Conheça 21 grandes discursos da história

De Martin Luther King a Steve Jobs e Gilberto Gil, veja lista com discursos que marcaram a história

Treinamento SOAP
17/04/2024
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Em abril de 2024, a SOAP celebra seu 21º aniversário, uma trajetória marcada pela dedicação à comunicação. Durante essa jornada, testemunhamos inúmeros momentos históricos que foram definidos e moldados por discursos poderosos, capazes de inspirar, motivar e até mesmo transformar o curso da história.  

Por isso, em homenagem aos 21 anos da SOAP, decidimos reunir 21 grandes discursos da história, tanto internacionais quanto nacionais.  

Através dessas palavras imortais, celebramos não apenas a arte da oratória, mas também o impacto duradouro que esses discursos deixam em nossas vidas e em nosso mundo. 

Os 21 grandes discursos da história 

#1 – Discurso Eu Tenho um Sonho, de Martin Luther King 

O discurso de Martin Luther King é um dos mais emblemáticos da história dos Estados Unidos, sob a visão de igualdade racial. No discurso, ele fala sobre um futuro em que a discriminação racial seria superada e todos seriam julgados pelo seu caráter, não pela sua cor. 

#2 – Discurso de Gettysburg, de Abraham Lincoln 

Este discurso de Lincoln foi feito durante a cerimônia de consagração do Cemitério Nacional de Gettysburg. Lincoln enfatizou a importância da união nacional e honrou os sacrifícios dos soldados que lutaram pela liberdade e pela igualdade. 

#3 – O Homem na Arena, de Theodore Roosevelt 

Roosevelt falou sobre a importância de se envolver ativamente na vida política e social, defendendo a coragem e a determinação daqueles que lutam por causas justas.

#4 – Do or Die, de Mahatma Gandhi 

Por quase um século, a Índia foi colonizada pelos britânicos. O Congresso Indiano, então, liderado por Mahatma Gandhi, pôs em prática uma revolução pacífica que forçou a retirada do poder britânico do país.  

O líder indiano, Mahatma Gandhi, realizou o discurso conhecido como Do dor Diet para compartilhar táticas de desobediência civil sem violência para conseguir a independência da coroa britânica.

#5 – Getúlio Vargas discursou no dia 1º de maio 

O discurso de Getúlio Vargas, realizado no Dia do Trabalhador, destacou a importância dos trabalhadores para o desenvolvimento do Brasil e anunciou políticas públicas trabalhistas e sociais. 

#6 – Discurso de Obama em 2009 após vencer as eleições americanas 

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos discursou após sua vitória nas eleições. No discurso, Obama enfatizou a importância da unidade nacional, esperança e mudança. 

#7 – Discurso de Steve Jobs para o lançamento da Apple  

Steve Jobs era conhecido por seus discursos inspiradores durante os lançamentos de produtos da Apple, nos quais ele apresentava inovações tecnológicas e sua visão para o futuro da empresa. 

#8 – Greta Thunberg discursando no TED sobre a mudança climática 

Greta Thunberg é uma ativista ambiental sueca que ganhou destaque por seus discursos sobre a urgência da ação climática e o papel dos líderes mundiais na proteção do meio ambiente.  

Em 2019, Greta fez uma palestra no TED sobre a importância de agirmos contra a mudança climática. 

#9- Malala discursando na ONU em 2014 

Malala Yousafzai, ativista paquistanesa pelos direitos das mulheres e educação, realizou um discurso em 2014 na Organização das Nações Unidas (ONU), destacando a importância da educação para meninas em todo o mundo e sua luta contra o extremismo. 

#10 – Discurso de Nelson Mandela ao tomar posse na África do Sul 

Nelson Mandela fez este discurso em 1994, ao se tornar o primeiro presidente negro da África do Sul após o fim do apartheid. Mandela enfatizou a reconciliação nacional e a construção de uma sociedade democrática e igualitária.

#11 – O discurso de Ailton Krenak na Assembleia Constituinte  

Ailton Krenak é um líder indígena brasileiro e ativista ambiental. Seu discurso na Assembleia Constituinte, em 1987, foi marcante por revisitar as questões ambientais e os direitos dos povos indígenas, destacando a importância da preservação da natureza e da diversidade cultural. 

#12 – Madonna discursa ao ser eleita a mulher do ano em 2016 

Cantora e ícone pop, Madonna foi eleita a mulher do ano na música, em 2016, pela revista Billboard. Ao receber o prêmio, ela discursou sobre questões como sexismo, idade e 
empoderamento feminino na indústria da música e na sociedade em geral. 

 #13 – Emma Watson no discurso para a ONU

Como parte da campanha HeForShe, que promove a igualdade de gênero e o envolvimento dos homens na luta pelos direitos das mulheres, a atriz Emma Watson destacou a importância do feminismo e da colaboração entre homens e mulheres para alcançar a igualdade. 

