Comunicação Corporativa

5 benefícios do treinamento de comunicação para sua empresa e seus colaboradores

A comunicação é uma habilidade que desempenha um papel muito importante no local de trabalho, pois a capacidade de se comunicar de forma assertiva é fundamental para manter relações organizacionais saudáveis e para alcançar bons resultados.

Treinamento SOAP
24/11/2020
A comunicação é uma habilidade que desempenha um papel muito importante no local de trabalho, pois a capacidade de se comunicar de forma assertiva é fundamental para manter relações organizacionais saudáveis e para alcançar bons resultados. Portanto, um treinamento de comunicação é essencial em qualquer empresa. Neste artigo, discutiremos sobre o treinamento de comunicação empresarial, seus benefícios e como elaborá-lo.

O que é treinamento de comunicação?

Treinamento de comunicação é um tipo de treinamento focado no desenvolvimento pessoal e profissional de colaboradores para uma comunicação eficaz. Alguns dos objetivos do treinamento são: tornar as equipes mais preparadas para lidar com vários tipos de situações e fornecer aos participantes boas ferramentas de comunicação que os ajudarão a desenvolver um discurso organizado. Os profissionais que ministram esses treinamentos desenvolvem habilidades de comunicação que os colaboradores já possuem, enquanto os outros tentam alterar seu estilo de comunicação para serem mais eficientes e produtivos.

Quais as vantagens de um treinamento de comunicação

duas pessoas corporativas conversando sobre treinamento de comunicação Um bom treinamento de comunicação pode trazer inúmeros pontos positivos as suas equipes. Veja abaixo os principais:

1. Alinha o discurso dos colaboradores para representar a empresa

Uma das melhores maneiras de uma marca se destacar no mercado e ter sucesso é com uma identidade bem definida. Afinal, isso passa muita confiança para o público. Os treinamentos de comunicação empresarial capacitam os colaboradores da empresa para que eles possam trabalhar em conjunto no alinhamento de seus discursos. Com isso, todos os profissionais estarão capacitados a explicar com clareza as características e objetivos do negócio para o qual trabalham.

2. Torna as reuniões mais curtas e eficazes

O treinamento de comunicação é uma solução para o problema das reuniões longas e pouco proveitosas que são consequência de falta de comunicação assertiva. Com o treinamento, as pessoas passam a se comunicar melhor, pois conseguem desenvolver mais adequadamente o próprio raciocínio. Isso faz com que as reuniões sejam mais proveitosas porque não se perde tempo com conversas e discussões que não têm nenhuma relação com o tema principal.

3. Capacita colaboradores para falarem em público

A capacitação dos colaboradores não se limita à melhora na comunicação interna da empresa, envolve também a performance nas apresentações em público, seja para uma apresentação de resultados para a equipe ou, por exemplo, a apresentação de um produto para potenciais clientes. Com o treinamento de comunicação, os colaboradores serão capacitados para dominar as técnicas básicas de oratória, por exemplo, para apresentações presenciais ou remotas.

4. Aumenta a autoestima da equipe

Ao receberem treinamento de comunicação empresarial, os colaboradores se sentem mais seguros para agirem em qualquer situação na qual eles tenham que se manifestar de maneira verbal ou textual. O aumento da autoestima da equipe tem impacto direto na imagem que os colaboradores passam para clientes e clientes em potencial. Isso gera uma maior relação de confiança entre eles e em relação à marca que representam.

5. Aprimora o diálogo técnico com leigos

É um desafio quando temos que dialogar com pessoas que atuam em ramos diferentes do nosso ou que não tiveram os mesmos treinamentos, certo? Um profissional do RH, por exemplo, usa várias expressões próprias da sua área e que não são parte do dia a dia das pessoas que trabalham em outros setores. No local de trabalho, têm que dialogar e conviver com colegas de outros departamentos ou clientes que não estão familiarizados com o mesmo vocabulário. Com o treinamento, esse tipo de comunicação é aprimorado por meio de ferramentas que facilitam o diálogo técnico entre leigos. Os colaboradores estarão capacitados para dialogar com pessoas de perfis diferentes, uma habilidade que faz a diferença na fidelização de clientes.

Como montar um treinamento de comunicação?

Um treinamento para desenvolver a comunicação deve conter as principais habilidades de um comunicador eficaz, que são:
  • confiança - a confiança vem de dentro. Quando você fala com confiança usa as palavras certas, o tom de voz adequado, gestos e contato visual. É importante ter confiança em suas próprias opiniões e expressá-las de modo assertivo;
  • escuta ativa - é uma das habilidades mais importantes para realizar uma comunicação eficaz. Ser um bom ouvinte e um bom observador é essencial na comunicação verbal. A pessoa deve ser capaz de mostrar interesse no que está sendo dito e tentar não interromper;
  • precisão - ser preciso sobre o que se deseja comunicar é fundamental, pois ajuda a entender e evitar interpretações incorretas;
  • empatia - quem se comunica com um tom amigável atrai mais pessoas porque faz com que elas se sintam bem. Além disso, compreender as emoções e perspectivas de outras pessoas é necessário para se comunicar bem.
A área de T&D tem a necessidade de promover treinamentos que sejam eficientes e eficazes. Por isso, Wendy Kirkpatrick, fundador e presidente do Kirkpatrick Partners, abordou em sua palestra no ADT 2018 algumas questões para ajudar os profissionais que trabalham nessa área a avaliar com assertividade quais treinamentos fornecer aos colaboradores. Saber isso é essencial para encontrar o treinamento que produzirá os resultados esperados para a área de Treinamento de Desenvolvimento e selecionar a empresa que fornecerá o treinamento. Uma empresa que pode fornecer o que você procura é a SOAP. Especializada em apresentações profissionais, a marca vem auxiliando negócios e executivos, desde 2003, a alcançarem alta performance em apresentações estratégicas e reuniões decisivas. A SOAP atende 65 das 100 maiores e melhores empresas do país e, além de prestar consultoria em apresentações, oferece treinamentos para que você e sua equipe criem, a partir de qualquer local, apresentações estratégicas. Se o seu desejo é ter colaboradores capacitados com habilidades de comunicação que vão deixá-los mais confiantes para se apresentarem em frente a um público ou se comunicarem melhor com os colegas de trabalho ou em uma conversa com um cliente, nós podemos lhe ajudar! Confira todos os treinamentos disponibilizados pela SOAP.

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