A educação corporativa como caminho para aumentar a produtividade na empresa

A educação corporativa deve ser explorada por qualquer empresa, não importa o setor ou o cenário em que está inserida.

Treinamento SOAP
28/04/2023
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

A educação corporativa deve ser explorada por qualquer empresa, não importa o setor ou o cenário em que está inserida. Afinal, estimular o conhecimento e oferecer meios para que os colaboradores se aperfeiçoem é um caminho para aumentar a produtividade da equipe. 

Hoje, é possível investir em uma série de treinamentos, conforme as necessidades de uma equipe ou de um contexto. Além disso, os resultados obtidos não envolvem apenas esse público interno, mas também reflete na imagem que a empresa passa no mercado em que atua. 

Mas como aumentar a produtividade na empresa? E quais são as vantagens obtidas a partir desse trabalho contínuo? Essas e outras perguntas são respondidas a seguir, então continue a leitura!

Como aumentar a produtividade na empresa?

Sabia que a produtividade de um time está diretamente relacionada à satisfação dos colaboradores na empresa? É o que diz um importante estudo da Universidade de Warwick

Nesse sentido, a educação corporativa é uma excelente aliada na otimização dessa questão. Além de ajudar em outros aspectos, como o engajamento e os resultados. Inclusive, outro estudo recente divulgado pela Association for Talent Development comprova que empresas que investem em programas de treinamentos para colaboradores mostram aumento de até 218% na produtividade da equipe. 

Um crescimento e tanto, não é mesmo? Mas como aumentar a produtividade com a educação corporativa? Aqui estão algumas sugestões!

Identifique necessidades específicas

É de suma importância observar as necessidades específicas que seu time apresenta. Seja de modo geral, em atividades diárias, ou ao longo de um determinado projeto, se ele contar com mais exigências. 

A partir dessa constatação, fica mais fácil definir quais são os treinamentos mais adequados para investir. Por exemplo, há uma falha no relacionamento entre gestão e equipe, descoberta apenas em um momento de crise?

Os treinamentos de comunicação são ideais para que os discursos de gestores e líderes estejam organizados. Dessa forma, as mensagens repassadas aos liderados irão confirmar as expectativas da empresa e todos os colaboradores, mantendo o alinhamento com a solução proposta.

Ouça o que os colaboradores têm a dizer

Muitas vezes, os próprios colaboradores têm a sensibilidade de perceber o que querem aprender ou desenvolver melhor em seu trabalho. Assim, é hora de ouvir o que eles têm a dizer, para entender como a educação corporativa pode ajudar.

Ao valorizar a opinião e as dores do público interno, a tendência é que a produtividade na empresa cresça. Afinal, o time se sente valorizado e acolhido, e sabe que terá seu problema resolvido por meio de treinamentos, workshops e eventos pertinentes às suas necessidades. 

Além disso, o feedback posterior ao treinamento também é essencial para saber se o efeito foi positivo. Por exemplo, a empresa sabe quando e como reciclar o conhecimento e quando apresentar novos conceitos para atualizar a equipe.

Conte com parceiros de confiança

Aumentar a produtividade da equipe não é tarefa fácil. Especialmente se a empresa não é responsável pela educação corporativa de seus colaboradores.

A melhor opção é sempre contar com parceiros de confiança, especializados em treinamentos e cursos variados. De preferência, que saibam o que precisa de melhorias e atualização dentro do setor de atuação da empresa. 

Com essas informações em mãos, os treinamentos não precisam acontecer somente em momentos de necessidade. Mas em períodos pontuais, para colocar a empresa sempre à frente da concorrência e preparar os colaboradores para as próximas transformações do mercado. Se eles sabem o que está por vir, trabalham com mais segurança e autoridade, algo que também reflete na produtividade.

Quais são os benefícios da educação corporativa para a produtividade na empresa?

E quais são os benefícios da educação corporativa para a produtividade na empresa? Existem muitos, mas vale a pena mencionar os três principais em detalhes. Veja só!

Otimiza a comunicação externa e interna

Uma imagem homogênea e forte da empresa só é formada quando a comunicação externa e interna estão no mesmo passo. Portanto, os treinamentos, realizados para capacitar colaboradores a se comunicarem conforme os valores do negócio, é essencial. 

Se um profissional sabe explicar as características e os objetivos de seus projetos diários dentro da organização, o público se sente ainda mais interessado e confiante em apostar no projeto. E ainda tem a certeza de que o que é pregado fora, também acontece dentro do negócio.

Desenvolve hard e soft skills

Enquanto as hard skills englobam conhecimentos técnicos, as soft skills se voltam para o desenvolvimento da inteligência emocional. Ambos precisam estar em equilíbrio para um profissional ter sucesso em suas atividades.

A educação corporativa pode ser usada para promover cursos que conciliem os dois tipos de habilidades e que permitam que os colaboradores identifiquem seus pontos fortes e de melhoria. Com isso, se tornarão profissionais que tenham o perfil para ajudar a empresa a crescer.

Melhora a tomada de decisão no negócio

Tomadas de decisão eficientes só acontecem quando os gestores e a equipe estão preparados. Se conseguem antecipar mudanças e necessidades de mercado, poderão elaborar estratégias mais precisas para enfrentá-las.

Para isso, estudar é fundamental. Quanto mais conhecimento sobre o mercado uma equipe tem, mais ideias consegue ter, além de determinar meios viáveis de execução.

Quais são as melhores soluções de educação corporativa?

Você se lembra que há pouco comentamos sobre a importância de ter parceiros de confiança para aumentar a produtividade? Quando o assunto é educação corporativa, a SOAP in Company conta com as melhores opções do mercado. 

São diversos cursos de comunicação para desenvolver as principais competências dos colaboradores. Os resultados contribuem para o crescimento da organização, profissional e pessoal de cada membro da equipe.

Por isso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre cada uma das soluções desenvolvidas. Com certeza uma delas, quando aplicada, abrirá muitas oportunidades de negócio. Com colaboradores capacitados, é impossível ter prejuízos!

Gostou de saber como aumentar a produtividade na empresa? Agora que você sabe a importância da educação corporativa para essa missão, é hora de se organizar e oferecer essa experiência para seus colaboradores.

Então, não perca mais tempo! Conheça os treinamentos corporativos da SOAP in Company e descubra qual deles se encaixa melhor nas necessidades do seu time e do seu negócio.

pessoas em uma sala de reunião corporativa em fundo preto e o seguinte texto escrito em rosa "E-book gratuito - Guia do treinamento corporativo"


Posts Relacionados

Comunicação interpessoal e intrapessoal: quais são as diferenças?

Comunicação
28/02/2024
leia agora

5 ferramentas de Inteligência Artificial para criar apresentações e slides

Comunicação
09/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França