Conheça 7 livros para desenvolver a comunicação assertiva 

Diferentemente do que muitos acreditam, saber se comunicar bem é uma habilidade que pode ser treinada.

Treinamento SOAP
28/03/2023
6 min. de leitura
Reading Time: 6 minutes

Diferentemente do que muitos acreditam, saber se comunicar bem é uma habilidade que pode ser treinada. Inclusive, atualmente há no mercado uma série de livros para desenvolver a comunicação assertiva e que podem ser boas fontes de consulta. 

Embora a comunicação seja algo inerente a todas as pessoas, ela vive permeada por estereótipos que muitas vezes não traduzem a realidade. Por exemplo, o de que só se comunica bem quem tem habilidades de oratória. 

É claro que esse é um aspecto muito importante, e que deve ser desenvolvido por todos, mas a comunicação vai muito além disso, passando por pontos relacionados à linguagem corporal — que engloba as expressões faciais e os gestos — e à escrita. 

Existem diferentes maneiras de desenvolver uma comunicação assertiva. E usar os livros como aliados é uma delas. 

Felizmente, o mercado literário tem crescido nos últimos anos, abrindo espaço para que novos autores explorem diferentes assuntos da literatura não ficcional, como dicas eficientes para quem quer melhorar suas habilidades de comunicação. 

7 livros para desenvolver a comunicação assertiva 

A leitura pode assumir um papel importante para quem quer desenvolver suas habilidades de comunicação. Além de ser uma forma de investir na própria evolução pessoal e profissional, é um dos métodos mais eficazes para quem quer adquirir novos conhecimentos e melhorar sua atuação no mercado.  

Com o avanço da tecnologia, ficou ainda mais prático incorporar esse hábito na rotina, visto que hoje temos à disposição e-readers e aplicativos de celular que facilitam o acesso aos livros digitais. 

Para ajudar quem está em busca de livros para desenvolver a comunicação assertiva, a equipe da SOAP separou uma lista com 7 indicações para diferentes perfis. Confira: 

#1. Comunicação assertiva: aprenda a arte de falar e influenciar 

Nesse livro, a fonoaudióloga empresarial, palestrante e consultora especialista em comunicação, Débora Brum, concilia teoria e prática para ajudar quem precisa desenvolver técnicas, ferramentas e estratégias para se comunicar com assertividade. 

A obra tem como fundamento que mais importante que falar é saber como falar, despertando a atenção dos ouvintes e transmitindo as informações necessárias de maneira consistente. 

O livro conduz os leitores por uma trilha de conhecimento sobre o universo da comunicação que aborda temas, como: 

  • Como a forma de falar pode impactar o dia a dia dos profissionais; 
  • Quais são os principais problemas de comunicação atualmente; 
  • Como diferentes ferramentas de comunicação podem ajudar e quais são elas; 
  • Quais são os estilos de comunicação; 
  • Os principais fatores que prejudicam as pessoas na hora de se comunicar;  
  • As premissas para desenvolver uma comunicação assertiva; e 
  • Dicas para falar bem em público. 

#2. Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais 

A comunicação ineficaz é um dos grandes problemas que afetam não só a vida pessoal, como o dia a dia no trabalho. E a realidade é que muitas discussões poderiam ser evitadas, ou amenizadas, simplesmente ajustando o tom das conversas e o modo de falar. 

Em “Comunicação não violenta”, o psicólogo Marshall B. Rosenberg aborda os desafios de manter boas relações com as pessoas em um mundo cheio de conflitos. O segredo está em saber ouvir o que de fato a outra pessoa está falando. 

Best-seller no Brasil e no mundo, o livro apresenta valores e princípios da comunicação não violenta, cujo conceito está relacionado à capacidade de resolver conflitos de maneira pacífica em uma discussão, mantendo a empatia, compaixão, cooperação e o respeito durante o diálogo. 

#3. Os segredos da boa comunicação no mundo corporativo 

Nesse livro, o escritor e colunista Reinaldo Polito e a professora, palestrante e escritora Rachel Polito  apresentam dicas para ajudar os leitores a aprimorar suas habilidades de desenvolver apresentações (presenciais ou online) em diferentes circunstâncias. 

Os autores ainda abordam técnicas apropriadas de comunicação, que permitem que cada um consiga se expressar bem à sua maneira. Além disso, ensinam como improvisar em diferentes situações, como nas conversas do dia a dia ou até mesmo em palestras.  

Entre outras abordagens, o livro ensina: 

  • Meios para se aproximar do público, interagir e conquistar os ouvintes; 
  • Segredos para conquistar e manter a atenção das pessoas, seja em uma roda de amigos, entre familiares ou colegas de trabalho; 
  • Como apresentar projetos, propostas e produtos; 
  • Técnicas do Elevator Pich
  • Técnicas de Storytelling; e  
  • Se comunicar com clareza e objetividade. 

#4. Comunicar para liderar 

A comunicação pode ser um desafio ainda maior para quem assume uma posição de liderança. Nesse livro, a professora e fonoaudióloga Leny Kyrillos e o jornalista e palestrante Milton Jung, exploram diferentes aspectos que podem interferir em uma boa comunicação, como a linguagem corporal e a imagem. 

