Veja as 7 melhores técnicas para começar uma apresentação ou discurso

Nem só de bons slides vive uma apresentação.

Treinamento SOAP
17/03/2023
6 min. de leitura
Reading Time: 6 minutes

Nem só de bons slides vive uma apresentação. Um discurso impactante e cativante é capaz de despertar a atenção da plateia já na introdução do tema.  

Mas, se você tem dificuldades com isso, saiba que existem técnicas para começar uma apresentação ou um discurso que ajudam a estabelecer conexão e, inclusive, gerar engajamento com as pessoas presentes logo nas primeiras frases. 

Causar uma boa impressão logo de início é essencial para prender a atenção e conquistar o interesse do público. Caso contrário, uma impressão negativa nos primeiros momentos da apresentação pode afetar a percepção do público durante todo o discurso.  

Por isso, é importante desenvolver técnicas para se comunicar de forma autêntica e transmitir confiança. Utilizar histórias, analogias, perguntas e citações impactantes, bem como criar um senso de urgência ou curiosidade, são apenas algumas das estratégias que podem te ajudar a despertar o interesse do público para sua apresentação.  

Conhecer o público é fundamental para adaptar a abertura do discurso 

Tudo começa pelo contexto. O diferencial de uma apresentação ou discurso de sucesso está numa junção de diferentes fatores, como entender quem é o seu público e quais são as expectativas daquelas pessoas em relação ao seu discurso.  

Essa é a chave para estabelecer uma conexão com a audiência. Existem diversas maneiras de entender o público e o contexto de uma apresentação, por exemplo: 

  • Pesquisar a faixa etária, experiência profissional, formação acadêmica, interesses e expectativas sobre o discurso. Essas informações vão te ajudar na hora de ajustar o tom de voz, linguagem e conteúdo; 
  • Interagir com a plateia. Fazer provocações inteligentes, interagir e responder perguntas facilita na criação de confiança e conexão com os presentes; 
  • Ter clareza no seu objetivo. Entender, de fato, o objetivo da sua apresentação é importante para informar, persuadir, entreter e inspirar. Dessa forma, é possível adaptar o discurso da melhor maneira. 

7 melhores técnicas para começar uma apresentação ou discurso 

Em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, manter o interesse e prender a atenção da sua audiência na sua fala não é tarefa fácil. Talvez seja esse um dos maiores desafios ao fazer uma apresentação ou discurso.  

Afinal, é comum que a atenção das pessoas disperse após alguns minutos. Por isso, técnicas e estratégias para reter os ouvintes podem ajudar, e muito, quando são aplicadas corretamente.  

Isso pode definir o sucesso de uma apresentação, seja ela para um grande público ou para um grupo mais limitado de pessoas. Diante disso, confira a seguir sete técnicas para começar uma apresentação: 

1. Seja autêntico. Transmita segurança e confiança ao público 

A autenticidade atrai. Em um ambiente em que as pessoas buscam a semelhança, ser diferente significa reconhecer suas falhas, limitações, defeitos, qualidades e sua individualidades perante os outros.  

Para transmitir autenticidade, confiança e segurança ao público durante uma apresentação, é preciso ter clareza sobre si mesmo, mas também sobre o assunto a ser abordado e as informações que irá compartilhar. Manter uma postura adequada e o contato visual com a plateia são formas de gerar confiança.  

Outro ponto importante é o uso de uma linguagem mais simples e acessível para que não confunda o público. Lembre-se que o tom de voz e a entonação também podem ajudar a transmitir segurança e confiança. Para garantir que dará tudo certo, treine bastante e se prepare para eventuais imprevistos. 

2. Use perguntas, histórias ou estatísticas relevantes 

Quem resiste a uma boa história? A mente do ser humano é atraída por um bom storytelling 

Contar histórias é uma das estratégias mais eficazes para captar e manter a atenção do público durante uma apresentação ou discurso. Isso acontece porque elas ativam a parte emocional do cérebro e, além de contextualizarem as informações, as tornam relevantes para os ouvintes. 

Outra técnica interessante é apresentar pesquisas e dados de forma clara e objetiva para destacar a importância do tema ou comprovar um ponto de vista.  

As provocações bem colocadas também ajudam a engajar, estimular a interação e a participação dos presentes. Opte pelos questionamentos mais relevantes e que tenham a ver com o foco da apresentação para não desviar a atenção de quem ouve. 

3. Utilize citações impactantes ou analogias  

As citações e analogias são uma boa indicação para conectar o tema da sua apresentação às experiências do público.  

Em resumo, as citações são frases de personalidades ou referências da área, já as analogias são as comparações entre situações distintas que ajudam a explicar conceitos mais complexos. Ambos podem gerar mais identificação e reforçar a mensagem que deseja transmitir. 

Mas, ao fazer uso dessa estratégia, é importante lembrar que elas devem estar alinhadas ao tema do discurso e serem relevantes para o público. Quando bem escolhidas, podem enriquecer muito sua apresentação e engajar ainda mais sua audiência. 

