Problemas de comunicação com a equipe? Dicas para ajudar nesse problema tão comum

Você enfrenta alguns problemas de comunicação com a equipe? Segundo pesquisa feita pelo Instituto Gallup com mais de 7.

Treinamento SOAP
11/07/2019
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Você enfrenta alguns problemas de comunicação com a equipe? Segundo pesquisa feita pelo Instituto Gallup com mais de 7.000 pessoas, os gestores podem ser os grandes responsáveis pela insatisfação profissional de sua equipe. Cerca de 50% dos entrevistados disseram já ter abandonado um emprego para fugir do chefe e ter mais qualidade de vida.

O estudo realizado pela Universidade da Flórida confirma esse raciocínio. Entre os trabalhadores entrevistados, 39% disseram que seus chefes não conseguiam cumprir as promessas, e 23% afirmaram que o supervisor costumava culpar os outros por encobrir os próprios erros.

É comum as pessoas não se sentirem totalmente à vontade para falar com seus chefes, mas é papel do líder construir uma relação de confiança com o time. E a forma mais eficiente de fazer isso é pela comunicação.

Neste post, vamos trazer algumas dicas de como resolver os problemas de comunicação com seu time para alcançar melhores resultados. Confira!

A importância de evitar problemas de comunicação com a equipe

A comunicação empresarial é uma das chaves para o desempenho das equipes. Essa relação de causa e efeito fica muito clara quando observamos os problemas da lentidão, burocracia e imprecisão nesse processo.

Em estudo da Economist Intelligence Unit (EIU) com lideranças ao redor do mundo, foram analisadas as principais consequências da má comunicação no trabalho. Nele, percebemos como o desempenho é severamente prejudicado:

  • aumento do estresse — 52%;
  • atraso ou falha na conclusão de um projeto — 44%;
  • baixo moral — 31%;
  • falha em atingir metas de desempenho — 25%;
  • obstáculos à inovação — 20%;
  • falha em fechar uma venda — 18%;
  • progressão de carreira mais lenta — 13%;
  • perda de um cliente — 13%;
  • ações disciplinares — 8%.

Diversas competências, como liderança, vendas e feedback, dependem da colaboração do grupo e vão ser impactadas por problemas de comunicação com a equipe. Assim surgem resultados negativos, como atrasos, perda de clientes, erros nos projetos e afins.

Por outro lado, as equipes de alta performance são aquelas que apresentam um desempenho coletivo muito relevante. Isto é, o valor agregado total é maior que a soma dos trabalhos individuais, pois há um elevado grau de colaboração.

Sem comunicação, não existe equipe de alta performance. O grupo precisa trocar conhecimentos e experiências para que as metas coletivas sejam alcançadas, indo além do que cada um poderia fazer sozinho. Então, é fundamental identificar e resolver os problemas de comunicação com a equipe.

Transparência é o segredo!

Se você quer um time motivado, que entrega os trabalhos dentro do prazo e da melhor forma possível, seja transparente. Isso significa explicar cada detalhe das atividades que os funcionários terão de executar e qual é exatamente o papel deles naquele trabalho.

Mostre a importância de cada um para que as metas da empresa sejam atingidas. É essencial, também, garantir que ninguém sairá da sala de reunião ou encerrará a conversa com dúvidas.

Por isso, esclareça tudo o que for possível. Se não houver nenhuma pergunta, estimule as pessoas a falarem. “O que vocês vão fazer a partir de agora?” “Quais os próximos passos?”

Apenas transmitir uma informação não basta. O gestor tem o papel de garantir que todos entendam o recado.

Preste atenção na sua linguagem corporal

Pense na aparência de um chefe agressivo. Provavelmente você vê alguém com sobrancelhas enrugadas, expressão séria e, talvez, gestos agressivos, certo?

A linguagem corporal dos gestores pode facilitar ou dificultar o caminho de trazer a equipe para perto de si. Por isso, em primeiro lugar, busque ter uma expressão facial convidativa, que mostre sua disposição para ouvir os seus funcionários.

Olhar nos olhos do colaborador é uma boa maneira de mostrar que você está interessado no que ele diz. Adote também uma postura aberta, com costas eretas e ombros abertos – ficar com as costas curvadas, por exemplo, pode soar como desinteresse.

Por último, mas não menos importante: abuse da gesticulação. Os gestos dão dinamismo à fala e enfatizam a mensagem que você quer passar.

Ouça sem julgar

Não adianta pedir para que a equipe se manifeste se na hora que eles abrem a boca para falar, você os interrompe. Por mais que a ideia não pareça grande coisa, escute até o final. Primeiro, porque você pode se surpreender.

