O poder da Programação Neurolinguística (PNL) na comunicação persuasiva

Com a Programação Neurolinguística (PNL) é possível estimular a mente a organizar as ideias e ações de modo que a comunicação persuasiva alcance os objetivos propostos.

Treinamento SOAP
29/01/2021
6 min. de leitura

Com a Programação Neurolinguística (PNL) é possível estimular a mente a organizar as ideias e ações de modo que a comunicação persuasiva alcance os objetivos propostos. 

Eduardo Adas, formado em Engenharia da Produção aos 23 anos, com 15 anos de atuação em consultoria de empresas e sócio-fundador da SOAP, afirma que o comportamento do outro é o resultado da sua comunicação. 

Mas, você deve estar se perguntando, como ele migrou para o ramo da comunicação corporativa?

A superação das dificuldades de comunicação devido à gagueira da adolescência o fez entender a importância de desenvolver uma boa comunicação.

Foi com a PNL que percebeu o quanto o autoconhecimento e a empatia melhoram a capacidade de comunicação ao transmitir uma mensagem confiável e valiosa ao público-alvo. Continue a leitura e saiba como funciona essa abordagem!

O que é a PNL?

A Programação Neurolinguística (PNL) é a técnica ou método que permite melhor compreensão do funcionamento interno, ou seja, dos modelos mentais que permitem questionamentos, reflexão e ressignificação da mensagem que será transmitida a partir desse processo.

Criada nos Estados Unidos, a PNL foi introduzida no Brasil em 1981, pelo especialista Gilberto Cury, presidente da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, considerada o maior centro de excelência em PNL da América Latina — e que, por generosidade do destino, é um membro da família do nosso sócio-fundador Edu Adas.

Foi com ele que o Edu aprendeu que a Programação Neurolinguística é a formulação das crenças e dos modelos mentais que influenciam o nosso comportamento resultante das histórias, experiências, valores e vivências colecionadas ao longo da vida, mas que podem ser reprogramadas.

Isso quer dizer que, utilizando as técnicas e ferramentas disponíveis na PNL, é possível rever a estrutura interna, desconstruindo e reconstruindo conceitos para alcançar os resultados esperados, estando diretamente ligado à comunicação.

Na comunicação verbal e não verbal, a PNL trabalha o autoconhecimento, as crenças limitantes e o comportamento para ressignificar o processo de comunicação nas duas principais frentes — a comunicação interpessoal e intrapessoal.

Como a PNL pode ser útil para profissionais e organizações?

Nas empresas, a arte de se comunicar bem pode ser o trunfo para transformar uma ideia em uma grande oportunidade de negócios. Do contrário, um grande projeto, pode não sair do planejamento, pela dificuldade de vender a ideia na hora da apresentação.

A comunicação não é apenas o que as pessoas falam, mas o que elas transmitem, por isso a PNL é essencial, para desenvolver também as potencialidades da comunicação não verbal, por gestos e olhares.

Para isso, é fundamental trabalhar aspectos que envolvem, de um lado, quem pretende desenvolver e aprimorar uma comunicação clara, objetiva e convincente e, do outro, aqueles que receberão a mensagem.

Veja alguns desses aspectos e como a Programação Neurolinguística atua em benefícios de uma comunicação voltada para resultados!

Necessidade de trabalhar o autoconhecimento

O investimento no autoconhecimento estimula o desenvolvimento do domínio emocional e do estado de excelência para promoção da autoconfiança, levando a auto comunicação positiva e segura.

Quanto mais você se conhece, mais trabalha suas emoções, o que interfere, consequentemente, na comunicação interpessoal — ou seja, na forma como você interage com o outro — utilizando sinais conscientes e instintivos.

Importância de conhecer o perfil do público

Cada pessoa tem um comportamento único e individualizado diante da interpretação de uma realidade. A forma que a comunicação alcança o público depende da sua transmissão da ideia, baseado em seus mapas internos.

É nesse contexto que a PNL acontece e relaciona a todos os sentidos para adequar a linguagem e a comunicação à sua audiência e dizer o que as pessoas esperam ouvir, com autoridade, relevância e autenticidade.

É fundamental entender e respeitar o modelo mental daqueles com quem você deseja interagir para obter resultados efetivos. A escuta ativa é crucial para que o mapeamento do outro consiga revelar características que viabilizem a comunicação e o alcance.

Desenvolvimento da empatia

A empatia é a capacidade de se colocar na posição do outro, sendo um desafio complexo, pois o exercício predominante é de olhar para si mesmo de outro ponto de vista e não com as suas próprias crenças, vivências e experiências.

Ao se comunicar, é preciso destituir as ideias e crenças do conceito pessoal para compreender as necessidades e expectativas do receptor. Assim, é possível estabelecer uma comunicação que faça sentido para quem está do outro lado.

Quais são as técnicas utilizadas na prática da PNL?

Os impactos da prática da PNL podem ser percebidos em algumas técnicas racionais de comunicação utilizadas na apresentação de projetos e ideias. Confira!

