Artes para redes sociais: como arrasar no design?

Você sabia que quem sabe produzir artes para redes sociais consegue impulsionar a carreira e ainda levantar uma grana extra? A criação visual é uma atividade que oferece oportunidades tanto no âmbito profissional quanto no financeiro.

Treinamento SOAP
08/03/2023
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Você sabia que quem sabe produzir artes para redes sociais consegue impulsionar a carreira e ainda levantar uma grana extra? A criação visual é uma atividade que oferece oportunidades tanto no âmbito profissional quanto no financeiro.

Um dos motivos disso é que as empresas dos mais diversos portes e segmentos aproveitam as redes sociais como veículo de comunicação para oferecer produtos e prestar atendimento aos clientes.

E, quanto mais atraente for o design de apresentação da página, maior será o engajamento e a aceitação do público. Afinal, como diz o ditado popular, “uma imagem vale mais do que mil palavras.”

A boa notícia é que mesmo sem ter formação na área de design, você consegue criar artes para redes sociais com a mesma qualidade dos profissionais do ramo. Basta encontrar o curso certo e ter boa vontade para aprender.

Acompanhe este artigo e fique por dentro desse assunto, acreditamos que com as nossas informações e dicas, você será o próximo produtor de artes para redes sociais. Saiba como arrasar no design! Vamos lá?

O que são artes para redes sociais?

Primeiro vamos explicar o termo para que você entre no contexto sem nenhuma dúvida. As artes para redes sociais são os recursos visuais e/ou sonoros empregados em meios de comunicação como Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube entre outros.

Conforme a mensagem e o produto que uma empresa quer apresentar, o profissional pode criar diferentes formatos de artes como slides, pequenos vídeos, gifs, e outras funcionalidades que julgar como convenientes.

Um ponto importante é que a arte seja coerente com o tom de voz da empresa. Desse modo, os formatos podem ser descontraídos, sérios ou meio-termo.

Quais as vantagens de produzir artes para redes sociais?

Produzir artes para redes sociais proporciona vantagens para as empresas e para os profissionais do ramo. E, quanto melhores forem os resultados obtidos nos negócios, por meio desse tipo de comunicação, maior será procura por pessoas que trabalham com design.

Confira as vantagens de produzir artes para redes sociais.

Para as empresas

  • aumenta o número de visualizações;
  • torna a marca referência no mercado;
  • geração de novos negócios.

Aumenta o número de visualizações

As imagens e sons das artes para redes sociais fazem com que os conteúdos não sejam monótonos e sem graça. As cores e os movimentos chamam a atenção do público e, essa criatividade ajuda aumentar o número de visualizações.

Torna a marca referência no mercado

As artes para redes sociais, podem ser verdadeiros diferenciais no mercado. Na maioria dos casos, basta o consumidor ver a imagem que logo associa com o produto ou serviço da empresa. Isso é um dos motivos que levam marcas se tornarem referência no mercado.

Geração de novos negócios

Quando os meios de comunicação são atrativos e interagem com o público-alvo, há a tendência de geração de novos negócios. Porque o bom atendimento e a oportunidade de interação aproximam a empresa dos consumidores.

Para os profissionais

  • possibilita o reconhecimento profissional;
  • proporciona o aumento da renda;
  • ajuda desenvolver as habilidades.

Possibilita o reconhecimento profissional

A pessoa criativa nesse mercado cria a sua própria marca e com isso se torna um diferencial no mercado. 

Desse modo ela consegue obter reconhecimento profissional e ainda conquistar as melhores oportunidades de trabalho.

Proporciona o aumento da renda

Um dos resultados do reconhecimento profissional é o aumento da renda. Pois, os melhores profissionais podem exigir melhores salários nas empresas em que atuam. 

Ou, podem aumentar os seus ganhos trabalhando como freelancer em projetos de outros empreendimentos.

Ajuda a desenvolver as habilidades

Podemos dizer que, quanto mais praticamos alguma atividade, mais próximos estaremos da perfeição. Quanto mais uma pessoa trabalha com a criação de artes para redes sociais, mais criativa ela se tornará.

Dicas para produção de artes para redes sociais

Conheça agora as dicas básicas para você que pretende entrar para o mundo da produção de artes para redes sociais.

Entender os princípios básicos do designer

No ramo do designer existem quatro pilares básicos que todo profissional deve conhecer:

  • alinhamento: alguns formatos ficam bem colocados no centro, outros mais para esquerda e alguns para a direita. Portanto, os elementos não podem ser inseridos de maneira aleatória;
  • proximidade: nesse princípio o profissional deve se preocupar em organizar e agrupar os elementos. Eles não podem ficar muito juntos ou separados demais;
  • repetição: esse pilar esclarece que as cores, ícones entre outros elementos podem se repetir dentro das mesmas artes para redes sociais. Não há a obrigação de que tudo difira no mesmo material;
  • contraste: o contraste tanto de cor, formato ou espessura é importante para criar determinadas hierarquias e evitar confusão na mensagem.

Produzir imagens nos formatos ideais

As diferentes redes sociais têm seu próprio tipo de abordagem. Embora pareçam ser a mesma coisa, não são. 

Elas requerem técnicas próprias de comunicação. Assim também acontece com o formato e tamanho das artes. Portanto, estude cada uma delas para encaixar os seus elementos dentro dos espaços disponibilizados.

Buscar referências

Saiba que buscar referências de profissionais de destaque no mercado, não é vergonha para ninguém. 

Essa é uma forma de se inteirar das novas tendências e ver quais as artes que estão atraindo o público. O que você nunca deve fazer é copiar o trabalho do outro.

Usar elementos harmônicos

Todos os elementos inseridos nas artes para redes sociais precisam fluir de forma natural para o leitor, portanto precisam ter harmonia. Sabendo disso, saiba equilibrar componentes como cores, linhas, sons e animações.

Aplicar psicologia das cores

Já está mais do que comprovado que as cores exercem influência no comportamento das pessoas. Despertam, emoções como, energia, esperança, confiança entre outras. 

Portanto, é importante saber diferenciá-las conforme a história que pretende comunicar. Fazendo isso, você não confundirá os leitores.

Conheça o curso Uau! Design e desenvolva habilidades para produção de artes para redes sociais

Agora vamos apresentar o curso Uau! Design da SOAP. Com ele, desenvolverá habilidades no ramo de design, mesmo que ainda não as tenha. Pois, serão apresentados para você os elementos fundamentais para criar boas peças.

Para criar feras na produção de artes para redes sociais, o Uau! Design é dividido em seis módulos. Veja o que você aprenderá.

Módulo 1 | Identidade visual;

Módulo 2 | Diagramação;

Módulo 3 | Criatividade;

Módulo 4 | Animações;

Módulo 5 | Mão na Massa;

Módulo Bônus | Faz no Canva!

Então, agora você já sabe como criar artes para redes sociais e com isso já pode arrasar nos seus próximos designs. 

Além disso, viu o quanto esse trabalho é importante para a sua carreira. Mas, se ainda tiver dúvidas, recorra a ajuda profissional.

Achou o assunto interessante? Acelere o aprendizado na criação de artes para redes sociais e impulsione a sua carreira. Conheça com mais detalhes o curso Uau! Design.

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"


Posts Relacionados

Como interagir com o público em uma apresentação? Veja 7 formas

Apresentações
28/02/2024
leia agora

10 temas para convenção de vendas em 2024

Apresentações
31/01/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França