Como construir uma equipe de alta performance na sua empresa?

Ter um conjunto de pessoas realizando suas tarefas juntas em uma empresa não significa, necessariamente, que elas estejam trabalhando como um time ou que você tenha uma equipe de alta performance.

Treinamento SOAP
31/03/2023
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Ter um conjunto de pessoas realizando suas tarefas juntas em uma empresa não significa, necessariamente, que elas estejam trabalhando como um time ou que você tenha uma equipe de alta performance.

As pessoas são os verdadeiros talentos e ativos de um negócio, e gerenciar esse capital humano é realmente uma missão complexa. Se considerarmos que cada ser humano é diferente, vem de um contexto distinto com seu conjunto de habilidades e fraquezas.

Logo podemos concluir que é um desafio fazer com que profissionais atuem de forma alinhada e colaborativa. A boa notícia é que, nesse cenário, é possível investir em recursos que podem ajudar gestores a ter um time mais engajado e conectado.

Neste post, você vai entender os benefícios e porque uma empresa precisa de uma equipe de alta performance para crescer e se destacar no mercado e como os treinamentos são aliados para se ter sucesso com essa tarefa. Acompanhe e saiba mais!

Entenda por que uma equipe de alta performance é tão importante

Em qualquer empresa, existem pessoas trabalhando juntas, cada um com suas tarefas e um objetivo em comum: entregar produtos e serviços para clientes e gerar resultados para o negócio. Contudo, o que diferencia isso de uma equipe em alta performance?

A equipe em alta performance não é somente um conjunto de profissionais trabalhando lado a lado, mas sim um time alinhado e engajado com os mesmo objetivos e metas. 

Para tal, é preciso investir em habilidades como comunicação, cooperação e sintonia para garantir que mesmo sendo muito diferentes entre si e com habilidades distintas, os profissionais consigam estabelecer um fluxo fluido e eficaz das operações.

Uma equipe em alta performance trabalha de forma confiante, entrosada e colaborativa, conseguindo entregar melhores resultados e elevar os níveis de competitividade e eficiência de um negócio. Conheça, em detalhes, os benefícios de investir no desenvolvimento de sua equipe a seguir.

As vantagens de ter uma equipe em alta performance

Adotar práticas que contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento da sua equipe são muito vantajosas para qualquer negócio, uma vez que rende ganhos como:

Reduz o índice de falhas e problemas

Erros, retrabalho, desperdícios e outros problemas são, muitas vezes, resultados de conflitos e falhas na comunicação e colaboração. Não é raro, infelizmente, conhecermos exemplos de profissionais que não ajudam seus colegas por medo de serem preteridos ou competitividade.

Uma equipe de alta performance trabalha junto com o foco nos mesmos objetivos e oferece suporte uns para os outros. Quando a gestão ajuda os profissionais a atingirem esse nível de entrosamento, todos saem ganhando, inclusive os lucros e os resultados.

Acelera o alcance de metas

Como falamos, equipes bem alinhadas trabalham em conjunto para atingir os mesmos objetivos. Logo, sem muitos conflitos e competitividade, é mais fácil que todos se ajudem para atingir as metas corporativas.

Afinal, uma equipe de alta performance sabe que é trabalho em time e a junção de todas as suas habilidades e talentos que vai ajudá-los a alcançar um fim, e não o trabalho autônomo e independente.

Colabora para retenção de talentos

Questões como saúde mental e qualidade de vida nunca foram tão prioritárias para profissionais modernos como nos dias de hoje. Esses temas têm tudo a ver com a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado, que é possível quando as pessoas trabalham de forma respeitosa e colaborativa.

Por isso, ter uma equipe de qualidade ajuda a atrair e reter outros profissionais talentosos, que ficarão felizes de fazer parte de um time que atua em sintonia.

Favorece a rentabilidade

Menos erros e desperdícios e maior eficiência e foco em resultados refletem no aumento da lucratividade. Além de trabalhar bem juntos, equipes de alta performance colaboram melhor e, com isso, tendem a ter ideias mais criativas e gerar inovação. Isso é importante para destacar a empresa e elevar os lucros.