Também falam sobre a importância de os líderes praticarem a chamada escuta ativa, ou seja, a capacidade de ouvir com atenção e interesse o que a outra pessoa quer comunicar. 

O livro ainda apresenta dicas práticas para quem quer mudar seus hábitos e melhorar sua comunicação e enfrentar os desafios de lidar com diferentes audiências no dia a dia. 

#5. Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas 

Esse é um livro mais técnico, que analisa as ideologias sustentadas pela linguagem e apresenta ferramentas para o desvelamento das relações de poder. 

Partindo de um ponto de vista que traz fatores éticos para o centro da discussão, a análise de discurso crítica pode ser aplicada no contexto da correção de desvantagens sociais, ao mesmo tempo em que os conflitos sociais exigem uma descrição da realidade para compreensão das articulações ou arranjos sociais. 

Na obra, os autores José Ribamar Lopes Batista Jr., Denise Tamaê Borges Sato e Iran Ferreira de Melo analisam todas essas questões e desmistificam conceitos para os que desejam trabalhar com essa abordagem. 

#6. A argumentação no discurso  

Esse é outro livro mais técnico e ideal para quem quer desenvolver seu olhar crítico sobre a argumentação. 

Na obra, a especialista em Análise do Discurso Ruth Amossy, aborda assuntos relacionados à retórica e às teorias da argumentação. Em um primeiro momento, a autora apresenta as abordagens contemporâneas e a maneira como estão ligadas à retórica clássica. 

Depois disso, nos capítulos seguintes, Ruth se concentra nos diferentes aspectos que compõem a análise argumentativa. A proposta do livro é, justamente, oferecer um modelo para análise do discurso e o estudo dos textos de comunicação. 

#7. Os gêneros do discurso 

Por fim, essa obra apresenta ensaios de Mikhail Mikhailovich Bakhtin, filósofo e pensador russo, com suas novas ideias sobre a natureza da língua. 

Em resumo, o livro explora a concepção bakhtiniana para a linguagem e a importância da questão dos gêneros para a compreensão da língua e da cultura. Além disso, propõe uma discussão sobre a oração e o enunciado. 

Benefícios de aprender com os livros 

Com tantas possibilidades disponíveis, como cursos, workshops, palestras e até mesmo dicas nas redes sociais, você pode estar se perguntando: por que ler livros para desenvolver a comunicação assertiva? 

O fato é que o hábito da leitura pode servir como uma ação complementar no seu processo de desenvolvimento e trazer outros benefícios, além do conhecimento disponível naquela obra. 

Por exemplo, o desenvolvimento do senso crítico. Ou seja, a capacidade de analisar de forma mais racional os acontecimentos à sua volta, sendo inclusive capaz de formular opiniões com base em seus conhecimentos. 

Homem caminhando em frente a uma estante de livros
A leitura pode ajudar no desenvolvimento do senso crítico

Esse ganho em repertório ajuda o leitor a aumentar sua capacidade de persuasão, uma habilidade essencial para quem quer se comunicar de maneira assertiva e saber negociar. 

A leitura também é uma ótima ferramenta para conhecer novas palavras e construções de frases, ampliando o vocabulário do leitor. Isso consequentemente se reflete nas habilidades de escrita, com ideias mais desenvolvidas e sem erros ortográficos ou gramaticais.  

Ler ajuda a melhorar sua concentração e criatividade. Ao ler um livro, seja qual for o assunto, é muito comum o leitor se pegar imaginando cenário, personagens, cenas e esse é um exercício muito eficaz para treinar a parte criativa do cérebro. 

Quanto à concentração, esse também é um excelente exercício, uma vez que é necessário manter a atenção no que se está lendo, para obter compreensão total da obra. Por fim, o hábito da leitura é uma forma de investir no seu autodesenvolvimento contínuo, visto que é uma forma simples de aprender novos conceitos no dia a dia. 

Outras formas de desenvolver a comunicação assertiva 

Apesar de ser uma das competências mais valorizadas no mundo corporativo, muitas pessoas ainda têm dificuldade de se comunicar de maneira assertiva. No entanto, essa pode ser uma forma não só de melhorar o relacionamento interpessoal, como auxiliar profissionais de diferentes áreas a alcançarem resultados melhores. 

A SOAP desenvolveu um workshop que reúne as principais estratégias para quem quer melhorar suas habilidades de comunicação e inteligência social da sua equipe.

Além de apresentar conceitos relacionados ao perfil comunicativo, às estratégias de comunicação em canais digitais e à argumentação e escuta ativa, o treinamento aborda outros ensinamentos importantes para quem quer se comunicar melhor, como: 

  • O impacto da imagem do comunicador; 
  • Tipos de comunicação: passiva, agressiva e assertiva; 
  • Feedback e comunicação empática; 
  • O poder da escuta ativa; 
  • Construção de imagem pessoal com intencionalidade; 
  • Estruturação de mensagem de forma persuasiva e assertiva. 

Quer conhecer mais detalhes sobre o “Workshop Comunicação Assertiva” e aumentar o engajamento do seu público-alvo? Converse com um de nossos especialistas e saiba mais! 



Posts Relacionados

O que é comunicação assíncrona? Conheça 4 exemplos 

Comunicação
13/06/2024
leia agora

O que é mentoria profissional? Saiba como funciona e por que fazer

Treinamento
31/05/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França