As emoções também falam! Usando a linguagem emocional para se destacar em apresentações

Saber trabalhar as emoções da plateia por meio do uso da linguagem emocional é uma técnica eficiente, utilizada pelos apresentadores profissionais nas apresentações corporativas.

Treinamento SOAP
20/03/2023
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Saber trabalhar as emoções da plateia por meio do uso da linguagem emocional é uma técnica eficiente, utilizada pelos apresentadores profissionais nas apresentações corporativas. Essa é uma forma inteligente de aumentar a conexão com o público.

Antes, no meio corporativo, as pessoas eram avaliadas basicamente pela capacidade técnica e pela quantidade de diplomas e certificações. Mas hoje, a inteligência emocional, tem o mesmo peso que essas outras habilidades e capacitações.

Mesmo em um mundo no qual as máquinas estão cada vez mais inteligentes, aqueles que sabem lidar com o lado emocional das pessoas vão se destacar no mercado, pois as emoções fazem parte de todos os momentos de nossa vida.

E dada a importância desse assunto, elaboramos este artigo sobre linguagem corporal, para ajudar você a arrasar nas apresentações da sua empresa.

O que é linguagem emocional?

A linguagem emocional é a maneira de se comunicar que usa as emoções como recurso de persuasão e conexão. E, para isso, conforme o momento da apresentação, o comunicador pode contar histórias, fazer gestos ou apresentar textos nos slides.

Portanto, a linguagem emocional aceita artifícios das linguagens verbal e não verbal.

Você já percebeu, por exemplo, os comerciais de automóveis? Elas falam mais das emoções do que das características técnicas do veículo. Inclusive alguns mostram até mesmo a inveja do vizinho quando vê a pessoa chegando com o carro novo na garagem.

Quais os benefícios da linguagem emocional?

  • humaniza o momento;
  • aumenta a conexão com o público;
  • transparência;
  • aumenta as vendas;
  • torna a empresa referência no mercado.

Humaniza o momento

A linguagem emocional humaniza o momento porque ela quebra parte da rigidez cerimonial presente nas apresentações corporativas, principalmente onde são apresentados dados e exigidos resultados.

Aumenta a conexão com o público

Quando o apresentador coloca emoção nas suas audiências, ele consegue se conectar com o público e desenvolver mais simpatia.

Transparência

O uso de imagens, termos, entre outros recursos da linguagem emocional, torna a audiência mais transparente e fácil de entender, do que o uso de somente termos técnicos.

Aumenta as vendas

Quando o apresentador demonstra que o produto da empresa pode resolver dores e emoções como ansiedade, raiva e medo, por exemplo, ele consegue aumentar a possibilidade de vendas.

Torna a empresa referência no mercado

As empresas que conseguem se aproximar das pessoas utilizando as emoções, conseguem ser mais lembradas e se tornam referência no mercado dos produtos que comercializam.

Como usar a linguagem emocional nas apresentações?

Vamos citar algumas dicas para você conseguir usar as emoções nas suas apresentações.

  • busque autoconhecimento;
  • Conheça o público;
  • compatibilize os seus gestos, palavras e com as emoções;
  • treine antes do grande dia

Busque autoconhecimento

Gostamos de recomendar como primeiro passo para o uso da linguagem emocional, a busca pelo autoconhecimento. Fazendo isso, você conseguirá identificar quais as emoções que considera mais adequadas para cada tipo de apresentação com base nos seus próprios sentimentos.

Conheça o público

Além da mensagem, conhecer o público é a parte essencial da sua apresentação. Afinal, sem os integrantes da audiência o seu trabalho não teria razão de existir. Por isso, pesquise quem são as pessoas que estarão presentes, considere suas profissões, idade, gênero entre outras características pessoais que podem estar no cadastro do evento.

Compatibilize os seus gestos, palavras com as emoções

Para que a sua linguagem emocional seja autêntica, compatibilize os gestos, palavras e emoções. Por exemplo, você não deve falar de uma emoção triste e ficar sorrindo ou gesticulando como se tivesse acabado de fazer um gol. Vai soar muito falso, concorda?

Treine antes do grande dia

Assim que considerar que o material e o local do evento já estão definidos, faça um treinamento antes do grande dia. Não tenha vergonha de ficar de frente para o espelho e conversar sozinho por alguns minutos. Se possível grave o treino. Treinadores de times de futebol, vôlei, lutadores e outros esportes usam a estratégia de gravar treinos.

Como a SOAP pode ajudar você a ser fera na linguagem emocional?

A SOAP está no ramo de apresentações corporativas desde 2003. De lá para cá, já são mais de 15 mil apresentações para cerca de 2.200 empresas, tanto no Brasil como em outros 26 países na América e Europa e já treinou mais de 30 mil pessoas.

E, para você se tornar fera na linguagem emocional, a SOAP oferece o curso SOAP Confiança. Nele são ministrados técnicas e exercícios para o profissional que pretende obter maior consciência e gerenciamento das emoções e pensamentos no momento de uma apresentação em público.

Então, siga as nossas dicas de linguagem emocional e faça com que a sua apresentação seja feita de forma manipulativa, mas de forma genuína. Assim, você convencerá as pessoas de maneira profissional, sem forçar a barra e ser considerado como um chato.

Conheça o curso SOAP Confiança com mais detalhes, clicando no nosso link.

homem em auditório falando em público em fundo preto com o seguinte texto "E-book gratuito - Como falar bem em público"


Posts Relacionados

5 ferramentas de Inteligência Artificial para criar apresentações e slides

Comunicação
09/02/2024
leia agora

4 passos para fazer uma apresentação de alto impacto

Comunicação
08/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França