5 benefícios do treinamento de comunicação para sua empresa e seus colaboradores

A comunicação é uma habilidade que desempenha um papel muito importante no local de trabalho, pois a capacidade de se comunicar de forma efetiva é fundamental para manter relações organizacionais saudáveis e para alavancar resultados.

Treinamento SOAP
24/11/2020
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A comunicação é uma habilidade que desempenha um papel muito importante no local de trabalho, pois a capacidade de se comunicar de forma efetiva é fundamental para manter relações organizacionais saudáveis e para alavancar resultados. Portanto, um treinamento de comunicação é essencial em qualquer empresa.

Neste artigo, discutiremos sobre o treinamento corporativo de comunicação empresarial, seus benefícios e como elaborá-lo.

O que é treinamento de comunicação?

Treinamento de comunicação é um tipo de treinamento focado no desenvolvimento pessoal e profissional de colaboradores para uma comunicação eficaz.

Alguns dos objetivos do treinamento são: 

  • tornar as equipes mais preparadas para lidar com vários tipos de situações;
  • alinhar a comunicação de gestores e líderes;
  • fornecer aos participantes boas ferramentas de comunicação que os ajudarão a desenvolver um discurso organizado.

Os profissionais que ministram esses treinamentos desenvolvem habilidades de comunicação que os colaboradores já possuem, enquanto os outros tentam alterar seu estilo de comunicação para serem mais eficientes e produtivos.

Por que investir em treinamento de comunicação é importante para o sucesso do negócio?

No dia a dia de uma empresa, a comunicação é um pilar essencial para os resultados. Isso pode ser confirmado de diversas maneiras: na forma como a gestão se comunica com as equipes, na maneira como os colaboradores interagem entre si e também como os profissionais falam com os clientes e representam a empresa.

Logo, investir em um programas internos de treinamento é uma forma de garantir a alta performance e cascatear benefícios ao longo dos setores. Além disso, a criação de uma cultura de aprendizagem ou lifelong learning, estimula a inovação necessária para que a empresa enfrente, competitivamente, às mudanças mercadológicas.

Quando a gestão se comunica de modo claro e transparente, gera segurança e objetividade nos processos. Assim, os colaboradores identificam quais são as metas e prioridades organizacionais. Da mesma forma, quando tudo é colocado de maneira adequada, as equipes tendem a trabalharem melhor entre si, sem ruídos de comunicação.

A segurança na informação passada também se reflete em uma sensação de confiança que estimula o colaborador a exercer seu protagonismo na empresa e ser mais proativo. Isso é extremamente positivo para os negócios e para um bom atendimento ao cliente.

Quais os motivos para aplicar treinamentos de comunicação na empresa? 

São muitos os reflexos positivos que um investimento em treinamentos de comunicação em uma empresa geram, tanto para seu público interno como externo. Aqui, destacamos alguns motivos importantes. Confira! 

Possibilita melhorar o desempenho e a produtividade

Quando a informação e os objetivos são estabelecidos de forma clara, não há entraves ou gargalos na comunicação. 

Assim, as equipes podem trabalhar com maior agilidade e de forma eficaz. Da mesma maneira, demandas são atendidas mais rapidamente, e solicitações de clientes atendidas com maior facilidade.

Com um treinamento de comunicação, profissionais vão aprender a potencializar suas habilidades de passar informações e dar orientações de forma a se comunicar com maior efetividade. Isso gera ganhos para a rotina da empresa, pois propicia um ambiente de trocas respeitoso, saudável e rentável.

Aumenta a motivação dos colaboradores

A motivação é uma consequência de trabalhar em um ambiente em que as informações e atribuições são transmitidas claramente, de modo que profissionais não tenham dúvidas sobre o que precisam fazer ou como agir.

Da mesma forma, um espaço onde a comunicação é privilegiada tende a manter o diálogo aberto e o clima respeitoso. Isso estimula colaboradores a terem uma interação mais franca com gestores e colegas, o que os faz se sentir mais seguros, acolhidos e satisfeitos.

Pessoas que se sentem felizes no trabalho geralmente demonstram altos níveis de automotivação e engajamento, o que é ótimo para os negócios.

Reduz conflitos

Em uma empresa, nem todas as pessoas demonstraram afinidade umas com as outras e isso é natural. No entanto, conflitos de trabalho muitas vezes são resultados de mal-entendidos e dificuldades que são resultantes de falhas na comunicação.

Um profissional ficou irritado porque um colega está interferindo em seu trabalho? Falta estabelecer claramente atribuições e conversar sobre o papel de cada um no projeto.

Um colaborador está intensamente chateado porque seu colega foi promovido e ele não? A gestão deve comunicar com mais transparência os critérios de promoção, planos de carreira e dar feedback. Como podemos ver com esses exemplos simples, a boa comunicação resolve grande parte dos conflitos.

Minimiza turnover

Como ter equipes mais unidas e reter talentos? Muitos fatores colaboram para isso, mas um clima de trabalho positivo certamente contribui. Afinal, uma equipe entrosada e capacitada é, sem dúvidas, um ativo para uma empresa e responsável pelos resultados.

Por isso, trabalhar a comunicação é importante para manter um clima de respeito e transparência que seja capaz de engajar e reter talentos.

Além de manter os talentos do seu lado, esse detalhe contribui para reduzir o turnover, que gera despesas e torna os processos mais lentos, com a constante da entrada e saída de profissionais.

Quais as vantagens de um treinamento de comunicação?