4. Crie um senso de urgência e curiosidade 

Nesse ponto, o senso de urgência refere-se mais especificamente ao uso de gatilhos mentais. Ou seja, técnicas psicológicas utilizadas para despertar interesse e curiosidade do público em diversas situações, podendo ser aplicados também durante uma apresentação ou discurso. 

Um exemplo de gatilho mental que desperta senso de urgência é mostrar que o tempo para aproveitar alguma oportunidade está acabando ou algo similar. Para gerar resultados efetivos, essa técnica pode ser associada com outras estratégias. 

5. Evite clichês e frases que não agregam valor 

Não adianta você selecionar frases motivacionais, utilizar todas as estratégias e querer um bom resultado se o que você diz não agrega valor ou significado ao público.  

O conteúdo relevante é o que mais importa na hora de prender a atenção e interesse de um grupo de pessoas. Por isso, forneça informações uteis e soluções práticas para as necessidades do público-alvo durante sua apresentação. 

Também é possível utilizar recursos visuais como imagens e vídeos que reforcem seu ponto de vista e façam a apresentação ser mais dinâmica, objetiva e clara. Mas, atenção, evite prolongar demais para não cansar o ouvinte.  

6. Planeje sua apresentação 

Falar em público requer preparação, autoconhecimento e planejamento. Prepare um roteiro com tudo que você gostaria de falar, do início ao fim do discurso. Utilize as técnicas já listadas e tantas outras que são úteis no dia a dia. 

Mulher sorridente com um celular na mão
Prepare um roteiro para que sua apresentação seja um sucesso

Invista tempo para pensar sobre a apresentação pessoal: nome, cargo e objetivo devem estar claros, além de agradecer o tempo disponível dos presentes. No planejamento, crie um roteiro e divida a apresentação em etapas como abertura, desenvolvimento (liste os tópicos abordados) e o encerramento. Dessa forma, você terá um olhar macro de todo conteúdo. 

7. Ensaie a abertura 

Preparou o conteúdo e tudo que precisa para fazer uma apresentação de sucesso? Está na hora de revisar e ensaiar! Essa é a melhor forma de transmitir confiança no início da apresentação e no decorrer dela. 

Junte alguns amigos ou família e faça uma apresentação. Depois, peça feedbacks para ajustar ainda mais sua performance. Se for possível, visite o local da apresentação ou discurso para que tenha ainda mais segurança.  

Quer ensaiar uma apresentação? A SOAP te ajuda! Nossos especialistas listaram nove pontos fundamentais para que seu ensaio seja feito com qualidade. Você aprenderá o que fazer desde o momento de estudar o conteúdo até a hora de pegar o microfone e subir no palco. Baixe nosso material gratuito! 

O que não fazer no começo de uma apresentação ou discurso 

Assim como é importante saber o que é preciso fazer para ter um começo de apresentação impactante e único, saber o que não fazer é ainda mais essencial. Os erros mais comuns durante um discurso que causam má impressão são: 

  • Começar pedindo desculpas por situações que fogem do seu controle como, microfone ruim e demais problemas técnicos. Pedir desculpas pelo despreparo também é uma “bola fora” e evidencia falta de confiança; 
  • Falar muito rápido, sem pausas e respiro ou emendar muitos assuntos que não se conectam entre si faz com que o ouvinte se sinta perdido. Treine oratória antes de uma apresentação importante; 
  • Ler um texto muito longo. Isso demonstra falta de espontaneidade e autenticidade. Aposte nas técnicas que trazem dinamismo para sua apresentação; 
  • Egocentrismo durante a fala. Falar demais sobre si é uma ótima maneira de acabar com todo trabalho que teve para produzir sua apresentação. Seja comedido e, se for usar a si como exemplo, que o assunto/situação esteja no contexto; 
  • Fazer piadas e brincadeiras inadequadas. Cuidado com o humor – e o excesso dele – no início do discurso. Algumas piadas não precisam ser feitas; 
  • Não controlar a ansiedade. É comum que a ansiedade atrapalhe o desempenho do comunicador. Por isso, saber gerenciar esses sentimentos irá colaborar no desempenho profissional. 

Falar em público não é fácil e manter o interesse das pessoas ao longo do discurso é um desafio para qualquer comunicador. Evite cometer esses erros e busque formas de cativar sua audiência logo nos primeiros minutos da sua apresentação. As técnicas listadas anteriormente são eficazes e trazem resultados positivos. 

Com a prática e a aplicação correta dessas técnicas, é possível conquistar e engajar a audiência, tornando suas apresentações mais eficazes e memoráveis.  

Se quiser uma ajudinha extra, conte com a SOAP para alcançar seus objetivos. Nós oferecemos consultoria personalizada para te ajudar a montar apresentações profissionais de sucesso. Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas.   



Posts Relacionados

Como usar ChatGPT para criar apresentações no PowerPoint?

Apresentações
31/05/2024
leia agora

13 mulheres inspiradoras e seus melhores discursos

Apresentações
29/05/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França