Conheça os 7 melhores livros sobre storytelling

Especialistas da SOAP compartilham as obras que recomendam para quem quer aprender mais sobre storytelling

Treinamento SOAP
31/08/2023
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Se você já acompanha o blog da SOAP há algum tempo, certamente já deve ter visto alguns conteúdos falando sobre a importância de contar boas histórias para uma comunicação assertiva. E uma maneira eficiente de aprender mais sobre o assunto é investir nos livros sobre storytelling

Para contextualizar quem pode estar um pouco perdido no assunto, o storytelling refere-se à arte de contar histórias de maneira criativa e persuasiva, de maneira que capte a atenção do seu público até que toda mensagem seja transmitida. 

Essa construção pode se dar de diferentes maneiras: por meio de vídeo, áudio, imagens e, claro, textos. 

É verdade que algumas pessoas já têm uma habilidade natural para criar narrativas atraentes. Mas não só é possível, como recomendado, buscar referências que possam auxiliar nesse processo de desenvolvimento da narrativa. 

Para ajudar quem está em busca de livros sobre storytelling, a SOAP pediu a seus especialistas para recomendarem boas opções de obras, excelentes sugestões para profissionais que buscam se aprofundar no assunto. Confira as dicas! 

Leia também: Você sabe o que é storyline? Entenda o seu papel no storytelling 

Como os livros podem ajudar a aprender sobre storytelling 

Conforme já mencionado, os livros são uma valiosa ferramenta para aprender sobre storytelling. Eles oferecem insights, técnicas e exemplos que ajudam a aprimorar a compreensão e habilidades nessa área.  

Além disso, há opções que exploram os princípios fundamentais do storytelling, como estrutura de trama, desenvolvimento de personagens e conflito, enquanto outros compartilham técnicas de escrita, como criação de diálogos autênticos e descrições. 

Há, ainda, opções que incluem exercícios práticos para aplicar os conceitos aprendidos, como escrever pequenas histórias ou reimaginar cenas, e também as que oferecem dicas valiosas sobre como superar desafios na escrita. 

Homem negro sentado no sofá com um livro na mão e de frente para um notebook em cima de uma mesinha
Livros são instrumentos para aprender sobre storytelling

Usar livros sobre storytelling para estudar o tema ajuda o leitor a identificar diferentes estilos narrativos para, a partir daí, desenvolver seu estilo pessoal.  

No entanto, somente a prática consistente e escrita regular vão ajudar os profissionais a criarem experiências sólidas e aprimorarem suas habilidades de storytelling. 

Leia também: Storytelling para negócios: venda mais contando boas histórias! 

7 livros sobre storytelling para você conhecer 

#1. Story, Robert McKee 

A obra do professor de escrita criativa Robert McKee é uma verdadeira aula sobre como construir boas histórias, usando como exemplo o cinema. O professor analisa mais de cem filmes para identificar os elementos que compõem boas narrativas, ainda que diferentes entre si. 

O livro é didático até mesmo para quem não tem familiaridade com o assunto. McKee aborda definições básicas, como o que é uma cena, uma sequência ou um clímax de ato. Além disso, desvenda os mistérios de estruturas tidas como padrão, como a estrutura de três atos, apresentando outras possibilidades. 

Por fim, o livro ainda detalha a importância do tema, ambiente, atmosfera e personagens para as histórias e extrapola os fundamentos da composição para mostrar como criar conflitos que separam os clássicos do clichê. 

#2. História & Roteiro, Thiago Fogaça 

Recém-lançado no mercado, o livro História & Roteiro, do escritor Thiago Fogaça, mescla teoria e prática para explicar como escrever um bom roteiro, trazendo como embasamento a psicologia e exemplos do dia a dia. 

O objetivo da obra é trazer uma nova perspectiva para a criação de narrativas interessantes. Iniciante ou não, todos podem se aventurar pelo mundo da escrita e contar boas histórias. O livro coloca perspectiva para a função mais básica desse processo: compartilhar experiências humanas que nos fazem exercitar nossas emoções. 

#3. Actionable Gamification, Yu-Kai Chou 

Seguindo a lista de livros sobre storytelling indicados por especialistas da SOAP, o Actionable Gamification, de Yu-Kai Chou, traz uma proposta diferente. 

Essa obra é centrada na nova era da gamificação e do design e como a mecânica dos jogos e a psicologia funcionam dentro dessa nova dinâmica. 

A proposta da obra é oferecer uma perspectiva sobre como aliar gamificação, design e psicologia para criar experiências envolventes e bem-sucedidas nos games, mas também no local de trabalho, marketing e vida pessoal. 

#4. Manual do Roteiro, Syd Field 

Manual do roteiro, do renomado Syd Field — considerado o guru do roteiro cinematográfico —, é um dos livros mais recomendados para quem quer aprender sobre a arte do storytelling. 

