Data Storytelling: aprenda a contar sua história com dados!

Em outro artigo, falamos que o papel do Storytelling é construir narrativas cativantes e levar o público ao convencimento e ação.

Treinamento SOAP
18/10/2021
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Em outro artigo, falamos que o papel do Storytelling é construir narrativas cativantes e levar o público ao convencimento e ação. Essa ferramenta pode ser utilizada de diferentes maneiras, inclusive, para apresentar dados numéricos e gráficos. Nesse contexto, você já ouviu falar em Data Storytelling?

Quem atua na gestão empresarial frequentemente tem uma pilha de estatísticas e informações com números para apresentar. Porém, a questão é como fazer isso de uma forma que as outras pessoas realmente queiram nos ouvir.

O Data Storytelling é uma modalidade do storytelling que vai ajudar você a resolver esse desafio. Continue a leitura e entenda como contar sua história com dados!

O que é Data Storytelling?

O Data Storytelling é o uso das técnicas de narrativas para construir histórias apoiadas em dados. Isto é, somamos a capacidade de cativar, divertir, envolver e engajar do Storytelling com a credibilidade e confiabilidade que os dados entregam para uma apresentação.

Nas empresas, contudo, muitas vezes temos dificuldades para apresentar as informações necessárias, seja pela quantidade ou complexidade dos números. Além disso, para que as apresentações profissionais atinjam seus objetivos elas precisam estar ligadas ao convencimento das pessoas.

Por que contar uma história com dados?

Perceba que, atualmente, grande parte das pessoas antes de tomar café matinal ligam o smartphone e se submetem a receber notícias do mundo inteiro. Já que estamos falando em dados: só no Brasil, em 2020, já havia mais de 152 milhões de usuários de internet, segundo o IBGE.

Imagine, a jovem que acompanha o número de seguidores, o motorista de aplicativo que procura a rota mais rápida, o caixa que registra suas vendas. Há diversos exemplos de como coletamos e usamos dados para decidir nossas ações do dia a dia.

Dessa maneira, contar uma história com dados é uma maneira sutil e eficiente de engajar, pois as pessoas acreditam nesse tipo de informação. Afinal, nos ensinaram que a matemática é uma ciência que não mente e vamos acreditar nisso, até que nos provem o contrário.

Outra razão para contar história com dados é a nossa curiosidade. Adoramos saber as escolhas das outras pessoas, isso faz parte da nossa natureza e da tendência de acompanhar a coletividade. Portanto, se tem muita gente adquirindo determinado produto a nossa chance de aceitação aumenta consideravelmente.

Certamente, não devemos ser ingênuos, pois os valores podem ser manipulados e para fugirmos disso, devemos recorrer e acessar veículos de comunicação de confiança.

Por que aprender habilidades de Data Storytelling pode alavancar a carreira?

Entenda porque aprender desenvolver as habilidades de Data Storytelling pode ajudar você a alavancar a sua carreira, mesmo que não seja da área de ciências exatas. Confira os benefícios:

  • aumenta a capacidade de organizar ideias;
  • tornar você autoridade no assunto;
  • oferece maior credibilidade e convencimento;
  • aprende a compartilhar os resultados.

Aumenta a capacidade de organizar ideias

Desde os nossos primeiros contatos com a matemática aprendemos a organizar as nossas ideias. Pois, para resolver grande parte dos problemas matemáticos devemos separar a pergunta/problema, da operação/solução e da resposta final. Isso torna a nossa apresentação mais compreensível.

Torna autoridade no assunto

Quem trabalha com dados demonstra que garante que tem conhecimento do que está dizendo, pois prova por meio de gráficos e tabelas. Isso faz com que o profissional e a empresa sejam lembrados como autoridade no assunto.

Oferece maior credibilidade e convencimento

Por reconhecer a seriedade de pesquisadores e cientistas, as pessoas tendem a ter maior credibilidade e convencimento nas informações dos profissionais que apresentam dados.

Aprende compartilhar dados

Quem desenvolve as habilidades das estratégias do Data Storytelling aprende a compartilhar dados com clientes e parceiros de negócios. Isso faz com que esse profissional seja requisitado nas apresentações.

Como aplicar o Data Storytelling?

