Comunicação

Confira os 4 estilos de comunicação e suas características!

Os estilos de comunicação se desenrolam a todo momento no ambiente corporativo, embora nem sempre estejamos atentos a eles.

Treinamento SOAP
11/10/2021

Os estilos de comunicação se desenrolam a todo momento no ambiente corporativo, embora nem sempre estejamos atentos a eles. Você já parou para pensar nisso?

Um colega que não deixa os outros falarem, uma pessoa que jamais coloca a própria opinião ou, até mesmo, aquele que adora responder aos outros com ironia — você provavelmente já se deparou com alguns bons exemplos.

E qual seria o seu estilo de comunicação? Você sabe como torná-lo mais próximo do ideal? Continue a leitura e tire essas dúvidas!

A importância da comunicação nas empresas

Com os avanços tecnológicos, o conhecimento se tornou um ativo fundamental nas organizações. Afinal, quem consegue usar as informações disponíveis para entregar produtos e serviços, com agilidade, eficiência e adaptação às mudanças, tende a se destacar no mercado.

Nesse cenário, a comunicação ganha mais espaço. Ora, ela é justamente a competência que possibilita a troca de informações entre pessoas em qualquer situação.

Orientar os colaboradores, construir uma imagem, fazer apresentações profissionais, vender produtos e resolver conflitos são apenas alguns exemplos do que realizamos com a comunicação eficaz.

A comunicação é um dos pilares para o bom funcionamento das organizações. Uma frase conhecida de Peter Drucker, o pai da administração moderna, diz que: “60% dos problemas administrativos são causados por uma comunicação ineficaz”.

Também podemos verificar os reflexos da comunicação no ambiente de trabalho. Para citar um exemplo, em pesquisa recente com executivos de diferentes países, a The Economist lista as principais consequências das barreiras de comunicação no trabalho:

  • aumento do estresse (52%);
  • atrasos ou falhas completas em projetos (44%);
  • moral baixo (31%);
  • baixa performance (25%);
  • obstáculos para inovação (20%);
  • falhas para finalização de vendas (18%);
  • demora na progressão de carreira (13%);
  • perda de cliente (13%);
  • medida disciplinar (5%).

Precisamos nos comunicar de forma mais adequada para o contexto empresarial, fazendo com que os comportamentos verbais e não verbais (gestos, sinais e escrita) surtam o efeito desejado. Do contrário, os impactos podem ser graves para as pessoas e organizações.

Tudo isso passa por entender os estilos e desenvolver a comunicação assertiva. Vamos lá?

Quais são os estilos de comunicação?

Os estilos de comunicação são padrões e tendências de comportamento ao usar a linguagem verbal e não verbal. A classificação mais utilizada diz respeito à atitude do comunicador:

  • agressiva;
  • passiva;
  • passiva-agressiva;
  • assertiva.

Nesse modelo, o objetivo é reduzir os elementos passivos, agressivos e passivo-agressivos, que causam ruídos de comunicação. São eles que impactam negativamente a troca de informações, bloqueando a colaboração, dificultando a inovação, causando estresse e gerando conflitos nas equipes.

Por outro lado, a comunicação assertiva seria o estilo-alvo, que melhor se adapta às necessidades do ambiente corporativo. Com ela, conseguimos abordar os desafios empresariais com posicionamentos claros sem desrespeitar os demais.

Comunicação passiva

A passividade é caracterizada pelo baixo nível de atitudes para colocar as próprias opiniões, valores, desejos e necessidades na maneira de se comunicar. Veja alguns comportamentos típicos desse estilo de comunicação:

  • silêncio em situações que pedem um posicionamento;
  • concordar com condições sem estar convencido;
  • priorizar a ausência de confronto;
  • evitar argumentações e debates;
  • participar pouco ou não participar durante as reuniões.

Podemos ver os reflexos desse estilo na linguagem corporal. Mãos no bolso, tom de voz baixo, cabeça baixa e ombros encolhidos são exemplos de gestos passivos.

Comunicação agressiva

O comunicador agressivo impõe suas prioridades e demandas sobre os interesses dos demais. Não à toa, conseguimos enxergar claramente alguns dos comportamentos desse estilo:

  • não deixar os outros falarem;
  • realizar diversas interrupções;
  • tomar a frente em todas as discussões;
  • criticar ou discordar mesmo sem argumentos;
  • buscar o conflito com os colegas;
  • ser intransigente e inflexível.

A linguagem corporal do comunicador agressivo é oposta ao passivo: tom de voz elevado, gesticulação, postura ereta e impositiva.

