O que fazer para melhorar a comunicação interpessoal?

A comunicação interpessoal é imprescindível para a qualidade dos relacionamentos e o bom andamento das atividades em um ambiente corporativo, por isso, é necessário promover melhorias nesse aspecto.

Treinamento SOAP
23/12/2020
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A comunicação interpessoal é imprescindível para a qualidade dos relacionamentos e o bom andamento das atividades em um ambiente corporativo, por isso, é necessário promover melhorias nesse aspecto.

Os desafios enfrentados por gestores e equipes para alcançar os objetivos de uma organização costumam esbarrar em um dos pontos de maior impacto corporativo — a deficiência da comunicação interpessoal.

Afinal, são pessoas com perfis, necessidades e expectativas diferentes atuando em um mesmo espaço diariamente. Para alcançar as metas propostas e ter sucesso no mercado, é fundamental melhorar e tornar isso um diferencial competitivo.

O objetivo deste post é conceituar a comunicação interpessoal e refletir sobre sua utilidade para o crescimento profissional e corporativo. Continue a leitura e veja como aprimorar a comunicação da sua empresa considerando o comportamento do líder e dos colaboradores!

O conceito de comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal é o método usado entre duas ou mais pessoas para promover a troca de informações. No cenário corporativo, seria simples, se não fossem as metas, os prazos e os percalços encontrados ao longo do caminho até chegar ao objetivo.

Para que a empresa cresça e se desenvolva adequadamente, a comunicação interpessoal deve ser clara, objetiva e direta, seja entre líderes e equipes, seja entre colegas na troca de ideias sobre processos e serviços.

O bom relacionamento depende de uma comunicação fluida e transparente, em que todos se ajudam visando um mesmo propósito. Para isso, é preciso investir no bem-estar e na valorização individual e coletiva.

A utilidade da comunicação interpessoal para o crescimento do profissional e da organização

As diferenças pessoais podem influenciar o comportamento individual que, de alguma forma, impacta o time e os resultados. Por isso, a comunicação interpessoal deve ser vista como um recurso imprescindível para manter o foco no relacionamento profissional e ter sucesso como grupo.

Por isso, é responsabilidade da gestão promover melhorias constantes e aprimorar a comunicação interpessoal no ambiente de trabalho, visto que é por meio da interação que as pessoas se expressam e demonstram habilidades para desempenhar atividades.

Assim, o crescimento, tanto dos profissionais quanto da empresa, depende da capacidade de interpretação e compreensão de elementos-chave, que mostram a eficiência da comunicação e qualidade das relações de trabalho.

Em um ambiente onde as pessoas não conversam, interagem ou compartilham informações, será difícil chegar a um consenso sobre a melhor forma de executar um projeto ou determinar a distribuição de tarefas.

O impacto dessa deficiência será evidente quando o início de uma atividade depender da finalização de outra. Se os profissionais não se comunicarem, não terão ciência das etapas concluídas.

Uma boa comunicação interpessoal implica saber falar e ouvir no momento adequado, dialogar e trocar informações com uma visão positiva de resultados. Assim, todos se verão envolvidos em uma mesma atmosfera de crescimento e conquista.

As pessoas que se comunicam bem estão sempre pensando em meios de melhorarem a performance e serem mais eficientes. Com isso, a mentalidade é de ajuda mútua, melhora da imagem da marca e posicionamento diferenciado no mercado.

Comportamentos essenciais ao desenvolvimento da comunicação interpessoal

Embora cada indivíduo seja responsável por desenvolver a capacidade de uma boa comunicação, cabe aos gestores e líderes a promoção, o estímulo e o fortalecimento das políticas de comunicação interna.

Se, no passado, o principal foco da análise curricular de um profissional se detinha nas competências técnicas, com o tempo, as habilidades pessoais e sociais passaram a ter peso maior na decisão de contratação e manutenção dos talentos.

Com a introdução dos conceitos de hard e soft skills na gestão de pessoas, alguns comportamentos são fundamentais para o progresso e melhoria da comunicação interpessoal na organização. Confira, a seguir, alguns deles!

Empatia

Quando alguém se permite ocupar o lugar do outro em uma situação, tem-se a chance de compreender as facilidades e dificuldades enfrentadas no trabalho. Em outras palavras, ser empático estimula a comunicação interpessoal.

De que forma isso acontece? Muitas vezes, as pessoas não conseguem se expressar ou verbalizar o que sentem, por isso, o exercício da empatia possibilita interpretar uma comunicação não verbal e promover o diálogo direto e produtivo.

Algumas pessoas são mais comunicativas, usam uma linguagem eloquente e conseguem transmitir suas ideias com facilidade. Por outro lado, existem aquelas que ainda precisam desenvolver essas capacidades.

