Comunicação

Descubra como desenvolver habilidades de comunicação para equipes!

Entender a importância de um bom diálogo é uma das aptidões essenciais para uma boa gestão, porém, negligenciada por tantas lideranças.

Treinamento SOAP
22/11/2021

Entender a importância de um bom diálogo é uma das aptidões essenciais para uma boa gestão, porém, negligenciada por tantas lideranças. Por isso, o desenvolvimento das habilidades de comunicação torna-se cada vez mais necessário.

Dentro de uma empresa as pessoas se comunicam e interagem de diversas formas. O fluxo e a troca de informações deve ocorrer com clareza, para que todos estejam em sintonia no mesmo ambiente de trabalho. 

O objetivo deste post é falar sobre a importância da comunicação nas empresas e pontuar as habilidades fundamentais para esse processo. Continue lendo e veja suas principais características e como adquiri-las!

A importância de comunicação corporativa

O processo comunicacional nas organizações é complexo e desafiador para os gestores e lideranças. Em muitos cenários, a comunicação possui falhas graves que levam a conflitos e interferências nos resultados.

Nem sempre as equipes conseguem se expressar devido a uma liderança que não sabe ouvir corretamente. O impasse na troca de informações produz um diálogo superficial, capaz de prejudicar o bom andamento das atividades de rotina.

O ideal é definir critérios de comunicação que permitam maior clareza na transmissão das mensagens. Entretanto, o entendimento requer o desenvolvimento de habilidades específicas que ajudam na compreensão do contexto, tanto para quem fala, quanto para quem ouve.

Habilidades de comunicação essenciais: como desenvolvê-las

A comunicação desenvolvida nas empresas, precisa ser estratégica. Muitas organizações acreditam que basta apenas escolher um canal institucional e começar a publicar todos os comunicados por meio dele.

No entanto, as pessoas assimilam e interpretam uma mensagem de modo diferente. Se não houver sintonia entre os transmissores e receptores, dificilmente o recado será bem entendido.

Selecionamos algumas habilidades de comunicação fundamentais no processo de desenvolvimento da relação entre os líderes e suas equipes!

Escuta ativa

A escuta ativa é saber ouvir, ou seja, deixar que o outro fale, sem interrupções ou pontuações simultâneas. Ao ouvir atentamente o que um colaborador ou colega de trabalho tem a dizer, as chances de entendimento são maiores.

Procure responder nos intervalos da fala ou interagir em silêncio, demonstrando o interesse na conversa. Essa é uma atitude respeitosa que transmite confiança e fará com que a equipe sinta-se segura de buscar opinião, pois sabe que será ouvida.

Contato visual

O contato visual demonstra que você está atento ao que o outro fala, não desviando a atenção para outras pessoas ou assunto. Manter os olhos baixos ou fixados em outros pontos desestimula a equipe a continuar no diálogo.

O princípio da confiança, entre os líderes e suas equipes, começa no encorajamento da fala. O líder perspicaz tende a parar suas atividades por um momento e direcionar o olhar para um ou mais colaboradores à sua frente.

Empatia

Uma das habilidades mais citadas nos últimos tempos devido à necessidade de se colocar no lugar do outro, nos mais diversos contextos do relacionamento humano. Essa é uma competência diferenciada que permite compreender as dificuldades ou facilidades dos membros de uma mesma equipe, durante um diálogo.

A empatia direciona o entendimento, mostra as expectativas, motivações e possibilidades visualizadas pelo interlocutor ao longo da conversa. Para isso, é preciso se desfazer de conceitos próprios e pensar com a mente do outro sobre como ele percebe a situação vivenciada no momento.

Tom de voz

A exaltação no tom de voz pode soar agressivo, prejudicar um diálogo e afetar de forma grave o relacionamento. Portanto, essa é uma habilidade que precisa ser desenvolvida considerando o risco de as pessoas perderem a tolerância diante daquilo que soa contrário ao seu pensamento.

Um tom elevado de voz, especialmente, vindo de quem ocupa um cargo de liderança pode soar invasivo ou como abuso de autoridade. Quando isso acontece a equipe passa a executar as atividades com sentimento de medo e não de respeito, como é o mais adequado na relação entre líderes e liderados.

Além dessas, existem diversas outras habilidades de comunicação que podem ser aprimoradas para promover um diálogo saudável. Melhorar esses pontos faz toda diferença no dia a dia corporativo e gera impacto positivo nas equipes.

Na SOAP desenvolvemos treinamentos corporativos com foco na comunicação e em como a fala transparente pode fazer a diferença. Ao trabalhar as habilidades de comunicação, priorizamos as boas relações como fator primordial para o crescimento do negócio.

Gostou do post? Se deseja desenvolver e promover uma comunicação efetiva na sua empresa entre agora mesmo para conhecer as soluções da SOAP e como podemos ajudar nesse desafio!

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