O livro ensina sobre a técnica de elaborar bons roteiros e é considerado uma obra essencial para quem deseja trabalhar no mercado do cinema ou da TV. Mas mesmo quem não atua nesse setor pode ter bons insights a partir dessa leitura. 

O manual, como sugere o nome, dá todas as dicas para o desenvolvimento de um roteiro, desde a ideia inicial do texto, o desenvolvimento de personagens, elaboração de cenas e finalização da história. Ou seja, todos os elementos para a construção de uma boa narrativa. 

#5. Ressonância: apresente histórias visuais que encantem o público, Nancy Duarte 

Criar apresentações capazes de informar, inspirar e persuadir o público é um desafio. Especialmente porque muitos comunicadores não conseguem, de fato, se conectar com seu público. O que o livro Ressonância propõe é, justamente, ajudar os apresentadores a trabalharem sua comunicação visual. 

A autora usa como abordagem a ideia de que a construção de uma apresentação se assemelha com a escrita de um documentário e é dessa forma que é possível transmitir ao seu conteúdo paixão e impacto. 

Além disso, Nancy cita como exemplo os melhores oradores da história, dissecando as apresentações e extraindo o que há de mais eficiente em cada, trazendo uma visão única. Além disso, o leitor aprende a gerar contrastes na narrativa. 

#6. O poder dos momentos: o porquê do impacto extraordinário de certas experiências, Chip Heath e Dan Heath 

Os momentos positivos e memoráveis da vida humana são marcados por quatro elementos principais: elevação, insight, orgulho e conexão. A proposta do livro é mergulhar nos mistérios da experiência para entender como nossas memórias se formam e nossas relações se constroem. 

Além disso, Chip e Dan Heath exploram histórias de pessoas que criaram momentos marcantes para nos mostrar que todos temos a capacidade de transformar experiências irrelevantes em algo inesquecível. 

Apesar de não tratar explicitamente sobre storytelling, o livro pode servir de grande inspiração para quem quer aprender sobre o tema, afinal, narrativas são sobre criar experiências memoráveis. 

#7. O herói de mil faces, Joseph Campbell 

Para fechar a lista de livros sobre storytelling para você conhecer, a obra O herói de mil faces, do mitologista, escritor, conferencista e professor universitário Joseph Campbell, é considerada a bíblia dos storytellers. Apesar de ter sido publicado originalmente em 1949, o livro influencia contadores de história até os dias atuais. 

Foi Campbell que introduziu, pela primeira vez, o conceito da Jornada do Herói, também conhecido como Monomito, que até hoje é utilizado na TV, no cinema, na literatura e nos games. 

O autor, que se dedicou por anos nos estudos da mitologia universal, defende a ideia de que todas as histórias seguem uma mesma estrutura há séculos. A exemplo de Apolo, Thor, Buda e outros numerosos protagonistas das religiões, das mitologias, dos contos de fada e do folclore universal. 

Campbell explora o relacionamento entre os símbolos atemporais de cada herói e os utiliza como ponto de partida para nos ajudar a compreender essa jornada. 

Como a SOAP pode ajudar a melhorar seu storytelling? 

A tecnologia e as redes sociais reformularam as dinâmicas com as quais estávamos acostumados. Hoje, temos acesso a uma gama variada de canais de contato e as possibilidades de criar narrativas distintas se ampliaram significativamente.  

Dessa forma, impactar audiências de maneira emocional e racional se tornou muito mais complexo. 

Para ajudar quem está em busca de melhorar suas técnicas de storytelling, a SOAP oferece um workshop exclusivo, que convida você e sua empresa a explorarem algumas técnicas de storytelling para atrair a atenção do seu público e conduzi-los aos seus objetivos.  

É possível criar histórias emocionantes e aplicáveis em diferentes contextos corporativos, como construção de roteiros e briefings, campanhas publicitárias, lançamentos de produtos, vídeos, lives e podcasts. 

No treinamento, você e sua equipe vão aprender sobre: 

  • Histórico do storytelling no mundo e sua importância para a vida social; 
  • Aplicabilidade e UX no universo das histórias; 
  • Panorama: do objetivo à moral da história; 
  • Conquistando a audiência pelas emoções, com base na neurociência; 
  • Métodos diferentes = Objetivos e audiências diferentes: Atos, Jornada do Herói, Jornada da Heroína e Kishotenketsu; 
  • Semiótica das histórias: aprofundamento nas diferenças e no impacto que cada canal de comunicação tem sobre a mensagem; e 
  • Estruturação de narrativa em diversos contextos de trabalho. 

Ficou curioso e quer conhecer mais? Converse com um de nossos especialistas! 



Posts Relacionados

Meta SMART: o que é e como aplicar em sua estratégia de comunicação?

Treinamento
29/02/2024
leia agora

Comunicação interpessoal e intrapessoal: quais são as diferenças?

Comunicação
28/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França