O poder da comunicação não verbal para conquistar investidores

Imagine um CEO fazendo uma apresentação por meio da comunicação não verbal para conquistar investidores na intenção de atrair aportes de fundos de investimento para o seu negócio.

Treinamento SOAP
18/07/2017
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Imagine um CEO fazendo uma apresentação por meio da comunicação não verbal para conquistar investidores na intenção de atrair aportes de fundos de investimento para o seu negócio.

Agora, suponha que esse momento tenha sido transformado em uma gravação de 30 segundos, sem áudio ou legendas sobre o conteúdo falado. Multiplique essa situação por mais de 200 vezes.

Foi assim que, em 2015, professores das universidades americanas de Carolina do Norte — Chapel Hill, Michigan e Stanford conduziram uma pesquisa sobre o poder da comunicação não verbal na hora de atrair investimento.

O objetivo era checar se existe relação entre o valor proposto por investidores para as ações de uma empresa e o comportamento do presidente durante sua explanação.

O resultado foi positivo: os participantes ofereceram valores mais altos nas ações dos apresentadores com melhor comunicação não verbal. Ou seja, a linguagem corporal ajudou os profissionais a conquistar investidores.

Diante disso, elaboramos este artigo com informações importantes para você entender como a comunicação não verbal para conquistar investidores, pode ser a chave para impulsionar o seu negócio. Vem com a gente!

O que é comunicação não verbal?

A comunicação não verbal é aquele olhar que a sua mãe te dava quando você acabava de fazer algo errado. Ela não precisava emitir uma palavra para reprovar a sua atitude e ter que recorrer ao apoio do bom e velho chinelo.

Brincadeiras à parte, a comunicação não verbal é a maneira de comunicar que não utiliza os recursos da fala e da escrita. Entenda os meios que ela utiliza:

  • linguagem corporal (gestos, postura e expressões faciais);
  • aparência, vestuário e estilo de cabelo;
  • voz;
  • proxêmica (distância entre pessoas) e contato físico;
  • comunicação paraverbal (tom da fala e velocidade);
  • contato visual.

Para evitar confusão, essa comunicação não usa a fala. Mas, por exemplo, o tom e a velocidade no falar da comunicação verbal, fazem parte da comunicação não verbal e demonstra se o assunto é mais sério ou descontraído.

Quais são os erros comuns na comunicação não verbal?

Uma linguagem corporal inadequada pode transparecer insegurança e diminuir a confiança do investidor em sua empresa. A seguir, vão alguns erros comuns em comunicação não verbal e sugestões de como se portar para evitá-los. Confira!

Andar de um lado para o outro

Muitas vezes, o nervosismo toma conta do apresentador de tal forma que ele acaba se movimentando excessivamente, mesmo sem perceber. Ficar andando, sem parar, de um lado para o outro no palco é um exemplo. Ou então apoiar-se em uma das pernas e ficar “pendendo” de um lado a outro.

Esse tipo de atitude não agrega informação ao conteúdo de uma apresentação — nem reforçam a mensagem que você quer passar, nem facilitam o entendimento. Em vez disso, eles demonstram desconforto e nervosismo por estar ali. As pessoas podem não se dar conta explicitamente dos seus movimentos, mas tendem a ficar desconfortáveis na plateia.

Como consequência, você pode perder credibilidade, algo essencial em todas as apresentações profissionais. Para alguém investir nos seus projetos, é importante transmitir confiança em relação ao que diz, o que mostra que o seu negócio é promissor.

Quando subir no palco, a nossa dica é adotar uma postura neutra, com pernas e ombros paralelos ao corpo e a cabeça paralela ao chão. Conforme a apresentação avança, você pode se movimentar e se conectar com as diferentes pessoas da audiência. Sem exageros.

Gestos que não dizem nada (ou falta de gestos)

Existem alguns movimentos com as mãos que são comuns entre apresentadores ansiosos, chamamos “movimentos manipulatórios”. Alguns exemplos são:

  • tirar, colocar, ou girar anéis e alianças;
  • mexer no cabelo o tempo todo;
  • apertar o botão da caneta incessantemente;
  • outras ações visivelmente no “piloto automático”.

Ou seja, o palestrante não as faz intencionalmente, mas, sim, por força do hábito, muitas vezes, sem nem se dar conta.

