Storytelling para negócios: venda mais contando boas histórias!

O investimento em boas técnicas de divulgação pode trazer resultados muito positivos para o seu negócio.

Treinamento SOAP
03/03/2023
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O investimento em boas técnicas de divulgação pode trazer resultados muito positivos para o seu negócio. Boas histórias têm grandes poderes, quando contadas de uma maneira estratégica. Assim, se criam mais conexões e fidelização de clientes.

Por essa razão, o storytelling para negócios pode alavancar o sucesso de vendas no geral. Inclusive, existe uma área específica para essa atividade, o Storyselling — técnica que envolve contar uma história para vender um produto ou serviço

Continue a leitura e aprenda criar ações efetivas nas negociações. Neste post, abordaremos tudo sobre o poder do storytelling para negócios!

O que é storytelling para negócios

Storytelling para negócios é uma técnica de comunicação que consiste em contar histórias que promovam ou incluam uma empresa, ou produto, aos valores, crenças e desejos de seus consumidores. 

Essa técnica é uma forma poderosa de conectar-se com as pessoas e fazer com que se sintam atraídas pelo que a empresa tem a oferecer. Ele pode ser usado em situações diferentes, como:

  • anúncios publicitários;
  • discursos;
  • sites corporativos;
  • redes sociais. 

Assim, o storytelling para negócios consegue atrair e engajar clientes, conquistar investidores, motivar equipes, vender mais e consequentemente, trazer mais lucratividade. Mas essa abordagem envolvente não é uma tarefa nada fácil!

Afinal, conseguir a atenção das pessoas é um grande desafio no mundo moderno. Essa dificuldade decorre da quantidade exacerbada do alcance da mídia. São tantas opções disponíveis que se torna necessário implementar algo inovador para atrair clientes.

É por isso que investir em mecanismos de storytelling faz total diferença, ou seja, usar recursos que estão além das palavras para contar histórias. São estímulos persuasivos que alcançam o público de maneira envolvente.

Um clássico exemplo são os recursos audiovisuais. Eles criam experiências marcantes no público e causam uma sensação de empatia. Se trata realmente de incitação de impulsos e gatilhos mentais.

Até porque, comprar é um ato cercado de questões emocionais (subjetivas). Claro que, de algum modo, a pessoa quer ou precisa de algo. No entanto, as aquisições — ou a quantidade delas — são por emoção. Assim, entender a relevância do storytelling vale muito a pena. 

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas na sequência.

Confira os benefícios do storytelling para negócios

Uma história de sucesso bem contada pode ser determinante entre uma venda e um cliente perdido. Narrativas e depoimentos têm grande relevância para o crescimento de uma empresa, pois deixa mais fácil o caminho de impressionar, emocionar e convencer um cliente em potencial.

Continue por aqui e fique por dentro de alguns aspectos positivos de usar essa ferramenta dentro de sua organização!

Engajamento de clientes

A criatividade será um diferencial para que essa meta seja atingida. No entanto, existem recursos que podem te auxiliar. Por exemplo, as redes sociais são um ótimo caminho para isso, desde que conte com a abordagem certa.

Na hora de mensurar o êxito de uma publicação, os algoritmos da internet utilizam métricas. Mas, sem dúvidas, a quantidade de engajamento é a questão mais relevante. Isso porque não se trata apenas do volume de compra que o cliente realiza, mas a forma que ele percebe a empresa. 

Essa consistência no atendimento é uma das formas de melhorar cada vez mais o modo de trabalho. Se o estabelecimento estiver recebendo curtidas nas redes sociais e comentários bons, pode ter certeza que aumentará o engajamento.

É uma oportunidade, inclusive, para se contar uma boa história. Afinal, a experiência do público em relação ao serviço gera um feedback interessante.

Colaboradores mais motivados

O storytelling no setor de empresas tem um papel que vai muito além de conquistar clientes. Ele tem uma função muito bacana em relação ao contato com os colaboradores. É uma boa maneira de avaliar o desempenho e motivar os empregados a buscarem metas.

Além disso, pense na importância de a organização ser bem avaliada. Pesquisas que apontam a satisfação do funcionário em trabalhar em determinado local fomentam o contentamento.