É estimulando a empatia que as diferenças comportamentais se ajustam e, assim, pode-se usar o perfil dos colaboradores em projetos e atividades adequados à sua personalidade — a leitura do outro é crucial para entender seus limites e limitações.

Honestidade

A honestidade caminha lado a lado com a verdade, por isso, é um comportamento que merece destaque durante o processo de desenvolvimento da comunicação interpessoal. Quando as pessoas são honestas, tendem a dizer o que pensam, o que fortalece o grupo.

A boa relação requer confiança, respeito e segurança sobre o que o outro diz ou faz. Assim, quanto mais honestos forem os colaboradores sobre qualquer aspecto que envolva a equipe e a empresa, mais se fortalecerá a comunicação e o relacionamento.

Proatividade

No geral, profissionais proativos são bons comunicadores por natureza. Com energia e disposição, costumam liderar as atividades e chamar o grupo a se mover em busca dos melhores resultados.

Contudo, nem todos apresentam as mesmas características, o que pode gerar conflitos e ruídos na comunicação interpessoal, ou fazer com que alguns se retraiam diante do excesso de iniciativa de outros.

É preciso estimular aqueles com dificuldade de expressão a participarem efetivamente das ações e planejamento. Nas reuniões, encorajar os colaboradores tímidos a falar sobre suas atividades pode ser uma boa estratégia para desenvolver a comunicação e proatividade.

A importância de o líder ter domínio da comunicação interpessoal

Fundo preto com abismo e duas pessoas de cada lado e o seguinte texto em rosa "Infográfico gratuito - Principais dificuldades de comunicação".

Mesmo para profissionais de alta performance com experiência e vivência trazidas de outras empresas, nem sempre é possível entender o que a organização ou gestores esperam do seu trabalho.

Nesse sentido, é responsabilidade do líder estabelecer a conexão entre os colaboradores e sintonizar as equipes aos objetivos da empresa. Para isso, qualquer profissional em posição de gestão ou liderança deve dominar a comunicação interpessoal.

A capacidade de oratória, sobretudo diante dos liderados, é fundamental de modo a transmitir confiança e segurança ao time. Para a equipe, o líder é um exemplo a ser seguido, logo, a forma que ele se expressa será referência de comunicação na empresa.

A liderança não deve apenas proferir palavras, mas usá-las estrategicamente para transmitir a mensagem com um tom de voz que seja, ao mesmo tempo, autoritário, conciliador e empático, entendendo a posição de cada um no projeto.

Um dos fatores da comunicação interpessoal da liderança é compreender a hora de falar e ouvir. Afinal, em um time capacitado, os profissionais certamente podem contribuir com ideias e sugestões que talvez não ocorram ao líder no momento.

Desse modo, a sabedoria de um líder está em usar os pontos fortes da equipe e melhorar as deficiências para alcançar a excelência. É a comunicação inteligente que possibilitará diálogos produtivos e institucionalizados.

Implementar a cultura do feedback contínuo pode ajudar nesse sentido. Com a oportunidade de dizer aos colaboradores em que podem melhorar e ouvir pontos de aprimoramento da própria gestão, a comunicação se torna afetiva e respeitosa, o que é bom para toda a empresa.

Se, depois de todas as investidas para melhorar a comunicação interpessoal, a empresa perceber que ainda não alcançou o patamar desejado, talvez seja o momento de contar com ajuda especializada.

4 dicas para uma boa comunicação interpessoal

Agora que você entende a importância da comunicação interpessoal, conheça dicas que vão te ajudar a realizar interações positivas no dia a dia. Listamos 4 boas práticas a seguir, acompanhe!

Esteja bem consigo mesmo

Em muitas situações, sentimentos e emoções mal gerenciados podem se projetar na nossa comunicação, alguns exemplos são:

  • reagir de forma excessiva;
  • sentir-se ofendido por ser questionado;
  • não ter força de vontade para colocar a própria opinião.

Além de buscar o desenvolvimento da inteligência emocional, podemos adotar alguns protocolos antes de uma conversa importante, para assim, estarmos no controle da situação:

  • anote todas as pendências em uma lista de tarefas para “esvaziar a mente”;
  • procure nomear os sentimentos ou emoções que estão te perturbando, como medo, ansiedade, euforia e felicidade;
  • indique que comportamento você costuma adotar quando está influenciado por esses sentimentos;
  • pense nos cuidados que precisam ser tomados para que as atitudes indesejadas não aconteçam;
  • inicie uma contagem regressiva mentalmente para se concentrar no momento.

