Comunicação

O poder da Programação Neurolinguística (PNL) na comunicação persuasiva

Com a Programação Neurolinguística é possível estimular a mente a organizar as ideias e ações de modo que a comunicação persuasiva alcance os objetivos propostos.

Treinamento SOAP
29/01/2021

Com a Programação Neurolinguística é possível estimular a mente a organizar as ideias e ações de modo que a comunicação persuasiva alcance os objetivos propostos.

Sou Eduardo Adas, formado em Engenharia da Produção aos 23 anos, com 15 anos de atuação como consultor de empresas e como sócio-fundador da SOAP, acredito que o comportamento do outro é o resultado da sua comunicação. Você deve estar se perguntando como migrei para o ramo da comunicação corporativa?

A superação das dificuldades de comunicação devido à gagueira da adolescência, me fizeram entender a importância de desenvolver uma boa comunicação. 

Foi por meio da PNL que eu percebi o quanto o autoconhecimento e a empatia podem melhorar a capacidade de comunicação para transmitir uma mensagem confiável e valiosa ao público-alvo. Continue comigo e saiba como funciona essa abordagem!

O que é a PNL?

A Programação Neurolinguística é a técnica ou método que permite uma melhor compreensão do funcionamento interno, ou seja, dos modelos mentais que permitem questionamentos, reflexão e ressignificação da mensagem que será transmitida a partir desse processo.

Criada nos Estados Unidos, a PNL foi introduzida no Brasil, em 1981, pelo especialista Gilberto Cury, presidente da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, considerada o maior centro de excelência em PNL da América Latina e que, por generosidade do destino, é um membro da minha família.

Foi com ele que aprendi que a Programação Neurolinguística defende que a formulação das crenças e dos modelos mentais que influenciam o nosso comportamento é resultante das histórias, experiências, valores e vivências colecionadas ao longo da vida,  mas que pode ser reprogramada.

Isso quer dizer que, utilizando as técnicas e ferramentas disponíveis na PNL, é possível rever a estrutura interna, desconstruindo e reconstruindo conceitos para alcançar os resultados esperados, o que está diretamente ligado à comunicação.

Dentro da comunicação verbal e não verbal, a PNL trabalha o autoconhecimento, as crenças limitantes e o comportamento, para ressignificar o processo de comunicação nas duas principais frentes — a comunicação interpessoal e intrapessoal.

Como a PNL pode ser útil para profissionais e organizações?

Nas empresas, a arte de se comunicar bem pode ser o trunfo para transformar uma ideia em uma grande oportunidade de negócios. Do contrário, um grande projeto, pode não sair do planejamento, pela dificuldade de vender a ideia na hora da apresentação.

A comunicação não é apenas o que as pessoas falam, mas o que elas transmitem, por isso a PNL é essencial, para desenvolver também as potencialidades da comunicação não verbal, por meio de gestos e olhares.

Para isso, é fundamental trabalhar aspectos que envolvem, de um lado, quem pretende desenvolver e aprimorar uma comunicação clara, objetiva e convincente e, do outro, aqueles que receberão a mensagem.

Veja alguns desses aspectos e como a Programação Neurolinguística atua em benefícios de uma comunicação voltada para resultados!

Necessidade de trabalhar o autoconhecimento

O investimento no autoconhecimento estimula o desenvolvimento do domínio emocional e do estado de excelência para promoção da autoconfiança, o que leva a uma auto comunicação positiva e segura.

Quanto mais você se conhece e às suas limitações, mais você trabalha suas emoções, interferindo, consequentemente, na comunicação interpessoal, ou seja, na forma como você interage com o outro, utilizando sinais conscientes e instintivos.

Importância de conhecer o perfil do público

Cada pessoa tem um comportamento único e individualizado diante da interpretação de uma realidade. A forma como a comunicação alcança o público depende da sua forma de transmissão da ideia, baseado em seus mapas internos e como essa comunicação chega até o outro.

É nesse contexto que a PNL acontece e que relaciona todos os sentidos, para adequar a linguagem e a comunicação à sua audiência e dizer o que as pessoas esperam ouvir, com autoridade, relevância e autenticidade.

É fundamental entender e respeitar o modelo mental daqueles com quem você deseja interagir para obter resultados efetivos. A escuta ativa é crucial para que o mapeamento do outro consiga revelar características que viabilizem a comunicação e o alcance.

Desenvolvimento da empatia

A empatia é a capacidade de se colocar na posição do outro, sendo um desafio difícil, pois o exercício predominante é de olhar para si mesmo sob o ponto de vista do outro e não com as suas próprias crenças, vivências e experiências.

Ao se comunicar com o outro, é preciso destituir as ideias do conceito pessoal, para compreender as necessidades e expectativas do outro, para estabelecer uma comunicação que faça sentido para quem está do outro lado.

Quais são as técnicas utilizadas na prática da PNL?

Os impactos da prática da PNL podem ser percebidos em algumas técnicas racionais de comunicação utilizadas na apresentação de projetos e ideias!

Storytelling

A comunicação persuasiva requer a verdade, pois a manipulação pode alcançar um sucesso pontual, mas não se sustenta por muito tempo. No storytelling, a PNL é usada para adaptar o que o outro deseja receber aos seus objetivos, utilizando metáforas para exemplificar situações.

Rapport

O objetivo dessa técnica é alcançar a efetividade na comunicação, em que a linguagem e os gestos se assemelham para estimular uma interação empática e confiável dentro do grupo entre as pessoas envolvidas.

Ancoragem

Os gatilhos mentais, sejam visuais, auditivos ou cinestésicos estão presentes na vida de cada um de nós, desde a infância e podem ser usados como técnica de ancoragem — em algum momento você pode se valer de um elemento importante que ajude a desenvolver ou estimular pontos que validem a confiabilidade da comunicação.

Modelagem

Na modelagem a técnica empregada utiliza-se da influência dos modelos comportamentais e ações positivas de pessoas inspiradoras para sustentar a comunicação em uma apresentação importante.

Quais resultados a aplicação da PNL pode oferecer à sua empresa?

Uma boa apresentação, no estado da arte, não está apenas na estratégia ou em um bom material, mas no ter uma ótima performance, que depende do autoconhecimento, de conhecer, compreender o outro e suas necessidades.  

Com isso, a PNL pode ajudar sua empresa a fazer a comunicação persuasiva, não como uma forma de manipulação, mas de convencimento levando em conta a empatia que se traduz no conhecimento das crenças, dos valores, emoções e limitações do outro.

A construção dos argumentos certos está atrelada à aplicação das técnicas de PNL de acordo com o projeto, ideia ou momento de interação com o público-alvo, alinhando seus objetivos às necessidades daqueles com quem você deseja estabelecer uma conexão, ao mesmo tempo, emocional e concisa.Você percebeu o poder da programação neurolinguística para a criação de uma comunicação efetiva com o público que pretende alcançar? Eu convido você a conhecer as soluções da SOAP e como trabalhamos a comunicação com foco nos resultados!

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