Treinamento

Entenda como um treinamento corporativo agrega valor à sua empresa

O treinamento corporativo é um benefício tanto para a empresa, quanto para os colaboradores considerando o desenvolvimento profissional e melhora no desempenho geral das equipes.

Treinamento SOAP
26/07/2021

O treinamento corporativo é um benefício tanto para a empresa, quanto para os colaboradores considerando o desenvolvimento profissional e melhora no desempenho geral das equipes.

Mais do que salários e benefícios, os profissionais da atualidade estão em busca de desenvolvimento nas empresas. Por isso, o treinamento corporativo reforça a importância de investir no aprimoramento de habilidades e competências.

É durante o treinamento que os colaboradores têm a oportunidade de identificar seus pontos fortes e fracos, alinhando suas necessidades com os objetivos e perspectivas da empresa — o momento de troca e proximidade favorece o relacionamento e a comunicação no ambiente de trabalho.

O objetivo deste post é apresentar o conceito de treinamentos corporativos e porque são essenciais para os resultados da empresa. Continue lendo e veja como planejar a implementação desse tipo de treinamento e quais as modalidades podem ser utilizadas!

O que são treinamentos corporativos?

É o conjunto de aulas que envolve abordagem prática e teórica para desenvolvimento das habilidades e competências. No geral, estão vinculados às atividades desempenhadas pelos colaboradores e têm como principal objetivo intensificar os pontos fortes e aprimorar os pontos fracos.

Um treinamento corporativo pode ter foco comportamental ou técnico, dependendo da necessidade da empresa, tipo de negócio e identificação de deficiência da equipe no desempenho do trabalho na rotina diária.

Por que os treinamentos corporativos são essenciais para agregar valor à empresa?

O treinamento corporativo, embora seja uma necessidade da empresa de alinhar o desempenho dos colaboradores com os propósitos do negócio, é um instrumento motivacional que estimula o engajamento e senso de pertencimento.

Dentre os diversos motivos que fazem do treinamento corporativo uma essencialidade dentro da empresa, elencamos alguns dos mais importantes!

Menor turnover

Quando um profissional está satisfeito na empresa em que trabalha, não sente a necessidade de buscar oportunidades no mercado. O treinamento é uma forma de valorização, o que para muitos é mais importante do que um alto salário e benefícios atrativos.

As taxas de turnover podem baixar, consideravelmente, caso os profissionais sintam que estão se desenvolvendo e que podem ser mais bem aproveitados dentro da própria empresa.

Descoberta e retenção de talentos

No dia a dia, entre processos complexos e demandas de prazos apertados, talvez seja difícil observar os talentos individualmente. O treinamento corporativo é um bom momento para descobrir o quanto um colaborador tem a contribuir com a empresa.

Durante o treinamento, os profissionais têm a chance de mostrar seus conhecimentos e experiência, o que pode abrir possibilidades para ocupar posições mais elevadas com responsabilidades mais condizentes com sua capacidade.

Boa produtividade

Um time competente e capacitado tende a melhorar suas entregas, o que aumenta a produtividade da empresa. O conhecimento técnico e o comportamento alinhado à cultura organizacional são elementos cruciais para uma alta performance.

Sem contar que, com a oportunidade de aprendizado, os colaboradores se sentem mais motivados a se dedicarem ao trabalho. A produtividade é um reflexo do investimento que a empresa faz em treinamento.

Melhor clima organizacional

O treinamento corporativo, tanto técnico, quanto comportamental, mantém a motivação elevada e o crescimento da produtividade. Esse é um aspecto que mostra que os times estão sintonizados, o que é notável pelo clima ameno e colaborativo, onde todos desejam crescer, sem conflitos.

Como planejar a implementação de um treinamento na empresa?

O planejamento é fundamental para o sucesso de um treinamento corporativo, considerando que é preciso antes, identificar quem e o que precisa ser treinado.

É primordial estruturar as etapas, o que possibilita acompanhar o aproveitamento e mensurar os resultados. Para obter bons resultados, siga o passo a passo de implementação:

  • planejamento — como será o treinamento, quem participará, qual o tipo de abordagem, quais os resultados esperados;
  • necessidades da empresa — entendimento das necessidades da empresa alinhadas às dos colaboradores;
  • definição de metas — o que se espera alcançar com o treinamento, de acordo com cada time e departamento;
  • definição do tema — qual será a temática de cada treinamento;
  • prática do treinamento — como o será ministrado, quais os recursos serão utilizados, aulas presenciais ou treinamento online;
  • duração do treinamento — o tempo de duração é importante para otimizar a ausência dos colaboradores de seus departamentos, bem como os custos da empresa.

Por sinal, o planejamento tem total relevância para verificação do ROI de treinamento. É preciso saber, em médio e longo prazo, qual o retorno do investimento, ou seja, se os colaboradores estão devolvendo em produtividade o tempo e o recurso financeiro que foi investido para aprimorar suas habilidades.

Quais são os tipos de treinamentos?

São dois os tipos mais comuns de treinamento — comportamental e técnico — que podem ser aplicados separadamente, mas estão interligados, pois, nada adianta um colaborador de alta performance que não sabe trabalhar em equipe ou alguém com excelente relacionamento e deficiências no conhecimento técnico.

Comportamental

A ideia do treinamento corporativo comportamental é fortalecer o vínculo entre os profissionais e a empresa, estimulando a conexão das equipes, a boa comunicação, a capacidade de lidar com as diferenças ou de exercer uma liderança humanizada e empática.

Técnico

Já o treinamento técnico é voltado para conhecimentos específicos, necessários para desempenho de funções técnicas, que requerem habilidades diferenciadas como o uso de softwares, operação de equipamentos, domínio de normas.

O treinamento corporativo é um capítulo importante na história de uma empresa e, por isso, contar com empresas parceiras que ajudem a adequar às necessidades do mercado pode ser uma estratégia acertada.

Com a SOAP você conta com a expertise de um time acostumado a preparar outros times para entregas de alta performance. São diversas soluções de treinamento corporativo e você pode escolher o que melhor se aplica ao seu negócio, pois o importante é buscar alternativas para se manter à frente da concorrência.

Se você gostou do post, conheça agora mesmo as soluções da SOAP e entenda melhor como cada um desses treinamentos podem agregar valor à sua empresa!

Posts Relacionados

3 vantagens de apostar em um treinamento personalizado para sua equipe

Treinamento
16/08/2021
leia agora

Avaliação de desempenho: o que é e como fazer

Comunicação
10/06/2021
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França