Você sabe o que é treinamento assíncrono? Entenda os objetos desse tipo de aprendizagem

Investir em capacitação e ter uma equipe bem treinada são iniciativas que devem ser prioridade em qualquer empresa.

Treinamento SOAP
28/12/2022
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Investir em capacitação e ter uma equipe bem treinada são iniciativas que devem ser prioridade em qualquer empresa. 

Afinal, o maior ativo de um negócio são seus talentos humanos, então nada mais certo do que apostar em treinamento de habilidades comunicativas e conhecimentos para ter melhores resultados e mais produtividade.

Nesse contexto, muitas empresas que investem em atividades desse tipo enfrentam desafios de conseguir reunir toda a equipe para participar de uma capacitação. 

E é aqui que entra o treinamento assíncrono como um recurso de aprendizagem útil e eficaz que consegue acolher as necessidades de diferentes modelos de trabalho e profissionais.

Se você está em busca de otimizar a capacitação do seu time, continue a leitura para entender o que é aprendizagem assíncrona, como ela funciona e seus benefícios com este artigo. Acompanhe!

O que são treinamentos assíncronos?

A internet revolucionou o mundo e várias camadas da sociedade de maneira profunda. Na área da educação, a aprendizagem assíncrona é um recurso cada vez mais usado tanto em instituições de ensino como em empresas. 

A popularidade e ampla adesão se dá pela praticidade e qualidade que esse método entrega, permitindo um amplo acesso de estudantes.

Mas o que é, afinal, um treinamento assíncrono? A aprendizagem assíncrona se dá quando professores e/ou especialistas gravam aulas em vídeo e compartilham outros materiais didáticos e de leitura, atividades e outros recursos disponibilizados em um ambiente virtual.

Nesse caso, a sintonia entre docentes e alunos não acontece simultaneamente. A palavra “síncrono” quer dizer algo que acontece simultaneamente. Logo, uma aula síncrona é aquela em que professores e estudantes estão conectados e interagindo ao mesmo tempo, como em uma aula tradicional. Isso pode acontecer tanto em um ambiente presencial como virtual.

Assíncrono é a palavra oposta ao síncrono. Isso quer dizer que os materiais gravados e disponibilizados pelos docentes podem ser acessados em momentos diferentes pelos alunos. Cada estudante vai escolher a melhor hora e local para conferir as atividades e estudar.

Quais são os objetivos da aprendizagem assíncrona?

O treinamento assíncrono é mais democrático e permite que alunos assistam às aulas e completem as tarefas no seu tempo. Para que o treinamento aconteça, não é necessário reunir todas as pessoas no mesmo local e na mesma hora.

Assim, a aprendizagem assíncrona consegue contemplar um número maior de pessoas, já que elas não precisam acompanhar as aulas simultaneamente, e podem fazer isso em outros momentos.

Dessa forma, os objetivos de um treinamento síncrono é conseguir transmitir conteúdos e saberes para um número maior de pessoas, capazes de fazer as mesmas aulas e exercícios em horários diferenciados, quando é mais conveniente para cada um.

Os professores podem, é claro, estabelecer prazos, limites e desenhar um cronograma para que os alunos concluam os módulos e entreguem as tarefas, a fim de organizar rodadas de feedback, avaliações coletivas, devolutivas e outras dinâmicas.

Para empresas, treinamentos online à distância nesse formato são ainda mais benéficos. Afinal, é preciso considerar que cada profissional tem duas demandas e uma rotina fora do ambiente de trabalho.

Proporcionar treinamentos por vídeo aula de qualidade para que eles consigam aprimorar e reforçar conhecimentos é a melhor maneira de garantir que todos tenham acesso à informação e educação de forma a contemplar a todos.

Quais são as vantagens de oferecer esse tipo de treinamento na empresa?

Como vimos, treinamentos assíncronos são práticos e oferecem uma série de benefícios, especialmente para o cenário corporativo. Conheça, em detalhes, as principais vantagens desse formato.

Flexibilidade

Os ambientes de treinamento online assíncronos permitem que diferentes pessoas assistam as mesmas aulas a qualquer momento e no seu ritmo. Isso facilita a customização dos conteúdos e materiais de acordo com os objetivos e as demandas da empresa. 

