Conheça 12 tendências de design para 2023

Há quem acredite que o sucesso de uma apresentação está atrelado somente ao seu conteúdo.

Treinamento SOAP
16/03/2023
6 min. de leitura
Reading Time: 6 minutes

Há quem acredite que o sucesso de uma apresentação está atrelado somente ao seu conteúdo. Mas conhecer as principais tendências de design e usar essas informações de forma assertiva pode fazer a diferença nas suas apresentações. 

Você certamente já deve ter escutado a frase: “a primeira impressão é a que fica”. E isso está longe de ser meramente um dito popular.  

Há alguns anos, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) descobriram que nosso cérebro é capaz de interpretar imagens captadas pelos olhos em apenas 13 milissegundos.  

Pensando no contexto de uma apresentação, por exemplo, isso significa que antes mesmo de pronunciar as primeiras palavras, sua audiência já terá formado uma opinião ao seu respeito com base na sua aparência e nos materiais visuais que você exibir. 

Por isso, é preciso ter um cuidado especial com os elementos visuais que vão ajudar a compor seu discurso. Afinal, as imagens também comunicam. 

Pontos de atenção ao criar slides de uma apresentação de alto impacto 

Diferentes deslizes podem ser cometidos na hora de montar os slides de uma apresentação. Um erro clássico, por exemplo, é encher os slides com textos ou utilizar imagens de baixa qualidade. 

Além de ficar visualmente desagradável, isso pode afetar a credibilidade de quem está apresentando, seja um professor, estudante ou profissional de qualquer nível de carreira ou área de atuação. 

Para não cometer mais essas falhas e garantir o sucesso da sua apresentação, pense na tríade: design estratégico + paleta de cores + elementos visuais. Esses são os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de estruturar seus materiais. 

O design estratégico está relacionado ao layout do seu slide. Vale apostar em um template único e personalizado, em vez de utilizar opções engessadas disponíveis em softwares gratuitos. 

Na hora de definir esse layout, o ideal é avaliar o perfil do seu público-alvo e o objetivo da apresentação. 

Outra questão importante é a escolha das cores que serão utilizadas nos slides da sua apresentação. Muitos estudos psicológicos comprovam que dependendo da forma como as cores são trabalhadas podem causar emoções diversas na audiência. 

Portanto, garanta que a mensagem correta seja transmitida por meio dos seus slides. 

Por fim, a mesma atenção deve ser dada aos outros elementos que vão compor seus slides. Isso inclui: imagens, gráficos, infográficos, vídeos e até mesmo a fonte utilizada nos textos. 

Principais tendências de design para 2023

A cada ano, novas possibilidades e tendências surgem, causando efeitos em diferentes áreas. Uma delas é o design, que se adequa aos gostos e exigências do público. Fatores como o desenvolvimento de novas tecnologias e estilo de vida, por exemplo, impactam fortemente o setor. 

Mas o que será que está previsto para este ano de 2023? Confira algumas tendências que devem ganhar relevância no design nos próximos meses e que podem servir de inspiração para a criação dos seus slides! 

Tendências de cores 

Candy Colors 

Nos últimos anos, as candy colors, as famosas cores em tons pastéis, foram ganhando espaço aos poucos no mercado e em 2023 prometem ser uma forte tendência. As cores receberam essa denominação por estarem associadas a guloseimas, como balas, algodão doce e pirulitos. 

Esses tons pastéis são capazes de transmitir sentimentos como tranquilidade, acolhimento e romantismo. Dependendo do tipo de apresentação que deseja fazer e qual mensagem pretende passar, as candy colors podem ser bem-vindas na criação dos seus slides. 

Mas lembre-se de não exagerar nas combinações. Afinal, sua apresentação ainda precisará ter um toque profissional para transmitir credibilidade à sua audiência 

Tons naturais 

Uma das principais mudanças provocadas no comportamento do consumidor por conta da pandemia foi a reconexão das pessoas com a natureza. Muito disso está relacionado ao fato de que começamos a pensar mais na nossa saúde e também à necessidade de ficar um longo período isolados dentro de casa.

Formas geométricas coloridas
É importante prestar atenção nas cores usadas em uma apresentação profissional

Acontece que as demandas sociais impactam fortemente as tendências de design. Desse modo, os tons terrosos, neutros e suaves, que remetem a elementos naturais, como terra, mar e folhas ganham destaque. 

Tendências de tipografia 

Fontes serifadas 

Quem disse que fontes como a Times New Roman estão ultrapassadas? Ao contrário, as fontes serifadas devem ganhar ainda mais relevância ao longo deste ano.  

Perfeitas para composições minimalistas, o ponto alto dessas fontes é a ótima legibilidade que proporcionam. Além disso, têm a capacidade de transmitir sensações de formalidade, confiança, educação e experiência.  

Mas lembre-se: não é por isso que você vai encher seus slides de textos enormes e complexos! 

Fontes psicodélicas 

Esta é outra tendência que deve ser usada com certa cautela. A arte psicodélica surgiu na década de 60 como um movimento contracultura. A princípio, as composições eram difíceis de serem compreendidas, mas na realidade, esse é um tipo de arte que permite explorar mais intimamente a imaginação dos artistas. 

