3 vantagens de apostar em um treinamento personalizado para sua equipe

Não é novidade que os colaboradores são o ativo mais importante de qualquer tipo de negócio, independente do porte ou setor da empresa.

Treinamento SOAP
16/08/2021
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Não é novidade que os colaboradores são o ativo mais importante de qualquer tipo de negócio, independente do porte ou setor da empresa. No entanto, alguns gestores ainda deixam a capacitação em segundo plano. É aí que entra o treinamento personalizado.

Então, perguntamos: o que seriam das máquinas e softwares mais inovadores sem pessoas adequadas e motivadas para operá-los? Diante disso, o treinamento corporativo personalizado é uma forma de entender as necessidades dos colaboradores e setores, de modo que essas qualificações atendam às precisões da sua empresa.

Assim, se evita gasto de tempo e de recursos com treinamentos genéricos e que não trarão os resultados esperados.

Dada a importância do tema e as dificuldades dos gestores e setores de Recursos Humanos, preparamos este artigo. Acompanhe e entenda a importância desse tipo de processo, as vantagens e quando recorrer a ele.

Confira!

O que é o treinamento personalizado?

O treinamento personalizado é o processo de qualificação e educação da sua equipe voltada para abordagens específicas. Isto é, os colaboradores serão treinados de acordo com as necessidades da empresa, gargalos das equipes, atualizações do mercado em que atuam e outras particularidades.

Saímos daqueles treinamentos corporativos generalistas, maçantes e usados somente por pura burocracia. Para isso, o conteúdo programático também será diferenciado dependendo da equipe, setor, necessidades e dificuldades de cada um.

A importância da capacitação para as empresas

pessoas em uma sala de reunião corporativa em fundo preto e o seguinte texto escrito em rosa "E-book gratuito - Guia do treinamento corporativo"

A importância do treinamento corporativo personalizado está diretamente ligada à performance da empresa. Afinal, como dissemos, a sua equipe é a força que move o negócio.

Ter a capacitação como parte cultural da organização permite não somente o desenvolvimento pessoal e profissional, mas o crescimento sustentável da empresa e dos colaboradores.

Que atire a primeira pedra o gestor que nunca disse “o mercado está ruim!” ou “faltam pessoas qualificadas para a minha empresa”. No entanto, é possível olhar o outro lado.

Capacitar, treinar e orientar as pessoas sai mais barato, mais eficiente e até mesmo mais humano do que somente buscar por pessoas perfeitas no mercado de trabalho — o que é impossível.

Dessa forma, analisar a empresa por dentro e não somente pelo que falta no mercado lá fora vem sendo a estratégia adotada por grandes corporações — e que traz excelentes resultados. 

Uma prova disso é que os investimentos em treinamentos e capacitações corporativas vêm crescendo ano a ano. Segundo o relatório de Panorama de Treinamento no Brasil — elaborado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) — as empresas investiram, em média, R$652 por colaborador em 2019 e cerca de R$997 em 2021.

Esse valor contempla somente os recursos utilizados para treinamentos e desenvolvimento dentro da organização.

Quais são as vantagens do treinamento personalizado?

Tudo aquilo que é personalizado e pensando nas reais necessidades de uma empresa, ou equipe, tende a ser mais eficiente. No treinamento corporativo personalizado não é diferente.

Então, para que você entenda, na prática, as vantagens do treinamento personalizado, separamos os principais impactos que ele gera. Acompanhe.

1. Conteúdo exclusivo

O primeiro pilar do treinamento corporativo personalizado é focar nas necessidades de cada colaborador, equipe ou setor da empresa. Dessa forma, como dissemos, a palestra ou curso não será ministrado, ao mesmo tempo, para toda a empresa, nem terá um conteúdo programático padrão.

Portanto, os treinamentos têm tópicos exclusivos, que são desenvolvidos de acordo com as especificidades a serem trabalhadas. Além de isso gerar aulas mais eficientes e que realmente resolvam dificuldades dos negócios, torna o treinamento corporativo mais atrativo para os funcionários.