Imagine, por exemplo, que uma pessoa é reativa quando está estressada. Caso tenha de participar de uma reunião em um dia difícil, ela pode se preparar para controlar sua reação ao ser questionada, como:

  • adotar um tom mais calmo;
  • pensar por alguns segundos antes de responder;
  • entender que o motivo da irritação é anterior à conversa etc.

Adéque o tom de voz

O tom de voz é um ponto de atenção na comunicação interpessoal. Afinal, consegue facilitar ou dificultar o entendimento, impactando a credibilidade de quem está falando.

Um primeiro trabalho para melhorar o tom de voz é tentar adotar uma postura adequada: coluna ereta, braços para trás e cabeça erguida. Com isso, você melhorará a passagem de ar pelos pulmões, precisando de menos esforço para chegar ao tom ideal.

Outra forma é o treino. Coloque um gravador de voz (ou celular) à distância equivalente a diferentes contextos de comunicação: na última cadeira da mesa de reuniões, em uma cadeira à frente para simular falas mais diretas, no meio do caminho para mesas em formato circular etc. Depois, pratique as variações de intensidade da voz, mudando a posição do aparelho, de modo a entender como falar a várias distâncias.

Ouça o interlocutor com atenção

A escuta ativa é tão importante quanto a fala na comunicação interpessoal. Para executá-la, é preciso mobilizar a energia e evitar que a mente se direcione para longe da conversa.

Você pode praticar, por exemplo, com vídeos ligados ao desenvolvimento pessoal. Ao reproduzir o conteúdo, tente prestar atenção do começo ao fim, sem distrações. Depois, resuma aquilo que entendeu do conteúdo.

Dessa forma, você pode começar a exercitar esse mesmo esforço de se atentar ao vídeo nas relações interpessoais, colocando foco total e se esforçando para entender o que as pessoas dizem.

Domine a linguagem corporal

Outro cuidado é a linguagem corporal. Os gestos e a postura devem refletir a intenção com que você fala. Por exemplo, se deseja ser incisivo, mas está com os ombros recolhidos e a cabeça baixa, provavelmente a mensagem será diferente do previsto.

Você pode realizar um exercício similar ao do tom de voz, mas com o recurso do vídeo. Grave-se simulando conversas em diferentes cenários e objetivos, por exemplo:

  • dar a notícia de uma demissão;
  • comunicar que uma pessoa foi promovida;
  • fornecer orientações sobre como realizar uma tarefa;
  • transmitir as informações de segurança sobre as saídas de emergência de um ambiente.

Depois, reveja a gravação e anote o que saiu da intenção no assunto abordado. Você pode usar categorias, como:

Pratique em dias alternados e repita o exercício algumas vezes. Essa categoria de aprendizado envolve mudanças em hábitos e movimentos do corpo. Logo, assim como outras habilidades, como arremessar uma bola, equilibrar-se em uma bicicleta ou digitar sem olhar o teclado, demanda algumas sessões para ser desenvolvida.

Como a SOAP pode te ajudar

A SOAP, acrônimo de “State of The Art Presentations”, é especializada em apresentações profissionais para auxiliar empresas, executivos, líderes e gestores a alcançarem excelência na hora de se comunicar, seja com o público interno ou externo.

Sabemos que a boa comunicação é um desafio, até mesmo para aqueles que ocupam cargos de liderança e são especialistas em suas áreas de atuação. A comunicação envolve transmissão clara e objetiva de ideais e nem todos estão devidamente preparados.

Com o curso “Comunique-se”, criamos uma metodologia pioneira que compreende uma estratégia bem definida, um roteiro que transforma as mensagens corporativas em uma verdadeira história, um suporte visual no estado da arte e um apresentador preparado para dar um show.

O curso tem foco direcionado aos profissionais de primeira liderança, ou aqueles que estão em busca de ascensão de carreira em diversas áreas. São pessoas conscientes da necessidade de uma boa comunicação interpessoal e do quanto ela é imprescindível para conduzir equipes e processos.

Nossa abordagem das diferentes competências comunicativas, voltadas à comunicação ampla, inteligência emocional, narrativa, entre outros, faz do nosso curso o único do mercado que aborda os diversos aspectos da comunicação de ponta a ponta.

A comunicação interpessoal pode parecer difícil de ser desenvolvida, mas, com os métodos e técnicas adequados, será possível transmitir a mensagem. O importante é saber que uma boa liderança será sempre uma eterna aprendiz e a troca de informações é o ponto-chave do aprendizado coletivo.

Se você gostou desse conteúdo e se interessou pela metodologia que oferecemos em nossa capacitação, confira 5 motivos para investir em um curso de comunicação e entenda como essa competência pode alavancar a sua carreira profissional!



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