Veja 4 dicas para criar uma apresentação visual impactante no setor do Marketing

O marketing sensorial explora os cinco sentidos para conectar a audiência à marca com objetivo de conversão.

Treinamento SOAP
14/11/2022
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

O marketing sensorial explora os cinco sentidos para conectar a audiência à marca com objetivo de conversão. Por isso, uma apresentação visual precisa ser muito bem pensada pelo designer responsável durante seu desenvolvimento e construção.

Na área, as apresentações são constantes, contudo, nem sempre são elaboradas para serem atrativas e eficientes. Um erro que pode atrasar a aprovação de projetos/budget e até mesmo prejudicar o fechamento com um cliente.

O objetivo deste post é falar da importância das apresentações para o setor de marketing e trazer 4 dicas de como criar uma apresentação visual de impacto para surpreender o público!

Por que a apresentação visual é tão importante no marketing?

Existem diversas maneiras de dialogar com o consumidor e o marketing tem como desafio atrair e estimular a ação do lead. Para transmitir uma mensagem positiva e eficaz nessa comunicação é preciso ser estratégico e usar mecanismos de conversão.

A apresentação visual é fundamental, sobretudo, no marketing digital, a julgar pelo comportamento das pessoas, que dão mais atenção a elementos gráficos. No ambiente online o dinamismo e a interatividade imperam exigindo criatividade dos profissionais e agências de marketing.

Como impactar a audiência com boas apresentações? 4 dicas para criar uma apresentação memorável

Em um layout de cores, imagens e textos, a apresentação visual deve facilitar a compreensão da audiência. Selecionamos 4 dicas que podem ajudar você a desenvolver apresentações incríveis com alto poder de conversão!

1. Construa slides pautados na jornada do consumidor

Conhecer o perfil da audiência, suas necessidades e dores é essencial para planejar as estratégias de marketing. Nesse contexto, é preciso entender em que estágio ele se encontra para construir uma apresentação com base em sua jornada de compra.

Os slides têm uma sequência que precisa ser respeitada para que o público consiga acompanhar o raciocínio do orador. Um discurso diferente do que é visto na tela, além de comprometer a credibilidade, pode confundir o entendimento da audiência.

2. Use fontes legíveis e compatíveis

Ao criar uma apresentação visual, seja empático e se coloque no lugar da audiência, imaginando como ele gostaria de consumir o conteúdo. As fontes devem ser fáceis de ler, contextualizar em uma identidade visual compatível com a realidade do público abordado.

O tamanho, o modelo e a cor da fonte influenciam o desejo da audiência em permanecer ligado na apresentação. Letras miúdas, sombreadas e repletas de efeitos, podem cansar muito rápido e jogar por terra as chances de conversão.

3. Use cores de acordo com identidade visual do cliente

Da mesma forma, as cores devem ser pensadas para facilitar a assimilação, sem exageros e extravagâncias. A utilização de vídeos e exemplos de peças gráficas do projeto podem ajudar a dar mais profundidade à ideia.

A Psicologia das Cores pode ajudar nesse sentido, já que traz um estudo com o significado e estímulo das cores. Dessa forma, essa combinação harmônica de tons pode criar uma sintonia e familiaridade imediatas com a audiência.

4. Use números e dados de forma criativa

Os dados são importantes, mas se usados de modo incorreto podem ficar maçantes e causar um efeito reverso. Os números e estatísticas ajudam a confirmar uma performance ou resultado e podem ser utilizados em uma apresentação visual, desde que com criatividade.

Por exemplo, se o objetivo é falar do sucesso de vendas, use percentuais no lugar de valores. Se a ideia é mostrar a evolução de preferência por um produto, um gráfico objetivo pode apresentar melhor esse resultado.

Com os cursos SOAP Visual e SOAP Slides, da SOAP, você pode criar apresentações impactantes para o setor de marketing. Nosso propósito é auxiliar os profissionais da área a desenvolver o seu lado criativo.

Durante o curso o participante vai aprender a usar os elementos gráficos para transmitir uma mensagem efetiva com alto poder de persuasão. 

Ao alinhar a jornada do consumidor com as etapas do funil de vendas, o designer consegue organizar as ideias para criar a apresentação dos sonhos.

O trabalho do marketing é vender e para isso precisa fazer com que os potenciais clientes prefiram a marca a qualquer outra do mercado. 

A apresentação visual deve provocar emoção suficiente para que o lead tome mais uma decisão e avance, indo de encontro aos produtos da marca.

Se você gostou deste post, não perca mais tempo e entre já no nosso site para conhecer os cursos, SOAP Visual e SOAP Slides. Eles são os recursos que você precisa para construir apresentações inesquecíveis!

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"


Posts Relacionados

Bullet point em apresentações profissionais: heróis ou vilões? 

Apresentações
27/10/2023
leia agora

Canva ou PowerPoint: qual é o melhor? Veja diferenças entre as ferramentas

Design
09/05/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França