Como se preparar para perguntas em apresentações?

Você está preparado para responder a perguntas em suas apresentações profissionais? Veja como lidar com saias justas nessas ocasiões

Treinamento SOAP
04/07/2023
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Quando se trata de fazer apresentações impactantes, é importante lembrar que o sucesso não está apenas na qualidade do conteúdo, mas também na postura e performance do apresentador. Nesse sentido, as temidas perguntas em apresentações podem ser uma oportunidade ou uma armadilha. 

A habilidade de responder de forma eficaz e a capacidade de lidar com perguntas de maneira clara e segura pode demonstrar domínio do assunto, reforçar a credibilidade do apresentador e envolver a audiência de maneira mais profunda.  

No entanto, todos estão suscetíveis a perguntas mais desafiadoras e até a não saber responder algo. Nesses casos, é importante saber como agir para transparecer honestidade, sem perder uma boa postura e a boa reputação profissional.  

O sócio fundador da SOAP, consultor de comunicação e mentor de palestras profissionais Eduardo Adas, explica que as pessoas costumam fazer perguntas especialmente nestes três tipos de situação: 

  • Por dúvida, curiosidade e vontade de aprender; 
  • Para se destacar e chamar atenção no ambiente; 
  • Ou para desafiar ou provocar o apresentador. 

Esse último caso é mais raro, mas infelizmente também acontece.  

“Quando se conclui que a pessoa quer apenas desafiar e provocar, as minhas escolhas normalmente são não dar muita corda ou, se for o caso (e pode valer a pena), começar a investigar os motivos e a origem daquela pergunta.” 

Eduardo Adas, Consultor de Comunicação 

Mas vale destacar que, em geral, quando um público faz perguntas, isso indica que as pessoas estão engajadas e interessadas no assunto. Afinal, perguntas são a oportunidade de aprofundar a discussão, esclarecer pontos importantes e mostrar expertise.  

Ao responder de forma clara e concisa, você pode transmitir confiança e estabelecer uma conexão mais profunda com a audiência. 

Como estar preparado para o momento das perguntas? 

Antecipar as possíveis perguntas é um passo crucial para se preparar para responder com confiança durante uma apresentação. Ao identificar as dúvidas mais comuns relacionadas ao tema, você estará um passo à frente na hora de fornecer respostas claras e pertinentes. 

Mas como antecipar quais serão as dúvidas? A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar! 

1. Domine o assunto 

Uma das maneiras de se preparar para responder perguntas em apresentações é realizar pesquisas prévias sobre o assunto. Explore recursos como artigos, livros, estudos de caso e outras fontes relevantes.  

Isso parece óbvio, mas muitos profissionais negligenciam a etapa de pesquisa ou limitam-se a pesquisar somente os tópicos que vão abordar na apresentação. O que queremos propor aqui, é que você vá um pouco além.  

Ao mergulhar no tema, você terá uma compreensão mais profunda dos possíveis questionamentos que a audiência possa ter. Além disso, terá mais chances de estar preparado para qualquer dúvida. 

2. Conheça a audiência 

Considere também o conhecimento prévio da audiência. Isso é importante não apenas para antecipar perguntas, mas também para adequar a sua linguagem e seu conteúdo.  

Se você está se apresentando para um grupo específico, como profissionais de uma determinada área, é importante considerar as questões que são frequentemente levantadas dentro dessa comunidade.  

Vale levar em conta ainda que uma audiência leiga no tema abordado provavelmente fará perguntas mais rasas e básicas. Já uma audiência formada por especialistas tende a levantar questionamentos menos óbvios e mais desafiadores. 

3. Teste com outras pessoas 

Converse com colegas ou pessoas que tenham experiência na área para obter insights valiosos. Teste sua apresentação com eles e, ao final, pergunte quais dúvidas eles têm, quais tópicos acham que não ficaram tão claros durante a palestra. 

Consultar especialistas também pode ser uma estratégia útil. Entre em contato com profissionais renomados ou líderes de opinião no campo em questão. Eles podem fornecer informações sobre as perguntas mais comuns e ajudar a moldar suas respostas. 