Essa cultura motiva muito os trabalhadores e isso faz com que eles trabalhem mais impulsionados. Consequentemente, mais vendas você consegue e o consumidor fica realizado.

Diversificar formatos também é interessante. Aplicar o storytelling por meio de treinamentos motivacionais permite a criação de narrativas que aproximam mais as relações. Logo, facilita o entendimento de uma mensagem que o empresário deseja passar.

Boas histórias marcam momentos. Fuja do padrão, seja consciente e criativo na maneira de se relacionar com os colaboradores. Crie pontes e tenha certeza que por meio dessas ferramentas a empresa pode colher bons retornos.

Investidores mais atraídos

Outro aspecto significativo é entender que os investidores fazem parte da composição da vitória. Todo empreendimento necessita de investimento para crescer. Nesse ponto, instituir técnicas de argumentação melhora bastante o poder de convencimento.

O storytelling para negócios oferece o privilégio da exposição de ideias acertadas e pessoais. É mais simples cativar um investidor a corroborar com o seu projeto quando você conta a história do empreendimento.

Esse contato mais pessoal de contar as motivações é muito promissor. É uma ferramenta autêntica que aproxima os empresários. Para melhorar a experiência, faça apresentações envolventes e conte a história do seu negócio de maneira fluida, leve e menos didática.

Veja 3 dicas para usar o storytelling para negócios

Confira a seguir como concretizar a ideia de uma vez por todas.

1. Seja um influenciador

Existem várias formas de contar uma história. Quando ela é estruturada do jeito certo, gera empatia de quem está ouvindo. No storytelling para negócios, um bom discurso é chave para inspirar o engajamento

Invista em profissionais que podem auxiliar você a realizar essa influência. Ela pode engajar seu público de uma maneira que você nunca imaginou.

2. Busque contar histórias em formatos diferentes

Não se limite a divulgar os serviços de maneira rasa. O contato com o cliente pode ser visual, por escrito, por mídias, dentre outros. Analise antes o que funciona e inove! Cada pessoa entende a informação de uma maneira — na área comercial isso é muito relevante.

Dessa forma, use técnicas diferentes como: 

  • vídeos;
  • fotos;
  • portfólios;
  • áudios;
  • muito mais. 

Os treinamentos corporativos, com certeza, ajudam você a alcançar esse objetivo. As habilidades de comunicação são transformadoras em qualquer cenário e isso consegue mudar tudo!

3. Tenha cuidado com os excessos

Apesar de a comunicação ser fundamental para ter destaque, tenha cuidado com os excessos. Além disso, defina estrategicamente como a medida será tomada. Separamos alguns exemplos para você entender o prejuízo que o exagero pode causar: 

  • não disponha de dados desnecessários para o andamento do discurso;
  • não indique personagens ou informações genéricas. Isso passa uma ideia rasa na história;
  • busque despertar a empatia do público;
  • prefira contar histórias reais e mostre dados referenciais de sucesso;
  • para envolver o ouvinte, não seja muito objetivo. Passe pela história reportando detalhes e curiosidades;
  • Evite ser redundante e alongar muito determinado ponto.

Entenda como o SOAP StorySelling pode ajudar a empresa

Com o treinamento SOAP StorySelling, é possível saber como usar a técnica de forma focada para negócios e alavancar as vendas na organização.

A SOAP é uma empresa especializada em apresentações e treinamentos profissionais, que já se encontra a pelo menos 20 anos no mercado e ajuda diariamente muitos empresários a alcançarem a alta performance em apresentações estratégicas.

Com metodologia exclusiva, a SOAP já produziu mais de 15 mil exibições no Brasil e no mundo, treinando mais de 30 mil pessoas!

Diante de tantas inovações, tornou-se extremamente necessário explorar novas técnicas. Invista em um curso de storytelling para negócios e tenha tudo o que você precisa para alavancar sua instituição.

Curtiu o artigo? Conheça mais sobre o SOAP StorySelling, mude completamente seu aproveitamento e lucre cada vez mais!

fundo preto com os personagens "Wood e Garfinho" de Toy Story ao fundo e o seguinte texto: "Afinal o que é Storytelling"


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