Como fazer um discurso persuasivo para convencer a audiência?

Um discurso persuasivo é o resultado de uma preparação cuidadosa e da conexão com a audiência.

Treinamento SOAP
25/04/2024
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Você já se perguntou qual é o segredo por trás de um discurso persuasivo? Daqueles que realmente cativam e influenciam a audiência?

Seja para conquistar investidores em uma reunião, vender uma ideia ou simplesmente inspirar alguém, essa arte é uma poderosa ferramenta para conseguir alcançar o objetivo desejado em apresentações e treinamentos. 

Saiba como se preparar para um discurso envolvente 

Fazer um discurso persuasivo não é usar uma sequência de palavras bem escolhidas; é o resultado de uma preparação cuidadosa.  

Durante a fase de preparação, o orador tem a oportunidade de mergulhar profundamente no assunto que será abordado, tornando-se um verdadeiro especialista capaz de transmitir confiança e credibilidade à sua audiência.  

Além disso, a preparação envolve a identificação e adaptação da mensagem de forma personalizada para atender às necessidades e interesses específicos da audiência. 

“Linguagem persuasiva não se trata de linguagem agressiva, mas que seja boa para ambos (locutor e audiência).” Edu Adas, sócio fundador da SOAP 

Veja só o exemplo de como conseguir se preparar:  

Vamos imaginar que você seja um empreendedor prestes a lançar uma startup inovadora em uma competição de investidores.  

Para garantir o sucesso do seu discurso, você se dedica à fase de preparação. Pesquisa profundamente sobre o mercado-alvo, identifica as principais tendências e analisa o comportamento dos investidores. Com essa base de conhecimento, você pode moldar sua apresentação de forma que destaque os diferenciais do seu produto e as oportunidades de crescimento. 

Além disso, você define claramente os objetivos do seu discurso persuasivo: conquistar o interesse dos investidores, transmitir confiança na viabilidade do seu negócio e garantir o financiamento necessário para levar sua startup adiante. 

É importante, nesse exercício, criar conexão com o público, para ser ainda mais eficiente. 

7 passos para fazer um discurso persuasivo 

#1 Entenda o seu público 

O primeiro passo para um discurso persuasivo é entender quem são seus ouvintes. Qual é o seu background? Quais são seus interesses e preocupações? A pesquisa prévia é fundamental para adaptar seu discurso às necessidades e expectativas da audiência. 

#2 Defina o objetivo 

Antes de começar a redigir seu discurso, tenha clareza sobre o que você quer alcançar. Você deseja que sua audiência tome uma decisão específica? Quer inspirá-los a agir de determinada maneira? Defina seu objetivo com precisão para orientar o desenvolvimento do discurso. 

#3 Estruture o seu discurso 

Uma estrutura bem definida é a espinha dorsal de um discurso persuasivo. Comece com uma introdução envolvente para capturar a atenção da audiência, desenvolva seus argumentos de forma lógica e conclua com um fechamento impactante que reforce sua mensagem principal. 

Aqui na SOAP usamos a metodologia de 3 atos para construir a estrutura.  

#4 Crie uma conexão emocional 

As pessoas são mais propensas a serem persuadidas quando se sentem emocionalmente conectadas ao orador e à sua mensagem. Use histórias pessoais, exemplos reais e linguagem emocionalmente carregada para criar essa conexão e ganhar a simpatia da audiência. 

#5 Use evidências e argumentos convincentes 

Uma base sólida de evidências e argumentos é essencial para sustentar sua posição e persuadir sua audiência. Apresente dados relevantes, fatos verificáveis e exemplos concretos para apoiar seus argumentos e aumentar sua credibilidade. 

#6 Monte um storytelling eficaz 

O storytelling é uma ferramenta poderosa para envolver o público e transmitir sua mensagem em um discurso persuasivo. Use narrativas envolventes para ilustrar seus pontos principais e criar um impacto emocional que ressoe com sua audiência. 

Além disso, figuras de linguagem, como metáforas, analogias e antíteses, podem tornar seu discurso mais cativante. Mas use esses recursos com moderação para enfatizar pontos importantes e criar momentos de impacto ao longo do discurso. 