Lembre-se de que é impossível antecipar todas as perguntas, mas ao se preparar com antecedência, você terá mais confiança para responder de forma adequada. Tenha em mente que a sua preparação deve envolver uma análise abrangente e cuidadosa do tema, a fim de estar pronto para lidar com uma variedade de questionamentos. 

O jeito certo de responder 

No momento das perguntas em apresentações, é essencial formular respostas claras e diretas. Mesmo que você saiba a resposta, ainda estará suscetível a transmitir insegurança e uma imagem ruim se não souber comunicá-la com clareza. 

Preste atenção na pergunta e no que o interlocutor quer extrair de você, identifique os pontos principais e, em seguida, estruture sua resposta em uma sequência lógica. Pense antes de falar. 

Seja também objetivo e, sempre que possível, forneça exemplos ou evidências para sustentar seus argumentos. Evite divagações, pois isso pode passar a impressão de “enrolação” e mantenha o foco na pergunta e na sua resposta. 

A prática é fundamental para aprimorar suas habilidades de comunicação assertiva. Realize simulações e treine com colegas ou mentores, como mencionamos também acima. Peça para que eles façam perguntas desafiadoras. Dessa forma, você estará preparado.  

Pessoas reunidas em uma mesa aplaudem profissional após uma apresentação de sucesso
Seja objetivo e passe confiança em suas respostas

Ao responder perguntas, também é fundamental demonstrar uma postura de abertura e empatia em relação ao público. Mantenha contato visual, utilize linguagem corporal positiva e transmita interesse genuíno pelas perguntas feitas.  

Respeite as opiniões e preocupações dos participantes, mesmo que sejam diferentes das suas. Essa abordagem ajudará a construir uma conexão mais forte com a audiência. 

Lidando com as perguntas difíceis e delicadas 

Em algumas ocasiões, você pode se deparar com perguntas difíceis ou inesperadas. Mantenha a calma e evite entrar em pânico. Se não entender completamente a pergunta, peça esclarecimentos.  

Caso você não possua a resposta imediata, reconheça suas limitações e ofereça alternativas, como se comprometer a buscar mais informações ou consultar especialistas posteriormente. O importante é mostrar uma atitude aberta, colaborativa e transparente. 

“Caso você não saiba ou não tenha certeza da resposta, declare isso. Mas deixe claro sua eventual incerteza e diga que você vai pesquisar e responder com mais precisão posteriormente.” 

Eduardo Adas, Consultor de Comunicação e Mentor de Palestras 

Responder perguntas é uma habilidade essencial para apresentações bem-sucedidas. Ao compreender a importância delas, antecipar os questionamentos, preparar respostas claras e praticar, você estará pronto para enfrentar qualquer interação com confiança e habilidade.  

Como desenrolar a performance em apresentações? 

Saber responder perguntas em apresentações, como descobrimos ao longo deste artigo, é um aspecto fundamental da performance do apresentador. Mas existem outros aspectos de performance que fazem a diferença na imagem e no conteúdo.  

Você sabia que a SOAP é uma das poucas consultorias de apresentações profissionais do mercado que focam não apenas nos slides, mas também nestes aspectos do desempenho do apresentador?  

Nossos especialistas estão preparados para somar sua expertise no assunto com nossa expertise em comunicação, para criar uma apresentação de alto impacto.  

A SOAP é uma consultoria especializada em comunicação para momentos decisivos com mais de 20 anos no mercado. Temos soluções personalizadas e estratégias eficazes para superar o medo de perguntas e outros obstáculos que possam surgir ao falar em público

A SOAP também pode ajudar com outros desafios relacionados a apresentações. Isso inclui a estruturação adequada do conteúdo, o uso de recursos visuais impactantes e a adoção de uma postura de comunicação persuasiva.  

Se você está em busca de aprimorar suas habilidades, superar o medo de perguntas e melhorar sua performance como comunicador, a SOAP é a parceira ideal. Quer saber mais sobre nossa metodologia? 



Posts Relacionados

Como interagir com o público em uma apresentação? Veja 7 formas

Apresentações
28/02/2024
leia agora

10 temas para convenção de vendas em 2024

Apresentações
31/01/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França