Além de otimizar o fluxo e o desempenho das aulas, uma vez que cada aluno escolhe a melhor forma de estudar o conteúdo, podendo rever vídeos, por exemplo, quantas vezes quiser.

Outro ponto é a possibilidade de tornar a capacitação mais acessível para mais profissionais. Se um desafio é juntar um grupo específico de pessoas em um mesmo local e hora, com o treinamento assíncrono todos podem fazer parte e ter a chance de se desenvolver e aprender habilidades.

Comunicação facilitada

Em aulas síncronas, por exemplo, apesar de estarem todos juntos, alguns alunos podem ter problemas de conexão ou não ter tempo para processar dúvidas e conteúdos. 

A tecnologia oferece uma série de ferramentas de comunicação para aproximar os estudantes entre si e com os docentes.

Dessa forma, o aluno tem tempo de revisar o material, estudar e pensar nos conteúdos, assim, caso precise de ajuda ou de falar com o professor, ele será atendido de forma que suas necessidades e questões individuais e pontuais sejam atendidas.

Paralelamente, existem inúmeros recursos que facilitam a comunicação entre alunos para construção de projetos e tarefas colaborativas. 

Isso resulta em interações mais intencionais e de qualidade, tanto entre os profissionais como com o professor. O resultado disso é mais envolvimento com o processo de capacitação e melhores resultados.

Educação estendida

Técnicas e tecnologias de aprendizagem assíncrona permitem que o aluno tenha acesso a uma ampla variedade de recursos. 

Nas plataformas, os estudantes podem assistir aulas e receber recomendações de inúmeros materiais para aprofundar seus saberes sobre um determinado assunto.

Personalização

Por fim, vale mencionar que toda a experiência de um treinamento online é voltada para que o aprendizado seja personalizado. Os profissionais são encorajados a estudar no seu tempo, respirando seu timo e suas necessidades individuais.

Além disso, recebem ajuda e suporte de acordo com suas demandas, e também desenvolvem a autonomia nesse processo de ensino e aprendizagem. 

Dessa maneira, é possível pensar em oferecer os módulos mais básicos para quem precisa de mais esclarecimentos, e módulos mais avançados para os que têm necessidades distintas, sem que nenhuma das partes se prejudique ou fique preocupada com julgamento.

Nesse sentido, o treinamento assíncrono se torna uma opção muito democrática e acolhedora para alunos diferentes, com rotinas, ritmos e demandas diversas. 

Por isso que essa é uma escolha popular e acertada para organizações, que contam com um público heterogêneo e que não tem tempo a perder, mas tem muito a ganhar com conhecimento e aprendizado de habilidades.

Treinamentos assíncronos possibilitam que empresas ofereçam oportunidades de mais conhecimento e aperfeiçoamento para suas equipes de forma descomplicada, democrática e acessível.

Além disso, esse formato proporciona uma experiência que atende os diversos ritmos e estilos de aprendizagem e possibilita personalizar a jornada de estudo de diferentes profissionais, tudo com apoio da tecnologia e respeitando a realidade dos alunos.

A capacitação é a maneira ideal de manter um time de profissionais atualizado, afiado e preparado para enfrentar os desafios do mercado em um mundo que não para de mudar. No mais, é um projeto crucial para desenvolver habilidades e despertar talentos.

Quer potencializar os conhecimentos e as competências da sua equipe? Então, conte com as soluções de aprendizagem e os treinamentos assíncronos da SOAP!

Somos especialistas em uma variedade de treinamentos, inclusive dos soft skills mais requisitados do mercado no momento. Prezamos pela qualidade e pela melhor experiência no modelo assíncrono. Clique aqui para saber mais e conhecer nossas soluções inovadoras!

pessoas em uma sala de reunião corporativa em fundo preto e o seguinte texto escrito em rosa "E-book gratuito - Guia do treinamento corporativo"


Posts Relacionados

Como fazer um discurso persuasivo para convencer a audiência?

Treinamento
25/04/2024
leia agora

Rapport: como desenvolver uma relação mais empática?

Treinamento
24/04/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França