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Data Storytelling: aprenda a contar sua história com dados!

O papel do Storytelling é construir narrativas cativantes e levar o público ao convencimento e ação.

Treinamento SOAP
18/10/2021

O papel do Storytelling é construir narrativas cativantes e levar o público ao convencimento e ação. Essa ferramenta pode ser utilizada de diferentes maneiras, inclusive, para apresentar números. Você já ouviu falar em Data Storytelling?

Quem atua na gestão empresarial frequentemente tem uma pilha de estatísticas e informações para apresentar. Porém, a questão é como fazer isso de uma forma que as outras pessoas realmente queiram nos ouvir.

O Data Storytelling vai ajudar você a resolver esse problema. Continue a leitura e entenda como contar sua história com dados!

O que é data storytelling?

A jovem que acompanha o número de seguidores, o motorista de aplicativo que procura a rota mais rápida, o caixa que registra as vendas da padaria — há diversos exemplos de como coletamos e usamos dados para decidir todos os dias. 

E o hábito não vem por acaso: só no Brasil já são mais de 152 milhões de usuários de internet, segundo o IBGE. 

Nas empresas, contudo, muitas vezes temos dificuldades para apresentar as informações necessárias, seja pela quantidade ou complexidade dos números. Além disso, as apresentações profissionais também estão ligadas ao convencimento.

O Data Storytelling é o uso das técnicas de narrativas para construir histórias apoiadas em dados. Isto é, somamos a capacidade de cativar, envolver e engajar do Storytelling com a credibilidade e confiabilidade que os dados entregam para uma apresentação.

Como aplicar o Data Storytelling?

A combinação entre narrativa e dados é poderosa. Mas você precisa tomar alguns cuidados para ser eficaz em sua comunicação. A história e os números devem funcionar em harmonia, como uma coisa só.

Identifique o conflito e a resolução

Um bom ponto de partida é trabalhar os elementos que sustentam o seu enredo. Você pode usar os dados para demonstrar quais eram os desafios a serem enfrentados e, posteriormente, a resolução desse conflito.

Esse é um modelo bastante utilizado nos cases de sucesso. Imagine um departamento de RH que implementou um novo método de recrutamento. Para apresentar essa história, o gestor poderia indicar a rotatividade antes e após a transformação, fortalecendo o argumento de que a mudança teve retorno.

Separe o essencial

É importante, nesse sentido, saber separar quais são os dados que vão embasar o seu argumento daqueles menos interessantes. Para isso, temos de conhecer o tipo de audiência e apresentação que será realizada.

Em uma apresentação para investidores, o valor de mercado e o faturamento da organização podem saltar aos olhos. Nas reuniões com o financeiro, talvez seja hora de mostrar aquela redução de custos causada pelas mudanças no seu departamento. Já um potencial cliente ficará feliz em saber que 90% dos usuários aprovam o serviço da empresa.

Enfim, os exemplos são bastante variados, e você deve ficar atento a cada público e situação.

Cuide da clareza das informações

Outro cuidado é que os dados não podem bloquear a continuidade da narrativa. Sempre avalie a forma de inserir a informação, fazendo com que ela seja imediatamente capturada, para que os dados possam fluir naturalmente com a história.

Use a parte visual de forma estratégica

Todas as decisões contam para deixar o conteúdo mais harmônico.  É melhor usar um gráfico em pizza ou montar um quadro? Mostrar os números absolutos ou calcular as percentagens? Dividir o conteúdo entre slides ou concentrar em uma página? Por isso, pense a parte visual de maneira estratégica, seguindo boas práticas de design.

Vale ressaltar que esses são apenas alguns cuidados. O Data Storytelling é uma técnica que pode ser aperfeiçoada se você aprender os conceitos e métodos por trás da sua aplicação.

Aqui na SOAP, convidamos especialistas em design e comunicação para auxiliar no processo de desenvolvimento dos profissionais. Em nosso curso de Data Storytelling, você pode aprender as ferramentas necessárias para planejar apresentações estratégicas apoiadas em dados.

O curso ensina como estimular o raciocínio, emoções e atitudes da audiência com apresentações pensadas estrategicamente. Além disso, abordamos a parte gráfica, tipos, categorias e uso consciente dos elementos visuais.

Aliás, você aprenderá como ir além e contar a história por trás do gráfico, bem como a usar as ferramentas visuais para capturar a atenção da audiência.

Aprender sobre Data Storytelling vai ajudar você a conquistar seus objetivos profissionais, desenvolvendo uma comunicação mais assertiva e realizando apresentações de maior impacto. Por isso, vale a pena se capacitar.

Conheça o curso de Data Storytelling da SOAP e estude com especialistas em construir apresentações de alto impacto!

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