 
#14 – Discurso de Oprah Winfrey para o Globo de Ouro 

Oprah Winfrey, apresentadora de TV e filantropa, fez um discurso impactante ao receber o prêmio Cecil B. DeMille no Globo de Ouro em 2018.  

Em seu discurso, Oprah falou sobre o movimento #MeToo e a importância de dar voz às mulheres vítimas de abuso e assédio sexual. 

#15- O discurso de Lupita Nyong’o para o Oscar

Lupita fez um discurso poderoso ao receber o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em “12 Anos de Escravidão”, em 2014. Elaofalou sobre a representatividade e a diversidade no cinema, destacando a importância de contar histórias de diversas origens e experiências.  

#16 – Tancredo Neves no discurso durante a campanha Diretas Já

Tancredo Neves foi um importante político brasileiro e participou da transição do Brasil para a democracia durante o movimento das Diretas Já. Seu discurso durante a campanha em favor das eleições diretas para presidente em 1984 foi marcante por seu apelo à unidade nacional e à democracia.

#17 – Discurso de Luiz Inácio Lula da Silva em 2003 após vencer as eleições  

Lula fez um discurso marcante em 2003, após vencer as eleições presidenciais. Em seu discurso de posse, ele enfatizou o compromisso com a justiça social, o combate à pobreza e a construção de um Brasil mais justo e igualitário. 

#18 – O discurso de Juscelino Kubitschek na inauguração de Brasília 

Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil, fez um discurso histórico na cerimônia de inauguração de Brasília, em 1960. Ele destacou a importância da construção da nova capital como um marco de desenvolvimento e modernização do país. 

#19 – Djamila Ribeiro discursa na Assembleia Geral da ONU 

Djamila Ribeiro, filósofa e ativista brasileira, realizou um discurso na Assembleia Geral da ONU, em 2023, destacando as questões de gênero, raça e classe social no Brasil e defendendo a promoção da igualdade de gênero e dos Direitos Humanos. 

#20 – Discurso de Chico Xavier sobre a paz

Chico Xavier foi um médium brasileiro conhecido por suas mensagens de paz e amor. Seu discurso sobre a paz foi marcado por suas palavras inspiradoras e sua crença na bondade e na fraternidade entre os seres humanos.

#21 – Gilberto Gil discursa para a posse na Academia Brasileira de Letras 

Em 2022, Gilberto Gil tomou posse na cadeira 20ª da Academia Brasileira de Letras. Em seu discurso, Gil falou sobre a importância da cultura e da diversidade para a identidade brasileira e sua contribuição para a literatura e as artes. 

O que todos esses discursos da história têm em comum? 

A seleção abrange uma ampla gama de datas e épocas, pois reflete a diversidade de contextos históricos e culturais em que esses discursos foram feitos. Apesar das diferenças temporais e geográficas, há características comuns que os tornam poderosos instrumentos de inspiração e mobilização. 

A seguir, veja algumas dessas características que tornam os discursos cativantes e impactantes: 

  • Clareza de mensagem: Elas são formuladas de maneira que o público entenda facilmente.
     
  • Conexão emocional: Evoca emoções a fala, como: empatia, esperança, raiva ou inspiração. Essa conexão emocional ecoa mais profundamente nas pessoas. 
  • Retórica persuasiva: O uso de figuras de linguagem, metáforas e outras técnicas para tornar o discurso mais cativante e memorável.
     
  • Identificação com o público: Compartilhar experiências pessoais ou referências culturais traz uma conexão entre orador e público.
     
  • Apelo à ação: Discursos influentes motivam as pessoas a agir de alguma forma, seja para mudar comportamentos, unir-se a uma causa ou buscar um objetivo específico.
     
  • Domínio da linguagem: Oradores eficientes geralmente têm um domínio da língua, seja por meio de um estilo eloquente ou simples e direto, dependendo do contexto. 
  • Carisma do orador: Um orador carismático tem a capacidade de prender a atenção do público e inspirar confiança.
     
  • Inovação e originalidade: Discursos que se destacam muitas vezes oferecem perspectivas inovadoras ou abordagens originais para os problemas. 
  • Memorabilidade: Pessoas gravam frases ou passagens de discursos que permanecem na mente. Essa memorabilidade contribui para a disseminação e o impacto a longo prazo. 

LEIA MAIS:  

Domine a habilidade de oratória com a SOAP 

Quer se tornar um mestre da comunicação e deixar uma impressão duradoura em seu público? Nossos serviços especializados em treinamentos de comunicação e consultoria em apresentações estão aqui para ajudar você a alcançar esse objetivo. 

Com abordagens inovadoras e personalizadas, oferecemos soluções para atender às suas necessidades, seja para aprimorar sua oratória, criar apresentações impactantes ou desenvolver técnicas de storytelling. 

Tem interesse? Conheça SOAP Treinamentos e nossas consultorias para apresentações. 



Posts Relacionados

Como a Netflix mudou a forma de consumir conteúdos?

Institucional
30/03/2024
leia agora

Eduardo Adas lança o livro A Engenharia da Comunicação

Institucional
29/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França