Já os gestos são diferentes. Eles são importantes reproduções dos nossos pensamentos, ajudam a dar dinamismo à fala e a reforçar o que queremos dizer. Pense em um apresentador que não realiza nenhuma movimentação.

Exceto se o discurso for muito interessante, a probabilidade de que a audiência se entedie em poucos minutos é maior.

Por isso, é essencial em apresentações profissionais a presença dos gestos simultaneamente:

  •  naturais;
  •  intencionais;
  • condizentes com a fala.

Expressões faciais inadequadas ao contexto

Um dos primeiros aspectos que a audiência nota em um apresentador é o seu semblante. Antes de começar a falar ou se movimentar no palco, é a nossa expressão facial que fica evidente.

Ainda que, mais uma vez, a plateia nem se dê conta de que está reparando nisso. Mesmo que de maneira inconsciente, ao bater os olhos no rosto de outra pessoa, já começamos a julgar e a formar percepções.

Adotar uma expressão muito fechada, por exemplo, pode fazer com que você pareça arrogante ou antipático. No extremo oposto, sorrir o tempo inteiro pode não ser apropriado para abordar alguns assuntos.

Aqui, mais uma vez, é essencial que haja uma adaptação ao discurso. Caso o tema tratado seja mais animado, como as conquistas de sua empresa, é indicado esboçar uma expressão mais sorridente. Caso não seja um assunto positivo, o melhor é adotar uma expressão facial neutra — nem muito séria, nem feliz.

Além disso, fazer um estudo sobre o seu público é essencial. Dependendo das pessoas com quem conversamos, determinado semblante é mais apropriado que outro. Por exemplo, algumas empresas são formais e exigem seriedade. Já outras são “descoladas” e valorizam a espontaneidade.

Virar as costas para a plateia

Para não perder a conexão com o público, evite virar as costas para a plateia no momento de apresentar slides. No caso de precisar mostrar algo, fique de lado e use canetas com apontadores a laser. Portanto, esse é um erro bem simples de resolver.

Dica de prática importante para comunicação não verbal

Uma alternativa para melhorar a linguagem corporal é a simulação. Fique em pé e discorra sobre o que você falará na hora H como se fosse o grande dia. Faça isso até você se sentir confiante de que tudo está na ponta da língua — e do corpo.

Como treinamentos podem ajudar na comunicação verbal para conquistar investidores?

Assim, com a simulação na frente do espelho, os treinamentos podem ajudar na comunicação verbal para conquistar investidores. Um dos motivos disso é que com cursos de aprimoramento profissional, além de desenvolver habilidades, você se mantém atualizado diante das novidades do mercado.

E, se tratando de experiência em apresentações, a SOAP é referência nesse mercado. Já são duas décadas preparando empresas e executivos a alcançarem alto desempenho em apresentações estratégicas e reuniões decisivas.

Desde 2003, a SOAP criou mais de 15 mil apresentações para cerca de 2.200 empresas, tanto no Brasil como em outros 26 países na América e Europa e já treinou mais de 30 mil pessoas. É por conta de toda essa competência e ofertas que a SOAP significa muito mais do que “Apresentações no Estado da Arte”. SOAP significa “Você no Estado da Arte”.

Para ajudar na comunicação não verbal para conquistar investidores, sugerimos o treinamento SOAP Comunicação interpessoal. Essa é certamente, uma poderosa ferramenta para otimizar os resultados em momentos decisivos.

Este curso aborda conceitos de comunicação fundamentais para profissionais que pretendem obter melhores resultados em suas interações.

O participante conseguirá avançar em direção aos seus objetivos por meio da comunicação, construindo melhor suas relações interpessoais, a partir de técnicas de Neurociência e Programação Neurolinguística (PNL).

Então, diante dessas informações e dicas, está preparado para produzir apresentações com uso da comunicação não verbal para conquistar investidores? Não perca tempo, consiga dinheiro para acelerar o crescimento da sua empresa.

Ah! Sempre que tiver alguma, sinta-se à vontade e leia esse material novamente.

Conheça com mais detalhes o curso SOAP comunicação interpessoal. Como mencionamos acima, esse treinamento vai acelerar o seu conhecimento em comunicação não verbal para conquistar investidores.

Fundo preto com abismo e duas pessoas de cada lado e o seguinte texto em rosa "Infográfico gratuito - Principais dificuldades de comunicação".

Fonte: https://blogs.wsj.com/moneybeat/2015/08/13/can-you-judge-an-ipo-by-its-ceo/



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