#7 Pratique o discurso e faça um encerramento impactante 

A prática é fundamental para aprimorar suas habilidades de comunicação e persuasão. Faça ensaios do seu discurso, peça feedback de colegas ou mentores e esteja aberto a ajustes e melhorias. Quanto mais você praticar, mais confiante e eficaz se tornará como orador persuasivo. 

O encerramento de um discurso é sua última chance de deixar uma impressão duradoura na audiência. Recapitule seus pontos principais, reforce sua mensagem central e termine com uma chamada à ação clara e convincente que motive sua audiência a agir. 

Um discurso persuasivo é o resultado de uma preparação cuidadosa e da conexão com a audiência

LEIA MAIS:  
Conheça 21 grandes discursos da história
Como se preparar para perguntas em apresentações?  

Qual a importância da oratória para construir um discurso persuasivo?  

A oratória é peça-chave para conseguir fazer um discurso persuasivo, pois envolve a habilidade de falar em público de maneira convincente, envolvente e impactante. 

Os principais elementos da oratória incluem a escolha cuidadosa de palavras, organização lógica do discurso, controle da voz e entonação, além da capacidade de adaptar a mensagem ao público-alvo. 

Aqui estão algumas razões pelas quais a oratória é importante para construir um discurso persuasivo:  

  • Captação da atenção: uma oratória habilidosa é capaz de capturar imediatamente a atenção da audiência. Desde o início do discurso, o orador deve ser capaz de atrair e manter o interesse dos ouvintes para que eles estejam receptivos à mensagem que será transmitida; 
     
  • Transmissão clara da mensagem: a oratória eficaz envolve a capacidade de expressar ideias de forma clara e concisa. Um orador persuasivo articula seus argumentos de maneira organizada e compreensível, garantindo que sua mensagem seja transmitida de forma eficaz;
     
  • Construção de credibilidade: um orador convincente transmite confiança e autoridade sobre o assunto em questão. A oratória eficaz inclui o uso de linguagem corporal assertiva, tom de voz confiante e linguagem precisa;
     
  • Engajamento natural do público: a oratória persuasiva envolve ativamente a audiência durante todo o discurso. E como falamos acima, isso pode ser feito por meio de perguntas retóricas, interação com o público, humor bem colocado e outros recursos que mantêm os ouvintes interessados e receptivos à mensagem; 
     
  • Argumentação: durante um discurso persuasivo, é provável que surjam contrapontos ou objeções por parte do público. Mas quando você possui uma boa oratória é capaz de antecipar e refutar esses contrapontos de maneira persuasiva, reforçando sua posição e fortalecendo seus argumentos. 

Vale lembrar também que, além de apresentações, a habilidade da oratória é valiosa em diversas áreas da vida — até mesmo nas situações mais comuns do nosso dia a dia. Por isso, dominar essa habilidade facilita a comunicação em qualquer contexto, desde conversas informais até discussões mais formais. 

Além disso, em situações de conflito, a capacidade de se comunicar de maneira eficaz pode ajudar a resolver mal-entendidos e encontrar soluções mutuamente aceitáveis. Um orador habilidoso é capaz de expressar seus pontos de vista de forma diplomática e persuasiva, facilitando o entendimento da mensagem. 

A SOAP ajuda você a desenvolver um discurso mais persuasivo 

Em um mercado cada vez mais competitivo, a habilidade de se comunicar de forma clara e persuasiva faz toda a diferença nas apresentações profissionais.   

O treinamento SOAP Apresentador é a oportunidade perfeita para descobrir como você e seu time podem se comunicar de maneira mais segura e assertiva.  

Mais do que um simples curso de oratória, este treinamento aborda o autoconhecimento como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da consciência verbal e não verbal dos participantes. 

Ao longo do treinamento ensinamos alinhar a percepção entre a imagem que você quer transmitir e o que o outro realmente vê. Além disso, exploramos técnicas poderosas para gerar conexão e engajamento com a audiência, mitigar vícios de expressão e utilizar recursos vocais e pausas estratégicas a seu favor. 

Tem interesse? Entre em contato com um de nossos especialistas. 



Posts Relacionados

A jornada do herói: confira 12 exemplos para se inspirar

Treinamento
30/04/2024
leia agora

Comunicação visual em apresentações: o que é, como aplicar e exemplos

Treinamento
29/04/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França