Storytelling

A comunicação persuasiva requer a verdade, pois a manipulação pode alcançar um sucesso pontual, mas não se sustenta por muito tempo. No storytelling, a PNL é usada para adaptar o que o outro deseja receber aos seus objetivos, utilizando metáforas para exemplificar situações.

Rapport

O objetivo dessa técnica é alcançar a efetividade na comunicação, em que a linguagem e os gestos se assemelham para estimular uma interação empática e confiável entre as pessoas envolvidas.

Ancoragem

Os gatilhos mentais (sejam visuais, auditivos ou cinestésicos) estão presentes na vida de cada um de nós e podem ser usados como técnica de ancoragem. Em algum momento você pode se valer de um elemento importante que ajude a desenvolver ou estimular pontos que validem a confiabilidade da comunicação.

Modelagem

Na modelagem, a técnica empregada utiliza-se da influência dos modelos comportamentais e ações positivas de pessoas inspiradoras para sustentar a comunicação em uma apresentação importante.

Geração de novos comportamentos

A geração de novos comportamentos é uma estratégia da Programação Neurolinguística que usa a própria imaginação do indivíduo. Ela faz com que a pessoa imagine quais são as melhores maneiras de agir diante de situações, esperadas ou inesperadas.

Uma das intenções dessa técnica é fazer com que as pessoas não ajam apenas no piloto automático da vida. Como resultado, ela consegue fazer com que os indivíduos saibam trabalhar os seus comportamentos entendendo as suas crenças sem prejudicar os seus objetivos.

Cura de fobias

Uma pequena dose de medo é aceitável, afinal, foi por meio dele que os nossos ancestrais conseguiram sobreviver nos ambientes ameaçadores. Nas épocas mais remotas da humanidade, grande parte das situações eram reais e causavam morte.

Atualmente, ainda devemos ter atenção a determinadas condições. No entanto, o que mais afeta as pessoas são as fobias. Entre elas, a fobia social é a que mais prejudica o crescimento pessoal dos indivíduos.

Esse sentimento é um dos responsáveis por fazerem as pessoas sentirem medo de falar em público. Pois, elas se preocupam excessivamente em como serão julgadas pelas plateias. Os profissionais em PNL sabem trabalhar essa ansiedade.

Ressignificação

Essa é uma palavra que até trava a língua um pouco. Mas o seu efeito é de grande influência na vida de todos nós. Certamente, você já se deparou com pessoas que só enxergam as coisas pelo lado negativo.

A técnica de ressignificação faz com que as pessoas foquem os seus esforços no lado positivo. Não devemos ter dúvida que é por meio dos nossos pensamentos que as nossas ações se realizam. Isso porque os nossos insights começam pelo cérebro.

Então, antes de iniciarmos qualquer atividade, devemos pensar positivamente. Que fique claro: essa não é uma forma de mascarar a realidade. Nos andamentos dos projetos devem ser avaliados os prós e os contra.

Metáfora

A metáfora é uma figura de linguagem usada nas técnicas de PNL. Um dos seus objetivos é provocar o entendimento das pessoas pela imaginação e pelo inconsciente. Com isso, as informações são assimiladas com facilidade e ficam retidas por mais tempo.

Essa figura de linguagem costuma ser confundida com as parábolas. A metáfora é o uso de palavras com o sentido de aumentar a situação como “dar murro em ponta de faca”. Já as parábolas são narrações de histórias que, em grande parte, não aconteceram.

Percebemos essa forma de comunicação desde os povos antigos, como nos casos das escrituras bíblicas. Mesmo com o desenvolvimento da linguística e o aumento do vocabulário dos vários idiomas, a metáfora ainda é muito utilizada.

Ponte para o futuro

O conceito de ponte para o futuro em PNL trata-se de um processo em que os indivíduos são levados para o futuro. As pessoas são incentivadas a visualizarem situações sendo concluídas de maneira positiva.

Essa técnica reduz a ansiedade e desperta os sentimentos positivos, condicionando as pessoas a enfrentarem os seus processos com maior confiança.

Quais são os resultados que a aplicação da PNL pode oferecer à sua empresa?

Uma boa apresentação, no estado da arte, não está apenas na estratégia ou em materiais, mas também em desenvolver uma ótima performance, que depende do autoconhecimento e a compreensão do outro e suas necessidades.

Com isso, a PNL pode ajudar sua empresa a fazer a comunicação persuasiva, não como uma forma de manipulação, mas de convencimento considerando a empatia que se traduz no conhecimento das crenças, dos valores, emoções e limitações do outro.

A construção dos argumentos certos está atrelada à aplicação das técnicas de PNL conforme o projeto, ideia ou momento de interação com o público-alvo. Dessa forma, alinhando seus objetivos às necessidades daqueles com quem você deseja estabelecer uma conexão emocional e concisa, simultaneamente.

Você percebeu o poder da Programação Neurolinguística para a criação de uma comunicação efetiva?

Continue conosco no blog, use técnicas de persuasão e aumente o seu poder de influência!

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