Um bom treinamento de comunicação, seja ele online ou presencial, pode trazer inúmeros pontos positivos para as equipes. Veja abaixo os principais.

1. Alinha o discurso dos colaboradores para representar a empresa

Uma das melhores maneiras de uma marca se destacar no mercado e ter sucesso é com uma identidade bem definida. Afinal, isso passa muita confiança para o público.

Os cursos, workshops e treinamentos de comunicação empresarial capacitam os colaboradores da empresa para que eles possam trabalhar em conjunto no alinhamento de seus discursos. Com isso, todos os profissionais estarão capacitados a explicar com clareza as características e objetivos do negócio para o qual trabalham.

2. Torna as reuniões mais curtas e eficazes

O treinamento de comunicação é uma solução para o problema das reuniões longas e pouco proveitosas que são consequência de falta de comunicação clara e eficaz.

Com o treinamento, as pessoas passam a se comunicar melhor, pois conseguem desenvolver mais adequadamente o próprio raciocínio. 

Isso faz com que as reuniões sejam mais proveitosas porque não se perde tempo com conversas e discussões que não têm nenhuma relação com o tema principal. Treinamentos de comunicação para líderes também apoiam a liderança a passarem informações de forma mais eficiente, ajudando a reduzir tempo e otimizar processos.

3. Capacita colaboradores para falarem em público

A capacitação dos colaboradores não se limita à melhora na comunicação interna da empresa. Envolve também o desempenho nas apresentações em público, seja para uma apresentação de resultados para a equipe ou, por exemplo, a apresentação de um produto para potenciais clientes com finalidade de venda.

Com o treinamento de comunicação, os colaboradores serão capacitados para dominar as técnicas básicas de oratória, por exemplo, para apresentações presenciais ou remotas.

4. Aumenta a autoestima da equipe

Ao receberem treinamento de comunicação empresarial, os colaboradores se sentem mais seguros para agirem em qualquer situação em que eles tenham que se manifestar de maneira verbal ou textual.

O aumento da autoestima da equipe tem impacto direto na imagem que os colaboradores passam para clientes e clientes em potencial. Isso gera uma maior relação de confiança entre eles e em relação à marca que representam.

5. Aprimora o diálogo técnico com leigos

É um desafio quando temos que dialogar com pessoas que atuam em ramos diferentes do nosso, ou que não tiveram os mesmos treinamentos, certo?

Um profissional do RH, por exemplo, usa várias expressões próprias da sua área e que não são parte do dia a dia das pessoas que trabalham em outros setores. No local de trabalho, têm que dialogar e conviver com colegas de outros departamentos ou clientes que não estão familiarizados com o mesmo vocabulário.

Com o treinamento, esse tipo de comunicação é aprimorado por meio de ferramentas que facilitam o diálogo técnico entre leigos. Os colaboradores estarão capacitados para dialogar com pessoas de perfis diferentes, uma habilidade que faz a diferença na fidelização de clientes.

Como montar um treinamento de comunicação?

Um treinamento para desenvolver a comunicação, mesmo não sendo personalizado para a sua empresa, deve conter as principais habilidades de um comunicador eficaz, sendo:

  • confiança — a confiança vem de dentro. Quando você fala com confiança usa as palavras certas, o tom de voz adequado, gestos e contato visual. É importante ter confiança em suas próprias opiniões e expressá-las sem medo;
  • escuta ativa — é uma das habilidades mais importantes para realizar uma comunicação eficaz. Ser um bom ouvinte e um bom observador é essencial na comunicação verbal. A pessoa deve conseguir mostrar interesse no que está sendo dito e tentar não interromper;
  • precisão — ser preciso sobre o que se deseja comunicar é fundamental, pois ajuda a entender e evitar interpretações incorretas;
  • empatia — quem se comunica com um tom amigável atrai mais pessoas porque faz com que elas se sintam bem. Além disso, compreender as emoções e perspectivas de outras pessoas é necessário para se comunicar bem.

Como a SOAP ajuda sua empresa a aplicar treinamentos de comunicação?

A área de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) tem a necessidade de promover treinamentos que sejam eficientes e eficazes.

Por isso, Wendy Kirkpatrick, fundador e presidente do Kirkpatrick Partners, abordou em sua palestra no ADT 2018 algumas questões para ajudar os profissionais que trabalham nessa área a avaliar com assertividade quais treinamentos fornecer aos colaboradores.

Saber isso é essencial para encontrar o treinamento que produzirá os resultados esperados para a área de Treinamento de Desenvolvimento e selecionar a empresa que fornecerá o treinamento.

Uma empresa que pode fornecer o que você procura é a SOAP. Especializada em apresentações profissionais, a marca auxilia o negócio e executivos, desde 2003, a alcançarem alta performance em apresentações estratégicas e reuniões decisivas.

Suas soluções in company abrangem treinamentos voltados para desenvolver líderes, fortalecer a confiança, aprimorar o storytelling, fazer melhores apresentações e muito mais.

A SOAP atende 65 das 100 maiores e melhores empresas do país, oferecendo treinamentos presenciais e online com base em metodologia dinâmica e efetiva para ajudar você e sua equipe a alavancar resultados por meio da comunicação.

Conte conosco para apostar na educação corporativa e aplicar treinamentos de comunicação que vão desenvolver colaboradores capacitados com habilidades de interlocução e deixá-los mais confiantes para se apresentarem em frente a um público.

Além disso, sua equipe vai se comunicar melhor entre si ou em uma conversa com um cliente. Conheça nossas soluções de treinamento in company.



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