O papel dos treinamentos na criação de equipes de alta performance

Quando falamos em uma equipe de alta performance, a impressão que muitos gestores têm é que ela acontecerá a partir do momento que profissionais muito experientes e talentosos forem contratados. Contudo, não é só isso.

Um time precisa ser treinado, mas não somente em relação a conteúdos técnicos ligados a sua função profissional. Uma parte importante de trabalhar bem em equipe e representar o negócio com maestria está no desenvolvimento de habilidades como comunicação interpessoal, liderança, confiança, falar em público, entre outros.

Não é à toa que habilidades como essas, conhecidas como soft skills, são as mais requisitadas do mercado hoje em dia. São elas que muitas vezes ajudam a definir o sucesso e o entrosamento em uma equipe e a permanência de talentos.

Um líder que desenvolve a escuta empática e a inteligência emocional, por exemplo, tem mais chances de engajar e motivar sua equipe, conduzindo cada talento a dar o melhor de si e formar uma equipe de alta performance.

Sendo assim, treinamentos corporativos são essenciais para manter a equipe atualizada e treinar habilidades. No fim das contas, habilidades como comunicação assertiva podem não ser naturais para certas pessoas, mas com as dicas e a orientação adequadas ela pode ser desenvolvida e aprimorada.

Assim como fortalecemos nossos músculos com exercício físico, habilidades precisam ser continuamente exercidas e aprimoradas. É nesse sentido que os treinamentos são tão úteis. Além de fortalecer os elos entre os membros da equipe, a capacitação favorece os resultados ao:

  • concretizar conceitos que podem parecer muito abstratos (como empatia), por meio de práticas e exemplos atuais;
  • orientar profissionais a como agir em diversas situações considerando o contexto corporativo e levando em conta casos reais e práticos;
  • ajudar a empresa a reduzir a lacuna entre o time ideal e o real, ao investir mais no desenvolvimento dos talentos;
  • manter o time atualizado e conectado com o que há de mais novo e moderno no mercado, priorizando treinamentos que apresentam novas tecnologias, técnicas e métodos de trabalho;
  • trazer para dentro da empresa uma outra perspectiva. O olhar externo de um especialista pode auxiliar profissionais e líderes a perceber problemas, conflitos, gaps e outras oportunidades de melhoria;
  • desenvolver habilidades que serão proveitosas em diversos níveis do trabalho. Por exemplo, ao aprimora a comunicação, profissionais podem aplicar os aprendizados no dia a dia com seus colegas e também no atendimento aos clientes, como na hora de uma apresentação chave ou reunião difícil;
  • elevar os índices de produtividade, uma vez que ajuda profissionais a trabalhar de forma mais assertiva e eficaz.

Treinamentos são, certamente, um excelente investimento, uma vez que eles geram benefícios que afetam positivamente inúmeros processos em uma empresa. Por isso eles são indispensáveis para uma equipe de alta performance.

Pensando nisso, é crucial contar com parceiros especializados para treinar sua equipe e oferecer capacitação de qualidade. Dessa maneira, sua empresa realmente sentirá os benefícios desse investimento.

A SOAP tem como principal missão o desenvolvimento e a potencialização de talentos por meio de treinamento in company com base nas principais demandas do mercado e das empresas modernas. 

Para isso, desenvolvemos um rico portfólio de treinamentos in company com soluções de aprendizagem inovadoras que podem ser adaptados a diversos negócios e realidades.

Quer saber mais sobre nosso método? Clique aqui para conhecer nossos treinamentos corporativos!

pessoas em uma sala de reunião corporativa em fundo preto e o seguinte texto escrito em rosa "E-book gratuito - Guia do treinamento corporativo"


Posts Relacionados

Quais os melhores treinamentos para o mercado de trabalho em 2024?

Treinamento
27/02/2024
leia agora

Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho?

Treinamento
16/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França