A combinação entre narrativa e dados é poderosa. Mas você precisa tomar alguns cuidados para ser eficaz em sua comunicação. A história e os números devem funcionar em harmonia, como uma coisa só. Confira algumas dicas para aplicar o Data Storytelling nas suas audiências:

  • identifique o conflito e a resolução;
  • separe o essencial;
  • cuide da clareza das informações;
  • use a parte visual de forma estratégica.

Identifique o conflito e a resolução

Um bom ponto de partida é trabalhar os elementos que sustentam o seu enredo. Você pode usar os dados para demonstrar quais eram os desafios a serem enfrentados e, posteriormente, a resolução desse conflito.

Esse é um modelo bastante utilizado nos cases de sucesso. Imagine um departamento de RH que implementou um novo método de recrutamento. Para apresentar essa história, o gestor poderia indicar a rotatividade antes e após a transformação, fortalecendo o argumento de que a mudança teve retorno.

Separe o essencial

É importante, nesse sentido, saber separar quais são os dados que vão embasar o seu argumento daqueles menos interessantes. Para isso, temos de conhecer o tipo de audiência e apresentação que será realizada.

Em uma apresentação para investidores, o valor de mercado e o faturamento da organização podem saltar aos olhos. Nas reuniões com o financeiro, talvez seja hora de mostrar aquela redução de custos causada pelas mudanças no seu departamento. Já um potencial cliente ficará feliz em saber que 90% dos usuários aprovam o serviço da empresa.

Enfim, os exemplos são bastante variados, e você deve ficar atento a cada público e situação.

Cuide da clareza das informações

Outro cuidado é que os dados não podem bloquear a continuidade da narrativa. Sempre avalie a forma de inserir a informação, fazendo com que ela seja imediatamente capturada, para que os dados possam fluir naturalmente com a história.

Use a parte visual de forma estratégica

Todas as decisões contam para deixar o conteúdo mais harmônico. É melhor usar um gráfico em pizza ou montar um quadro? Mostrar os números absolutos ou calcular as percentagens? Dividir o conteúdo entre slides ou concentrar em uma página? Por isso, pense a parte visual de maneira estratégica, seguindo boas práticas de design.

Vale ressaltar que esses são apenas alguns cuidados. O Data Storytelling é uma técnica que pode ser aperfeiçoada se você aprender os conceitos e métodos por trás da sua aplicação.

Como desenvolver a habilidade do Data Storytelling com a SOAP?

Primeiramente, saiba que a SOAP já criou mais de 15 mil apresentações para cerca de 2.200 empresas. Isso foi tanto no Brasil como em outros 26 países na América e Europa e já treinou mais de 30 mil pessoas. Logo podemos considerá-la como autoridade no assunto.

Estamos falando de uma empresa especializada em apresentações profissionais que surgiu em 2003. O propósito dos fundadores da SOAP é auxiliar empresas e executivos a alcançarem a alta performance em apresentações estratégicas e reuniões decisivas.

Aqui na SOAP, convidamos especialistas em design e comunicação para auxiliar no processo de desenvolvimento dos profissionais. Em nosso curso de Data Storytelling, você pode aprender as ferramentas necessárias para planejar apresentações estratégicas apoiadas em dados.

O curso ensina como estimular o raciocínio, emoções e atitudes da audiência com apresentações pensadas estrategicamente. Além disso, abordamos a parte gráfica, tipos, categorias e uso consciente dos elementos visuais. Confira o que os participantes vão aprender:

  • selecionar os gráficos que devem estar na apresentação;
  • garantir que os gráficos sejam claros e compreensíveis;
  • utilizar os elementos visuais para direcionar sua mensagem;
  • criar vínculo emocional/conexão na audiência com gráficos;
  • conduzir a audiência ao objetivo;
  • entre outros.

Existem diferentes oportunidades para você adequar a sua rotina de trabalho ao curso de Data Storytelling da SOAP. Verifique quais são elas:

  • presencial, online ao vivo ou gravado;
  • soluções de aprendizagem nos formatos palestra ou workshop;
  • treinamentos customizados com duração de 2h, 4h, 6h ou 8h.

Então, aprender sobre Data Storytelling vai ajudar você a conquistar seus objetivos profissionais, desenvolvendo uma comunicação mais assertiva e realizando apresentações de maior impacto. Por isso, vale a pena se capacitar.

Conheça o curso de Data Storytelling da SOAP e estude com especialistas em construir apresentações de alto impacto!



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