Lifelong learning: criando uma cultura de aprendizagem e inovação

O lifelong learning é essencial para que as organizações mantenham uma cultura de aprendizagem contínua.

Treinamento SOAP
20/02/2023
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

O lifelong learning é essencial para que as organizações mantenham uma cultura de aprendizagem contínua. Essa mentalidade estimula e renova a inovação frente às mudanças mercadológicas e competitividade do mercado.

A aprendizagem corporativa é importante para acompanhar as mutações constantes que impactam o modo de atuação das empresas de todos os segmentos. Com isso, o conceito se fortalece tornando crescente sua prática no ambiente de trabalho.

Neste post você entenderá o que é o lifelong learning, como funciona e suas vantagens para o desenvolvimento organizacional. Continue lendo e veja como o conceito pode ser aplicado na prática e como a SOAP pode ajudar nesse desafio!

O que é o lifelong learning?

Traduzido para o português como “aprendizado de longa vida” trata do conceito de desenvolvimento por meio de uma aprendizagem contínua. Ou seja, a aquisição do conhecimento tem um ciclo de vida interminável, estimulado por qualquer situação e ambiente que permita conhecer coisas novas.

É muito comum nos treinamentos de comunicação para líderes e equipe, que permitam o desenvolvimento de habilidades e competências importantes no desempenho do trabalho no dia a dia.

Os pilares da aprendizagem contínua

O lifelong learning se ampara na premissa de que nunca é tarde para aprender e buscar novas informações. Para aprimorar e fortalecer as soft skills e hard skills, o conceito está sustentando em quatro grandes pilares:

  • aprender a conhecer — conhecimento além do que já sabe, reciclagem do conhecimento, atualizações constantes, alinhamento e práticas e demandas do mercado;
  • aprender a fazer — mais do que conhecer é preciso executar o conhecimento, se adaptar ao novo e adequar às funções no trabalho, saber lidar com conflitos, ser proativo e criar possibilidades;
  • aprender a conviver — ter profundo conhecimento, saber compartilhar e aplicar em um grupo de trabalho, priorizando o respeito, às diferenças e a capacidade de ouvir      e se fazer compreendido;
  • aprender a ser — aprimoramento das skills comportamentais, fomentando a melhoria pessoal para agregar valor nas aplicações do conhecimento técnico, evidenciando a importância do relacionamento saudável, de boa comunicação no ambiente de trabalho.

Qual a importância do lifelong learning para o desenvolvimento organizacional?

O lifelong learning promove uma mudança do mindset, fugindo das práticas de treinamentos pontuais que não apresentam grandes resultados. A visão de aprendizado de vida longa estimula no indivíduo um desejo de melhoria tanto profissional quanto pessoal.

Enquanto no ambiente corporativo o foco está no desenvolvimento, autogestão e colaboração mútua, na vida, as pessoas aprendem a se relacionar com mais empatia, tolerância e equilíbrio emocional.

O mundo, transformado digitalmente, criou barreiras físicas que o lifelong learning pode ajudar a vencer, nos novos formatos de trabalho. A empresa que se preocupa em promover desenvolvimento, aquisição de conhecimento e melhoria, consegue o melhor dos talentos, mesmo à distância.

Nesse contexto, trabalhar a comunicação e suas formas de interação é fundamental para alinhar as necessidades e objetivos. Entre aprendizados técnicos e comportamentais, as pessoas vão se redescobrindo e adequando as variáveis na rotina diária.

O que a aprendizagem contínua oferece de vantagens à empresa e talentos?

O lifelong learning é beneficial para a empresa e para os colaboradores de médio a longo prazo. De modo geral, as vantagens são o fortalecimento da marca e o quanto a empresa pode se transformar em um excelente lugar para trabalhar.

