Como um visual amador impacta os números de uma empresa

Quando você entra em um restaurante, antes mesmo de fazer o pedido, julga a qualidade do local pela decoração e limpeza.

Treinamento SOAP
02/05/2018
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

Quando você entra em um restaurante, antes mesmo de fazer o pedido, julga a qualidade do local pela decoração e limpeza. Claro que o sabor do prato e a eficiência do serviço serão os principais fatores para você decidir se gostou ou não do lugar, mas um ambiente aconchegante também pesa na impressão final.

A mesma coisa acontece em apresentações. A preparação do apresentador e o conteúdo verbalizado são a parte principal, mas somados a slides bem-feitos, com um visual e design profissional, passam muito mais credibilidade.

No caso de uma equipe de vendas, um visual amador pode significar a perda de um cliente. Quando um vendedor apresenta a um prospect um portfólio de produtos, serviços ou uma solução específica, quer causar impacto.

Seu objetivo é convencer o interlocutor a fechar negócio. Se os slides são feios, desalinhados, com imagens em baixa resolução e letras ilegíveis de tão pequenas, tendem a causar uma péssima primeira impressão. A pessoa que está assistindo do outro lado da mesa pode até se convencer pela qualidade do discurso ao final da reunião, mas às vezes a primeira impressão é a que fica.

O design da apresentação pode determinar se um discurso será mais ou menos impactante. Quanto mais bem trabalhado e alinhado à identidade visual da empresa, mais demonstra que houve uma preparação e um investimento para chegar àquela reunião.

O barato pode sair caro. Listamos alguns problemas comuns em visuais amadores que podem comprometer o resultado das apresentações e, consequentemente, fazer sua empresa perder oportunidades:

Informação demais gera confusão

Um slide, 15 bullet points diferentes e um apresentador que fala exatamente o que está escrito na tela. O resultado desse pesadelo é que a mensagem principal acaba não ficando clara para a audiência – seja porque o apresentador não soube valorizar o potencial do conteúdo ou porque a audiência, confusa, não soube onde focar sua atenção.

É impossível gerar engajamento dessa maneira. O que está na tela deveria ser apenas um complemento do que o apresentador está falando, não exatamente o que ele diz. Quem faz apresentações profissionais sabe disso e é capaz de ajudar o apresentador a filtrar e separar sua fala e as informações que devem estar nos slides.

As pessoas não entendem (ou não enxergam) os números na tela

Um erro comum em apresentações com números, como reuniões de resultados, é simplesmente copiar os dados do Excel e colar na tela do PowerPoint. Geralmente, os gráficos e as tabelas estão lotados de números e letras pequenas.

As pessoas fazem um esforço desnecessário para ler o que está na tela e, com isso, deixam de ouvir o que o apresentador tem a dizer. Pior ainda, ficam confusas e ficam com sua capacidade de decisão prejudicada.

A capacidade de selecionar números, contar a história por trás deles e destacá-los de maneira inteligível para a audiência é outra capacidade de quem constrói apresentações profissionais.

Muito tempo gasto para montar a apresentação

É comum que os profissionais que montam as apresentações de uma empresa sejam de áreas pouco relacionadas a design.

Por isso, colocam mais tempo e esforço para elaborar um material visualmente aceitável. Porém, não seria mais eficiente que ele gastasse sua energia na área que domina, entregando resultados para a empresa, e terceirizar a produção dos slides? Ocupar o tempo apanhando do PowerPoint é um uso questionável da hora de profissionais capacitados para tantas outras tarefas relevantes para a empresa.

E aí? Identificou pontos de melhoria?

Conte sempre com a gente!

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"


Posts Relacionados

Bullet point em apresentações profissionais: heróis ou vilões? 

Apresentações
27/10/2023
leia agora

Canva ou PowerPoint: qual é o melhor? Veja diferenças entre as ferramentas

Design
09/05/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França