Suas principais características são as cores brilhantes e elementos distorcidos ou surreais.  

As cores neon, por exemplo, são uma boa pedida por combinar rebeldia e realidade na medida certa. 

Fontes grandes e destacadas em negrito 

Enquanto as cores neutras e suaves ganham destaque, fontes com ares maximalistas se popularizam e são uma forte tendência para esse ano. No design, as letras com tamanhos maiores e negritadas ajudam a chamar atenção para os elementos que se quer destacar. 

Fontes retorcidas 

Ainda em relação às fontes, a tipografia experimental, onde se encaixam as fontes retorcidas. O principal objetivo do uso desse tipo de fonte é chamar atenção e instigar sua audiência a querer ler a mensagem que está sendo transmitida. 

Esse recurso deve ser usado com cuidado, pois traz um tom de informalidade que pode facilmente ultrapassar o limite do criativo para um visual desagradável. 

Tendências de elementos visuais 

Recursos inclusivos 

Cada vez mais temas como diversidade, inclusão e acessibilidade deixam de ser questões atreladas a pequenos grupos de ativistas e se tornam pautas sociais importantes para um grande número de pessoas. 

De olho nisso, o design começa a incorporar ilustrações, ícones e animações inclusivas. E trazer esses elementos nas suas apresentações pode ter grande impacto positivo. 

Ilustrações feitas à mão 

As ilustrações com um toque humanizado e feitas à mão transmitem autenticidade. Dessa forma, essa se torna uma ferramenta poderosa para quem quer se conectar com seu público e mexer com as emoções da sua audiência. 

Formas geométricas 

Formas geométricas, apesar de simples, podem trazer um visual elegante para as suas apresentações, que ganham um visual mais simples e limpo com a presença desses elementos. 

Combinado com as cores e fontes certas, essa pode ser uma estratégia para criar um slide impactante, mas ao mesmo tempo sofisticado, causando uma boa impressão para sua audiência. 

Animações 

Criar conteúdo animado também é uma ótima forma de engajar sua audiência. Nos últimos anos, todos se habituaram a consumir conteúdos curtos e em audiovisual. Por isso, imagens estáticas e banners podem passar um tom rígido, enquanto as animações trazem leveza para a apresentação. 

Elementos 3D 

O metaverso está batendo à porta e com ele os elementos 3D ganham cada vez mais destaque. Além de chamar atenção, utilizar esse recurso é ótimo para mostrar que está alinhado às tendências do mercado.  

Arte Generativa 

Outro tema em alta nos dias de hoje é a Inteligência Artificial Generativa. Explicando de maneira bem simples, é uma IA capaz de criar coisas, inclusive, imagens, ilustrações e colagens. Isso é possível graças à atuação de algumas plataformas, como o Midjourney e o DALL-E 2. 

No entanto, é importante esclarecer que é preciso ter cuidado ao utilizar esse recurso. Ainda há uma grande discussão acerca das questões éticas que envolvem essa plataforma.  

Isso porque as empresas por trás dos grandes modelos de IA Generativa não esclarecem com exatidão como essas ferramentas capturam fontes para construir suas imagens. Diante disso, há uma preocupação, por exemplo, com direitos autorais, entre outras questões. 

Quer aprender outras tendências de design para 2023? A SOAP realizou uma aula gratuita com reflexões de como as tendências de estilo estão afetando o design e quando utilizá-las. Assista a seguir:

Quais cuidados se deve ter na hora de utilizar tendências de design em suas apresentações? 

As tendências podem ser importantes fontes de inspiração na hora de você criar seus designs, mas deve-se tomar cuidado com possíveis excessos.  

A principal “regra” na hora de montar suas apresentações é avaliar quem é seu público, quais são suas necessidades, o que esperam e o que a apresentação deve entregar. 

Outro ponto a considerar é que algumas tendências desaparecem na mesma velocidade que surgem. Assim, é sempre bom estar antenado às melhores práticas do mercado, para não acabar desenvolvendo algo que não esteja de acordo com as tendências do momento. 

Por isso, ao montar seus slides, sempre observe a estética e avalie se corresponde ao perfil do seu público, se valoriza seu conteúdo e quais as chances de você se sair bem-sucedido em sua apresentação. Vale pedir opiniões de terceiros e fazer adequações se necessário. 

Se você não quer errar nas suas apresentações e quer ajudar os colaboradores da sua empresa a criar slides didáticos e impactantes, a SOAP Treinamentos tem um treinamento perfeito para isso: o SOAP Slides.  

Durante as aulas, os participantes aprendem técnicas e recursos importantes da ferramenta Microsoft PowerPoint. As aulas são práticas e alinham conceito e prática para compartilhar truques valiosos para quem quer aprender a criar designs incríveis. Conheça! 



Posts Relacionados

Meta SMART: o que é e como aplicar em sua estratégia de comunicação?

Treinamento
29/02/2024
leia agora

Comunicação interpessoal e intrapessoal: quais são as diferenças?

Comunicação
28/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França