6 dicas essenciais para criar uma apresentação visual matadora para a área comercial

A área comercial é um departamento vital para qualquer empresa.

Treinamento SOAP
26/12/2022
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A área comercial é um departamento vital para qualquer empresa. E, até mesmo para os profissionais autônomos que trabalham nesse setor, certamente, vender é o principal objetivo. Afinal, essa é umas das chaves para a lucratividade.

Nesse sentido, isso faz com que toda empresa tenha que investir no design de apresentações para fazer uma boa apresentação visual e atingir objetivos como atrair e conquistar os seus clientes.

O reconhecimento da importância do poder visual é antigo. Tanto é que, há séculos antes de Cristo, o grande filósofo chinês Confúcio fez a seguinte citação: “uma imagem vale mais que mil palavras.”

Então, para seguir essa linha de afirmação, elaboramos este artigo com as seis principais dicas para você criar apresentações impactantes na área comercial da sua empresa. Acompanhe e entenda o que deverá fazer!

1. Criar um visual pensado no cliente

Criar um visual pensado no cliente, evidentemente, deve ser o primeiro passo para quem pretende elaborar um visual matador para apresentações na área comercial. Isso deve ser considerado porque cada público tem a sua característica própria.

Para isso, quando for elaborar a sua pesquisa, faça o cadastro com o máximo de informações possíveis dos participantes. Afinal, o design de apresentações para médicos, engenheiros e crianças devem ter visuais próprios para cada um desses públicos.

2. Utilizar imagens impactantes

Utilize imagens impactantes nas apresentações da sua área comercial para o seu produto ficar gravado na memória dos seus clientes. Logo quando eles virem algo semelhante com o seu slide, eles lembraram da sua empresa.

Tanto isso funciona que, campeões em gravar nomes, datas, números entre outras lembranças, fazem suas conexões por meio de imagens.

Outra prova do poder do visual acontece com nós mesmos, quando lembramos de fatos acontecidos quando éramos crianças. Sendo que nessa época não sabíamos ler nem escrever.

3. Trazer citações e depoimentos de outros clientes

A neurociência e os especialistas em vendas sabem que as pessoas tomam suas decisões por meio dos gatilhos mentais. E, um deles é a — prova social.

Basicamente, a prova social é o gatilho que faz as pessoas comprarem com base no que os outros estão falando ou fazendo. Daí, incorporar na sua apresentação comercial os depoimentos de outros clientes é importante.

Outra forma de valorizar a apresentação na área comercial são as citações. Lembra que na introdução desse texto citamos o Confúcio? Logo, quando o cliente quando lê algo assim, ele imagina: “se um filósofo com essa reputação disse isso, deve ser verdade”.

4. Utilizar dados de forma criativa, não utilize textos em excessos

Em alguns momentos, a apresentação comercial fica interessante quando apresenta números, gráficos e pesquisas. Nem sempre utilizar textos é viável, inclusive, evite que eles sejam excessivos e com leitura longa.

Atualmente, você pode se beneficiar com isso por meio da estratégia data storytelling. Essa é uma técnica conhecida como história com dados. Onde o apresentador segue a sua narrativa inserindo números e gráficos.

5. Elaborar um slide na área comercial com o que deve ser feito após o fechamento da venda

No final da apresentação, nunca esqueça de elaborar um slide com os passos que o cliente deve seguir para entender o que deve ser feito após adquirir o produto.

Sendo assim, coloque todos os meios de comunicação disponibilizados pela empresa, como chats, telefones e endereços de acesso aos manuais de instrução.

6. Investir em cursos de empresas especialistas em apresentação

Investir em cursos de empresas especializadas em apresentação é importante, porque você consegue aproveitar as experiências dos instrutores e fica por dentro das novidades. Com isso, consegue tirar boas ideias para os conteúdos visuais da sua área comercial.

A SOAP é uma consultoria especializada em comunicação para momentos decisivos, com 20 anos de experiência e precursora em apresentações de alto impacto e treinamentos corporativos de soft skills.

A SOAP já criou mais de 15 mil apresentações para cerca de 2.200 empresas, tanto no Brasil como em outros 26 países na América e Europa e já treinou mais de 30 mil pessoas.

No ramo de apresentação visual a SOAP pode ajudar a sua empresa com o curso SOAP slides. Conheça o conquistará com esse treinamento profissional:

  • como utilizar reforços visuais, de forma prática e rápida, para criar unidade, manter a apresentação atrativa e gerar valor;
  • elementos da Identidade Visual: contexto, cores, formas, fontes e templates;
  • construção conjunta de uma identidade visual + dicas e comandos que tornam a produção de slides mais ágil e eficiente;
  • formatação do arquivo de identidade visual: cores, formas, fontes e templates.

Percebeu como a sua apresentação comercial pode ficar mais atrativa com as dicas desse artigo? Você deve ter percebido também que em nossas recomendações não há nada mirabolante que possa dificultar a implantação da sua arte visual de maneira impactante.

Achou o assunto interessante? Gostaríamos de convidar você para clicar no link a seguir para conhecer mais detalhes do curso SOAP Slides. Esse treinamento, certamente, vai lhe ajudar na criação de apresentações matadoras para a área comercial.

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