Ao estimular o desenvolvimento contínuo é possível perceber os ganhos atrelados às práticas do lifelong learning. Veja as principais vantagens:

  • processos mais otimização;
  • permanência dos talentos de alta performance;
  • redução dos índices de turnover;
  • maior produtividade;
  • ambiente organizacional mais saudável;
  • resultados mais alinhados com as metas;
  • domínio de novas soluções e ferramentas;
  • comunicação transparente;
  • uniformização da eficiência nas áreas;
  • lideranças capacitadas para lidar com as adversidades e diferenças;
  • ambiente favorável à inovação;
  • engajamento e motivação das equipes;
  • clientes mais satisfeitos.

Como implementar o lifelong learning na empresa?

Para colocar o conceito na prática, é preciso entender o cenário atual da organização e onde ela deseja chegar com o negócio. A afetividade do lifelong está condicionada à sua inserção na cultura organizacional, como parte essencial do dia a dia.

A partir desse princípio, será mais fácil desenvolver uma cultura de aprendizagem alinhada e inovadora, garantindo o crescimento contínuo do negócio e dos colaboradores.

Veja os passos para implementar o lifelong learning e ter sucesso nessa empreitada!

Mantenha a atenção nas tendências do mercado

O mercado fornece elementos para entender quais são os pontos de melhoria, ou seja, as habilidades e competências necessárias para atender às demandas mercadológicas. A aprendizagem contínua dará ênfase ao que é mais urgente, seguindo as tendências e colocando a empresa em posição de vantagem.

O conhecimento a ser desenvolvido pode ter ligação com novas tecnologias ou mesmo com as percepções do que é melhor em termos de comportamento para lidar com os diferentes perfis de consumidores e clientes.

Identifique constantemente os gaps e promova soluções

No caso da aprendizagem contínua, os gaps são as lacunas deixadas pela falta de habilidades e competências necessárias para manter a organização mais competitiva. Pode ser uma deficiência no atendimento ou no uso de soluções e ferramentas.

É preciso analisar resultados, identificar de onde vem as falhas e corrigir antes que impacte a imagem e credibilidade da empresa no mercado. A prevenção é o melhor caminho para evitar problemas e o lifelong learning prepara os envolvidos até mesmo para o que talvez nunca vivenciem.

Invista em cursos de qualificação para colaboradores

Criar um ambiente de aprendizagem e estimular a participação dos colaboradores é fator principal para o sucesso e consolidação do lifelong learning. O espaço corporativo precisa se transformar em uma atmosfera de constante inovação, estimulando o desejo de renovação do conhecimento.

O Incentivo ao desenvolvimento transforma as relações e melhora o trabalho coletivo. A participação dos colaboradores em níveis variados, ou seja, dá liderança à operação, abre um leque de possibilidades. Já que todos aprendem a se comunicar de modo mais claro e efetivo.

Existem skills de comportamento que fazem mágica quando desenvolvidas e colocadas no centro do negócio. Ter comunicação, empatia, senso colaborativo, autogestão, autoconhecimento e capacidade de mediar conflitos, são apenas algumas que devem se manter em contínuo desenvolvimento.

Cada um, em seu tempo, terá a chance de aprimorar competências de olho no crescimento de carreira. É certo que empresas que investem no lifelong learning estão mais propensas ao sucesso mercadológico e, consequentemente, aumento das oportunidades internas.

A SOAP in company pode ser uma grande aliada no desafio de incorporar o lifelong learning como um aditivo que agrega valor às estratégias da sua empresa. Nossos especialistas são capacitados para extrair o melhor de cada indivíduo e agrupar em um coletivo potente e produtivo.

Se você gostou deste post e deseja uma parceria com domínio de aprendizagem contínua para o sucesso das organizações, acesse agora mesmo o nosso site para conhecer a SOAP in company!

pessoas em uma sala de reunião corporativa em fundo preto e o seguinte texto escrito em rosa "E-book gratuito - Guia do treinamento corporativo"


Posts Relacionados

O que é comunicação assíncrona? Conheça 4 exemplos 

Comunicação
13/06/2024
leia agora

O que é mentoria profissional? Saiba como funciona e por que fazer

Treinamento
31/05/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França