Comunicação passiva-agressiva

O comunicador passivo-agressivo atua no sentido de impor suas demandas e prioridades. Porém, a estratégia dele não é ir para o confronto, mas atuar de forma indireta. São exemplos de comportamento passivo-agressivo:

  • usar de ironias, sarcasmos e outros comentários “bem-humorados” para diminuir as opiniões dos colegas;
  • demonstrar desinteresse pelas propostas, ideias e argumentos colocados;
  • adotar ações de bastidores, como desfazer combinados, falar mal do colega e aplicar retaliações, em vez de resolver o conflito;
  • falar palavras dóceis e gentis com sentido ou tom para diminuir outra pessoa.

A linguagem corporal do passivo-agressivo, muitas vezes, contradiz a fala. A pessoa se mostra inquieta, embora se expresse de maneira aparentemente calma. Além disso, muitas vezes, como visto, ela evita o conflito imediato e age nos bastidores para prejudicar aqueles que enxerga como desafetos.

Comunicação assertiva

A comunicação assertiva se caracteriza por colocar as próprias opiniões, valores, desejos e necessidades com clareza, objetividade e respeito ao outro. Suas atitudes mais comuns são as seguintes:

  • saber ouvir e respeitar o tempo de fala do outro;
  • traduzir suas demandas e prioridades em palavras com clareza;
  • não se prender a questões alheias ao objetivo da comunicação;
  • transmitir segurança e credibilidade na fala;
  • construir o rapport com a audiência;
  • conseguir dar e receber feedbacks.

O comunicador assertivo costuma ter uma postura neutra, com peito ereto e ombros para trás. Além disso, fala em tom de voz equilibrado, ou seja, o suficiente para ser ouvido com clareza pelos interlocutores.

Com a comunicação assertiva, conseguimos minimizar os problemas de comunicação nas relações interpessoais. Além disso, o profissional se torna mais competente, porque diversos resultados dependem da boa comunicação, como negociar, argumentar, demandar, escutar e orientar os demais com mais eficiência.

Enquanto os demais estilos de comunicação causam obstáculos à colaboração, inovação, solução de conflitos, entre outras habilidades, a assertividade tem impactos positivos nas interações pessoais e profissionais.

Como desenvolver a comunicação assertiva?

Embora algumas pessoas tenham mais facilidade, a assertividade pode ser aprendida com orientações e treinamentos adequados.

A comunicação assertiva é formada por diversos outros conhecimentos, habilidades e atitudes. Para desenvolvê-la, precisamos melhorar nossa capacidade expressiva, de argumentação, inteligência emocional, escuta ativa, entre outras competências.

Esse investimento no desenvolvimento individual terá frutos ao longo da sua carreira, pois a comunicação assertiva é capaz de gerar grandes resultados. Logo, pode impulsionar seu crescimento, especialmente tratando de promoções para cargos de liderança.

Acontece que, embora as pessoas desejem melhorar a comunicação, frequentemente falta um método para desenvolver as soft skills necessárias. Nesses casos, o gestor já entende a necessidade de aprender, mas não conhece o caminho para, a partir de estudos e prática, alcançar os objetivos de aprendizagem.

Aqui na SOAP, fornecemos o método para que você consiga se aprimorar e garantir os frutos do desenvolvimento da comunicação, como desbloquear o crescimento de carreira e fazer apresentações de alto impacto.

Nossas soluções de educação foram criadas a partir da experiência acumulada em quase 20 anos realizando apresentações profissionais. Nesse período, treinamos mais de 70 mil pessoas, construímos mais de 18 mil apresentações profissionais e atendemos 65 das 100 maiores empresas do Brasil.

As ferramentas e técnicas que você necessita estão estruturadas no Workshop no Alvo. Nele, abordamos os pontos-chave para o seu desenvolvimento:

  • explorar suas habilidades de inteligência social;
  • estudar técnicas para diferentes desafios corporativos como apresentações, reuniões, feedbacks, etc.;
  • desenvolver seu perfil comunicativo;
  • melhorar sua argumentação;
  • dominar a escuta ativa;
  • saber utilizar os canais digitais.

Com auxílio da formação, você terá um método claro para desenvolver, entre os estilos de comunicação, aquele que trará mais sucesso no ambiente empresarial. Logo, terá um norte para ser mais efetivo e melhorar como gestor de pessoas.

Conheça agora mesmo o Workshop no Alvo e descubra como é fácil desenvolver a comunicação assertiva para se tornar um profissional de sucesso!

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