8 dicas para montar uma apresentação visual de sucesso

Atualmente, somos constantemente impactados por conteúdos nas redes sociais, na internet e em todos os outros lugares.

Treinamento SOAP
12/10/2022
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Atualmente, somos constantemente impactados por conteúdos nas redes sociais, na internet e em todos os outros lugares. O design e a forma como esses materiais são determinantes para atrair a audiência. É por isso que, na hora de transmitir uma ideia, a apresentação visual é um elemento de extrema importância.

Apresentações visuais que não são bem elaboradas podem parecer maçantes,  deixando o público distraído e completamente desconexo.

Nesse sentido, caprichar no design faz com que sua mensagem se torne impactante e atrativa, aumentando as chances de sucesso. Como resultado, a ideia se fixa na mente das pessoas e a conversão pode ser mais satisfatória.

Vale a pena investir na apresentação visual para vender suas ideias e projetos em grande estilo. Se você quer saber como fazer isso, continue a leitura e confira nossas oito dicas imperdíveis a seguir!

1. Use o layout a favor

Na hora de planejar sua apresentação visual, pense em como os elementos estarão dispostos no slide. Você sabia, por exemplo, que no ocidente, as pessoas têm a tendência de ler informações da esquerda para direita e de cima para baixo?

Isso acontece porque é como os idiomas ocidentais estão organizados. As frases começam da esquerda e continuam em direção à direita, não é mesmo? Nesse sentido, as pessoas têm os olhos treinados para se movimentar nessa direção.

Tire proveito disso colocando as informações que merecem maior destaque logo à esquerda e no topo, visto que elas serão lidas primeiro. Os demais elementos da página podem ser organizados conforme esse fluxo visual do olhar.

2. Prefira fontes sem serifa

Fontes com serifa (por exemplo,Times New Roman e Garamond) são elaboradas e apresentam prolongamentos no fim das letras. Já as sem serifa (Helvetica, Tahoma, Arial) são simples e fáceis de ler na tela.

Enquanto fontes com serifa são indicadas para documentos impressos, as sem serifa se comportam melhor nas telas, sendo ideias em uma apresentação visual.

3. Não inclua fontes pequenas

Além do cuidado para escolher um estilo de fonte limpo e fácil de ser compreendido, atente-se ao tamanho. Por se tratar de uma apresentação visual, você quer que todos vejam e leiam com clareza as mensagens. Nesse sentido, o tamanho mínimo para as fontes é 30 pt ou mais.

4. Seja objetivo nos textos

Não polua os slides com muita informação. Tenha em mente o mantra: menos é mais. Os conteúdos textuais são importantes, mas a ideia é tornar sua apresentação dinâmica e atrativa.

Por isso, menos é mais! Não use frases longas ou blocos de texto. Seja sucinto e opte por uma comunicação direta e curta. Se precisar inserir muitas informações por slide, prefira criar tópicos e só inclua o que for indispensável.

5. Apresente gráficos

Como dizem, os dados não mentem. Uma forma de mostrá-los de modo a comprovar ideias e percepções é apresentá-los com gráficos.

Gráficos costumam fornecer uma visão consolidada de um contexto e passam autoridade ao conteúdo. Com eles, o material exposto não é apenas uma suposição, ele é confirmado por pesquisas.

Além disso, os gráficos são recursos fáceis de serem lidos e absorvidos. O público costuma ser muito receptivo aos gráficos, pois eles mostram de forma segura e comprovada uma informação relevante em vez de um longo parágrafo escrito.

6. Utilize imagens

Uma imagem vale mais que mil palavras. Às vezes, dependendo da mensagem da sua apresentação, um recurso visual transmitirá para a audiência todo o conceito do que você está falando sem precisar de uma só palavra.

Imagens são um excelente apoio e causam impacto significativo no público, mas elas precisam ser bem escolhidas. Se não tiverem uma relação clara com o conteúdo, pode deixar as pessoas mais confusas do que ajudar.

Outra dica: para reforçar a mensagem, use imagens grandes, que tomem todo o slide, acompanhadas ou não de poucas palavras.

7. Insira ícones

Ícones também são formas de ilustrar uma apresentação visual de forma dinâmica e interessante.

Use ícones relevantes para o tema de modo a equilibrar os slides, evitando páginas inteiras só de texto. Slides textuais podem ser bastante cansativos.

Inserir ícones é bem-vindo para dar essa quebra e colocar energia e movimento na apresentação. Novamente, o ícone precisa fazer sentido com o texto e com o tema. Caso contrário, será apenas uma imagem divertida desconexa que deixará o público com dúvida.

8. Use boas ferramentas

Para criar uma apresentação visual, você precisa de boas ferramentas. A mais conhecida e completa delas é o PowerPoint.

Esse programa tem uma série de recursos que podem deixar sua apresentação interessante, como animações, layouts interativos e muito mais. Além disso, ele é usado na maior parte dos computadores, o que facilita apresentá-lo de qualquer lugar.

O Canva também é uma ótima ferramenta na hora de criar apresentações. Fácil de usar e totalmente online, ele facilita a vida ao oferecer templates prontos e otimizados para diversos tipos de materiais.

Além das apresentações em slide, o site tem modelos para:

  • infográficos;
  • pôsteres;
  • postagens sociais e muito mais.

Ao escolher um template, o programa gera o arquivo com o tamanho ideal para o seu propósito. A versão gratuita é bem completa e contempla a maioria das funcionalidades, mas existe uma versão paga.

Se você deseja aprofundar o conhecimento para garantir que sua apresentação visual não passe despercebida, invista em cursos para apoiá-lo, como os da SOAP.

Nosso curso SOAP Visual ensina técnicas e truques que vão fazer com que suas apresentações deixem de ser slides simples e se tornem um show impactante.

O curso Uau! Design é pensado para quem quer aprimorar o design das apresentações sem ser designer. Nesse curso, alunos têm uma noção sobre cores, layout, diagramação e os principais segredos dos profissionais para criar apresentações incríveis no Canva.

Com nossas dicas e essas sugestões de curso, sua próxima apresentação visual será um sucesso!

Gostou das dicas? Se sim, conheça nossos cursos SOAP Visual e Uau! Design e monte apresentações visuais impactantes.

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"


Posts Relacionados

Fique atento! 5 principais erros de linguagem corporal em uma apresentação

Apresentações
20/04/2024
leia agora

Posso colocar música em apresentações corporativas?

Apresentações
12/04/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França