja aprimorar suas habilidades com slides como uma iniciativa individual, confira o curso UAU! Design! Você não precisa ser designer para criar apresentações visuais incríveis.

Por fim, agora você sabe quais são os principais detalhes para criar um design de apresentações de sucesso e arrasar nas suas campanhas de marketing. Siga as nossas dicas para não cometer erros, além das nossas recomendações sobre o que fazer, e não deixe de conferir a escola SOAP!



Posts Relacionados

Conheça as 10 principais tendências de design para 2024

Design
23/04/2024
leia agora

Bullet point em apresentações profissionais: heróis ou vilões? 

Apresentações
27/10/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França