Comunicação Corporativa

5 motivos para investir em um curso de comunicação para gestores com a SOAP!

Os cursos de comunicação para gestores são soluções para esses profissionais alcançarem resultados nas empresas.

Treinamento SOAP
01/12/2021

Os cursos de comunicação para gestores são soluções para esses profissionais alcançarem resultados nas empresas. Cada vez mais, o gestor precisa ir além da performance individual para tirar o melhor das equipes que lidera, e a comunicação é uma das ferramentas mais importantes para superar esse desafio.

Aliás, por meio da comunicação, os gestores não apenas engajam as equipes, como orientam as tarefas, apresentam resultados para os superiores e realizam diversas outras atividades. Especialmente em contextos de troca de informações, a comunicação é uma habilidade indispensável.

Abaixo, reunimos 5 excelentes motivos para investir nos cursos para gestores da SOAP. Assim, você pode entender as características das capacitações e usá-las para alcançar objetivos na sua empresa. Vamos lá?

1. Atende as necessidades dos ambientes de trabalho atuais

Os cursos para gestores são uma necessidade. Se pararmos um pouco e refletirmos sobre o assunto, praticamente todos os objetivos perseguidos pelas empresas dependem dessa competência em algum nível, por exemplo:

  • delegar tarefas e orientar o trabalho;
  • esclarecer situações para tomada de decisão;
  • construir e reforçar relações humanas;
  • prestar contas e apresentar resultados para cargos superiores;
  • engajar colaboradores em ações como positivar uma venda, receber investimento para um projeto ou mobilizar um grupo de franqueados para um objetivo comum;
  • receber orientações e conteúdos para se desenvolver por meio de textos, vídeos, feedbacks e outros.

Um dos pilares dos cursos para gestores da SOAP é a comunicação estratégica. Essa competência é um meio importante para alcançar nossos objetivos. Logo, deve ser planejada para lidar com desafios.

2. Utiliza uma metodologia validada nos cursos para gestores

Atualmente, a SOAP atende 65 das 100 maiores empresas do Brasil, e com registros de mais de 70 mil pessoas treinadas, de forma presencial ou remota.

Ao todo, são mais de 18 mil apresentações profissionais realizadas com nosso apoio técnico. Nossa metodologia aborda o desenvolvimento de quatro dimensões:

  • definir a melhor estratégia para alcançar o objetivo e engajar a audiência;
  • usar do storytelling para construir uma narrativa de alto impacto;
  • desenvolver uma linguagem visual agradável e persuasiva;
  • preparar o profissional responsável por conduzir a apresentação com as competências necessárias para ter uma excelente performance.

Os cursos para gestores desenvolvem esses fundamentos ao lidar com diversas situações, alguns deles são: Elevator Pitch, Storytelling, Comunicação Interpessoal e Data Storytelling.

3. Acompanha os diversos cases de sucesso

Além dos programas pré-definidos, as empresas têm a opção de treinamentos personalizados para adequá-los melhor às suas necessidades. Na prática, diversos desafios já foram superados por meio das capacitações em comunicação da SOAP.

A Claro, por exemplo, passou a implementar reuniões internas mais eficazes e produtivas após as qualificações. Para isso, os gestores foram treinados para realizar apresentações mais diretas, objetivas e embasadas para as lideranças, visando melhorar o processo de tomada de decisão.

Já o grupo Ipiranga tinha o objetivo de realizar as apresentações em uma convenção com mais de 7 mil pessoas, entre franqueados e revendedores. Aqui, as partes interessadas precisavam comprar os planos da empresa e serem mobilizadas para produzirem na ponta.

Por sua vez, a GSK teve o suporte necessário para capacitar a equipe de vendas. Era uma situação específica em que os vendedores teriam de aplicar as técnicas a situações e públicos especializados — como farmacêuticos, médicos oftalmologistas e dermatologistas.

Você pode conhecer essas e outras experiências em nosso hub de cases.

4. Cursos alinhados ao trabalho e ao momento da empresa

As capacitações envolvem problemas reais. Apresentar dados, convencer pessoas, lidar com diferentes audiências e construir narrativas são alguns deles.

Além disso, os cursos para gestores aliam teoria e prática o tempo todo. Estudos de casos, encenações, exercícios e tarefas fazem parte da rotina de estudos. Afinal, embora as informações sejam importantes, é mais relevante ainda comunicar na prática e no seu contexto.

Sem contar que, em todas as áreas específicas dos cursos, os participantes contam com especialistas que unem a formação com a experiência em projetos e atividades em ambientes empresariais.

Portanto, você terá uma capacitação ideal para desenvolver pessoas nas empresas, lidando com os desafios que são realmente vivenciados nesse contexto.

5. Desenvolve soft skills

Também é importante refletir sobre as demais soft skills desenvolvidas nos cursos de comunicação. A comunicação efetiva é como um guarda-chuva, debaixo do qual estão outras competências como:

  • escuta ativa;
  • assertividade;
  • inteligência emocional;
  • colaboração;
  • empatia.

Ao desenvolver os gestores com foco na comunicação, naturalmente os profissionais vão adquirir outras soft skills. É um ótimo caminho para transformar esses profissionais em líderes mais efetivos, complementando suas qualificações técnicas com competências comportamentais.

As capacitações da SOAP podem ser realizadas tanto por iniciativa dos gestores como em programas in company. Nesse segundo caso, a empresa pode buscar os programas pré-definidos ou customizar uma solução de aprendizagem para melhor atender suas necessidades.

Na prática, o curso de comunicação terá um impacto transformador na organização, pois os profissionais em cargos de gestão saberão como usar a linguagem verbal e não verbal de forma estratégica com a sua equipe. 

Logo, aqueles objetivos que dependem da comunicação, como positivar vendas, ter reuniões produtivas e cativar um grupo de franqueados, estarão mais próximos de serem realizados.

Conheça a mais nova solução de aprendizagem in company da SOAP, Líder Comunicador — como liderar e engajar equipes e desenvolva as competências-chave dos gestores da sua empresa!

Posts Relacionados

Comunicação verbal e não verbal: entenda o que são e quais os benefícios de uma boa comunicação no trabalho

Apresentações profissionais
19/01/2022
leia agora

Você sabe qual o papel do facilitador? Confira como desenvolver esse perfil na sua empresa!

Comunicação Corporativa
12/01/2022
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França