7 principais técnicas de storytelling que você precisa conhecer

Conhecer as técnicas de storytelling é um dos melhores caminhos para criar boas narrativas, seja para conteúdos digitais ou apresentações profissionais.

Treinamento SOAP
25/07/2022
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Conhecer as técnicas de storytelling é um dos melhores caminhos para criar boas narrativas, seja para conteúdos digitais ou apresentações profissionais. A boa notícia é que com treinamento você consegue atingir excelentes resultados.

A arte de contar histórias se tornou uma tendência na área da comunicação. Tanto é que essa técnica criou ramificações para ficar cada vez mais específica. Por exemplo, quem pretende criar conteúdo para vender rápido usa o storyselling.

Neste artigo vamos explicar as sete principais técnicas de storytelling que você precisa conhecer. Elas já foram testadas por especialistas em comunicação e produtores de conteúdo.

Então, não perca tempo, acompanhe este material que vamos contar tudo!

1. Elabore um mapa mental

Os mapas mentais têm mostrado a sua eficiência para diversas instituições. Essa ferramenta agrada professores, estudantes, apresentadores, criadores de conteúdo diferentes tipos de liderança de equipes, diretores de empresas entre outros.

Parte desse sucesso é pelo fato de que os mapas mentais organizam as ideias e facilitam a memorização. No contexto das apresentações, elaborar o mapa mental ajuda o apresentador a descobrir as mensagens que pretende transmitir.

2. Escolha um formato adequado para a audiência

As apresentações e os seus conteúdos precisam ser construídos em ambientes compatíveis com a história. Portanto, escolha um formato adequado para a audiência.

De acordo com a maneira que pretende impactar o seu público é necessário definir se vai trabalhar os slides com texto, imagem, áudio ou vídeo. A formatação é uma das técnicas de storytelling que devem ser definidas desde o início do seu trabalho.

3. Transmita a mensagem por meio de uma história

Um dos principais fundamentos para as técnicas de storytelling é — a mensagem deve ser transmitida por meio de uma história. Mesmo que pareça óbvio, os recursos de formatação, por exemplo, não podem desviar o sentido da narrativa.

Portanto, a mensagem deve ser a principal atração da audiência. Para isso a história deve seguir premissas básicas como início, meio e fim. Uma estrutura adotada por comunicadores, que vale a pena ser utilizada, para cativar o público é a jornada do herói

4. Gere identificação por meio da emoção

Para conseguirmos engajar os interlocutores precisamos criar uma narrativa que gere a identificação da história por meio da emoção. Essa é uma das técnicas storytelling que tem a intenção de manter o público com vontade de ler ou ouvir até o final da apresentação.

Por isso citamos o exemplo da jornada do herói. Nesse formato de conteúdo a narrativa convida o público a sentir várias sensações. São emoções que geram sentimentos como curiosidade, medo, surpresa entre outros. Porém, no final, vem a alegria por conquistar o objetivo.

5. Coloque o leitor como protagonista

Assim como o uso das emoções engaja os consumidores de conteúdo digital ou a audiência nas apresentações. A estratégia de colocar o leitor ou o público como protagonista da história é uma das técnicas de storytelling que mantém as pessoas até o final da narrativa.

Para isso, é imprescindível que conheça os perfis da audiência para saber como lidar com eles. Pois, desse modo conseguirá montar uma narrativa o mais personalizada possível. Afinal, a equipe de produção, o time do escritório e a liderança, por exemplo, normalmente contém trajetórias de vidas diferentes.

6. Use CTAs

CTAs para os íntimos ou call to action, as chamadas para ação, sempre presentes nos conteúdos digitais, também fazem parte das técnicas de storytelling. Devem ser colocadas no final da história.

Esse é o momento dedicado para convidar a audiência para determinada ação. Seja para fazer comentários, assinar newsletter, baixar e-book entre outros. A intenção é fazer as pessoas manterem um vínculo com a organização após a apresentação da história.

7. Conheça a SOAP e a escola SOAP

A SOAP é uma empresa brasileira de comunicação para momentos decisivos, especializada em apresentações de alto impacto e treinamentos de soft skills, atuando há quase duas décadas. Essa experiência despertou em seus fundadores a ideia de ampliar a maneira de ajudar as pessoas por meio da formação.

Assim nasceu o projeto SOAP com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da comunicação de qualidade. A intenção desse novo desafio é oferecer oportunidade de qualificação profissional para o público empresarial (B2B),  através dos treinamentos personalizados e para a iniciativa individual (B2C), criamos a escola SOAP com foco em desenvolver pessoas com habilidades que vão alavancar sua carreira.

Não esqueça que, conhecimento, treinamento e estudo são os aliados dos profissionais que pretendem se destacar em suas carreiras. Siga as nossas dicas de técnicas de storytelling e se tiver dificuldades não hesite em recorrer à ajuda especializada.

Convidamos você a conhecer os cursos de Storytelling! online da SOAP.  O SOAP Data Storytelling que conta com histórias de situações abrangentes e o SOAP StorySelling com foco em narrações para vendas.

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