O equilíbrio na diagramação é fundamental para gerar conforto visual para a audiência e facilitar o entendimento do conteúdo.
O equilíbrio na diagramação é fundamental para gerar conforto visual para a audiência e facilitar o entendimento do conteúdo. Por isso, o design deve ser muito bem pensado.
A forma como os elementos serão distribuídos da página influencia bastante na absorção da mensagem.
Para ajudar você, separamos 5 dicas primordiais de diagramação para começar a construir o visual de uma apresentação profissional.
Antes de tudo é necessário saber qual será o formato da tela para organizar as informações. Os tamanhos padrões do powerpoint são 4×3 (mais quadrado e tradicional) e 16×9 (widescreen – mais atual).
O tamanho pode influenciar na disposição das imagens e na dimensão da fonte.
Por exemplo, se a tela é grande e com pouco conteúdo, pode-se dar destaque a algum elemento visual para reforçar a mensagem.
É imprescindível saber qual o número de pessoas que irá visualizar seu material.
Com esse dado o diagramador saberá qual o tamanho da fonte usar no espaço da tela, e assim, a audiência poderá enxergar o conteúdo exposto com facilidade.
Após a definição da tela deve-se organizar o conteúdo de acordo com a importância das informações, da que deve ser mais priorizada para a de menor importância.
Certifique-se de qual elemento os olhos da audiência devem saltar primeiro. Destaque esta informação e organize as demais.
Outro recurso para facilitar esta divisão é utilizar as linhas guias para separar os assuntos.
Procure usar textos mais curtos e objetivos.
Textos longos tornam-se cansativos para a audiência. Uma solução para textos grandes é dividi-los em algumas partes e utilizar imagens ou ícones como respiro.
A escolha de uma boa imagem contribui para que a diagramação fiquei mais atrativa. Procure imagens que se relacionem com o conteúdo exposto, metáforas também são bem-vindas, mas procure ousar nelas, evite usar ideias já batidas.
Essa relação entre imagem e texto também deve ser identificada na posição da imagem. Fazer um jogo de proximidade entre título e a imagem pode deixar o restante do conteúdo mais envolvente para ler.
Procure checar se a apresentação estabelece uma identidade, com o mesmo estilo de imagens, mesmas fontes e cores. Estabelecer uma padronização de fontes, elementos visuais e cores é fundamental para garantir uma diagramação mais eficaz e trazer uma unidade a apresentação.
Combinar a cor de uma imagem com a cor de destaque de uma palavra, por exemplo, é uma alternativa usada para gerar uma harmonização na página.
Aplicando essas dicas você fica mais perto de construir uma linguagem visual estratégica, ou seja, utiliza o recurso visual para aumentar a absorção da mensagem e aumentar a credibilidade da sua informação.