Segundo, porque é um sinal de respeito e empatia – aspectos essenciais para que a equipe continue se sentindo à vontade para falar. O conceito de “escuta ativa” pode te ajudar nesse sentido.

Quando o líder se posiciona na frente da equipe de forma receptiva, disposto a ouvir sem julgamentos (independentemente de ele concordar ou não com o que está sendo dito e de gostar ou não daquela pessoa), o gelo entre chefe e funcionário vai sendo quebrado aos poucos.

A comunicação se torna mais natural e verdadeira – afinal, comunicação é isso: um lado falar, outro escutar, e ambos saírem aprendendo algo novo.

Tome para si a responsabilidade da sua mensagem

Diagnosticar os tipos de comunicadores dentro do seu time é uma ótima forma de conseguir estabelecer um canal de comunicação transparente com cada um deles.

Por mais que a mensagem seja a mesma, ela pode ser interpretada e absorvida de maneira diferente dependendo de quem a está escutando.

Por exemplo, se você é um líder mais sério e reservado e seu funcionário tem um perfil mais descontraído, busque uma forma mais informal de transmitir a mensagem. Assim, ele tende a se sentir mais próximo de você e entender o recado com mais facilidade.

“Ah, mas eu vou mudar meu jeito de ser só porque o outro é diferente de mim?” Se você quer que algo aconteça, sim. A responsabilidade da comunicação é de quem fala – afinal, essa é a pessoa interessada em fazer com que o ouvinte tome alguma iniciativa.

Mostre que você, como gestor, também é humano

Humanizar-se como gestor é a chave para abrir um canal, assim poderá resolver os problemas de comunicação com a equipe. Com essa imagem de chefe que é quase uma divindade, os funcionários têm medo de se posicionar, serem demitidos ou sofrer algum tipo de perseguição no ambiente de trabalho. Busque deixar claro que todos erram, inclusive você.

Marcar eventos fora da empresa, como happy hours ou encontros inspiracionais para discutir o que cada um espera de sua carreira (e mostrar suas fragilidades e dificuldades durante sua jornada profissional para chegar onde está) são boas opções.

Assim, a equipe tende a se unir e criar um vínculo maior. Mostre que todos estão ali para um objetivo comum, e só conseguirão isso juntos e em sintonia.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a turbinar a comunicação. Contudo, para uma abordagem mais adequada dos problemas de comunicação com a equipe, é muito importante considerar capacitações e treinamentos para a sua equipe.

Desenvolva a autoconsciência do grupo

Em primeiro lugar, as capacitações ajudam as pessoas a terem autoconsciência. É o estágio de aprendizado chamado de incompetência consciente: a pessoa começa a estar alerta sobre o que faz de errado e abre os olhos para mudar atitudes e comportamentos.

Oriente sobre a maneira de se comunicar

A seguir, as orientações recebidas durante a capacitação vão começar a ser aplicadas ao comportamento. Para melhorar a comunicação, as pessoas terão de entender como agir diante das situações e se esforçar para colocar os novos comportamentos e atitudes em prática. Nessa fase, a competência é consciente.

Melhore o desempenho da equipe

À medida que as pessoas são orientadas e colocam em prática as novas habilidades de comunicação, os comportamentos vão se tornar automáticos. Aqui, é o último estágio da competência, que é a competência inconsciente.

Resolva os problemas de comunicação com a equipe

Os resultados acompanham o desenvolvimento de competências. Menos erros, efetividade nas vendas, engajamento dos colaboradores, maior assertividade nos feedbacks, redução do estresse e gestão de conflitos, apresentações profissionais mais adequadas são alguns exemplos das melhorias com as capacitações em comunicação.

A SOAP in Company oferece cursos com especialistas para desenvolver as habilidades de comunicação com diferentes objetivos. É possível desde formar bons comunicadores do zero até abordar desafios específicos, por exemplo:

  • comunicação assertiva;
  • liderança;
  • apresentações profissionais;
  • elevator pitch;
  • storytelling;
  • comunicação interpessoal;
  • formação de facilitadores;
  • comportamento no mundo digital.

Você encontra soluções para os principais problemas de comunicação com a equipe no ambiente de trabalho. Além disso, alguns setores, como marketing, vendas e gestão de pessoas, trabalham ainda mais intensamente suas habilidades de comunicação e terão excelentes resultados ao desenvolverem novas competências.

Gostou do conteúdo? Conheça agora mesmo os treinamentos in company da SOAP e utilize a comunicação para criar uma equipe de alta performance!

Fundo preto com abismo e duas pessoas de cada lado e o seguinte texto em rosa "Infográfico gratuito - Principais dificuldades de comunicação".

Tags: apresentações corporativas, comunicação, comunicação corporativa

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