2. Foco em necessidades específicas

O conteúdo programático dos treinamentos personalizados é exclusivo justamente porque consideram as necessidades específicas da empresa. Porém, de modo geral, isso não é feito como um todo, ou seja, não contempla toda a organização ao mesmo tempo. Isso acontece somente quando o mesmo problema atinge a todos os setores.

Sendo assim, na maior parte dos casos, esses investimentos em capacitação consideram os problemas e características de cada setor ou equipe. Por exemplo: o treinamento do setor financeiro não é – e não deve ser – o mesmo da equipe de vendas ou de marketing.

O primeiro critério a ser considerado para elaborar o treinamento é a cultura organizacional. Afinal, as empresas têm processos e políticas diferentes, mesmo que sejam do mesmo setor. Depois, são considerados os problemas internos, falhas e necessidades operacionais. Em treinamentos ainda mais profundos, até mesmo as características de cada colaborador são consideradas.

3. Otimização do tempo

Outra vantagem do treinamento corporativo personalizado é o melhor aproveitamento do tempo. Ou seja, ele é direto ao ponto. Isso também acontece porque o conteúdo é exclusivo e focado nas especificidades da empresa e departamentos.

O tempo, além do investimento financeiro, é um dos principais problemas que as empresas enfrentam quando o assunto é treinamento. Afinal, é preciso parar a rotina de trabalho e os processos para focar nas aulas. É importante desmistificar que isso é um tempo perdido, uma vez que o objetivo é focado em melhorias para as equipes e, consequentemente, elevando os resultados da organização.

Nesse sentido, o treinamento corporativo personalizado vem como uma ferramenta para otimizar o tempo de desenvolvimento. Isso é possível porque as aulas são montadas em formatos “direto ao ponto”, voltadas para problemas e soluções. Ou seja, não é preciso introduzir processos e temas meramente teóricos.

4. Melhora no engajamento e interação do time durante os treinamentos.

Como dito, os treinamentos corporativos personalizados tendem a ser mais interessantes para o time. Com isso, o engajamento, o aprendizado e o aproveitamento são ainda maiores.

Isso acontece porque as equipes somente terão contato com aquilo que é de seus interesses. Assim, não precisarão passar por tópicos que não se aplicam a sua rotina de trabalho, ou que “não vem ao caso” para o treinamento.

Nos treinamentos mais genéricos e tradicionais, o desenvolvimento se torna maçante, já que muitos tópicos abordados acabam se tornando irrelevantes para determinadas equipes. Então, a personalização também vem para auxiliar o profissional responsável pelo treinamento, de modo que ele consiga prender a atenção dos colaboradores.

Quando recorrer ao treinamento personalizado?

O treinamento corporativo personalizado pode ser usado em qualquer momento ou necessidade da organização. No entanto, há alguns momentos em que ele se torna indispensável.

Vejamos algumas dessas situações:

  • Expansão da empresa;
  • Implementação de máquinas, equipamentos, softwares ou processos (mudanças internas, em geral);
  • Aumento de vendas;
  • Redução de custos em processos e setores específicos;
  • Mudanças de legislações.

Esses são alguns exemplos de momentos que devem prezar por treinamentos mais específicos e personalizados. São eventos que demandam atualização de processos, novos modelos de trabalho ou até mesmo o abandono de alguns métodos de trabalho que já não são mais eficientes.

Mas, afinal, como investir nos treinamentos personalizados? A SOAP é uma empresa com quase 20 anos no mercado de consultorias para apresentações e treinamentos de alta performance.

Para ajudar o seu negócio, desenvolvemos treinamentos personalizados com diferentes métodos de aprendizagem. Com mais de 70 mil pessoas treinadas, o método SOAP ajuda as suas equipes a alcançar resultados por meio da comunicação direta e eficiente.

Como vimos, o treinamento personalizado é uma forma de engajar as equipes nos momentos de desenvolvimento e de otimizar o tempo que é usado para isso. Dessa forma, o resultado é uma capacitação voltada para resultados e solução de problemas.

Precisando treinar a sua equipe? Acesse o site da SOAP e conheça as nossas soluções de treinamentos corporativos.



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