Como criar slides: A lista definitiva com as melhores ferramentas

Se pretende impressionar o público ou a diretoria com apresentações e conteúdos memoráveis.

Treinamento SOAP
05/08/2022
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Se pretende impressionar o público ou a diretoria com apresentações e conteúdos memoráveis. Tenha em mente que o aspecto visual é fundamental para uma edição de sucesso. Você deve trabalhar na arte desde o início. Por esse motivo precisa saber como criar slides.

Atualmente, existem diversas opções que oferecem diferentes possibilidades de criação de slides de qualidade. Para entender melhor como executar esse trabalho, elaboramos este artigo para ser um guia.

Aqui listamos as melhores ferramentas, pagas e gratuitas. Além de dar dicas essenciais para você praticar a criatividade na criação de slides. Tudo isso, contribui para apresentações no estado da arte.

Então, vem com a gente e descubra como criar slides.

Como criar slides?

Criar slides nos dias de hoje é uma tarefa ao alcance dos profissionais que pretendem elaborar treinamentos e apresentações corporativas.

Esse recurso é também, de extrema importância para freelancers de marketing de conteúdo, que precisam incluir materiais visuais em suas tarefas.

Uma das melhores notícias é que não precisamos ser desenhistas ou ter formação em design gráfico. 

Para isso, basta conhecer alguns fundamentos. Pois, nos dias de hoje, temos à nossa disposição, ferramentas prontas para o uso, algumas inclusive com versão grátis.

Desse modo, devemos aproveitar as facilidades que temos em mãos para a criação de slides. Pois, vamos obter muitos benefícios em nossos processos de comunicação verbal e não verbal.

Quais são as principais ferramentas para criar slides?

Um dos melhores caminhos para profissionais que querem saber como criar slides, é conhecer a ferramenta ideal que mais terá aderência com a sua necessidade. Podemos dizer que não existe o melhor software. As suas features têm funcionalidades de acordo com o objetivo do desenvolvedor.

Portanto, você será a melhor pessoa para decidir qual é o melhor editor para o seu trabalho.

Veja quais são as principais ferramentas para criar slides disponíveis no mercado:

  • Power Point.
  • Google Slides;
  • Canva;
  • Prezi;
  • Adobe spark;
  • Trakto;

Power Point

Resolvemos começar pelo Power Point porque ele merece o mérito, pois é referência quando as pessoas querem entender como criar slides. 

Afinal, atire a primeira pedra quem já usou um computador na vida e nunca criou nada nesse editor de imagens. Ah! Para os íntimos ele é conhecido como PPT.

O Power Point já pode ser considerado um jovem adulto, já está na casa dos 30 anos. A sua primeira versão foi desenvolvida para um Mac, em 1987. 

Atualmente funciona em Windows, Linus, IOS e Android. Trata-se de um software fácil de usar em apresentações. Vem no pacote Office da Microsoft. Quem ainda não usou vale a pena conhecer.

Google slides

Com o Google Slides você tem como criar slides diretamente na internet por meio do navegador de preferência e usar no PC. Mas, se preferir, pode baixar o aplicativo e trabalhar no smartphone ou no tablet. Ele é considerado fácil de usar.

O design é bem agradável e de boa qualidade. Você não precisa salvar o tempo todo o seu trabalho, pois o salvamento é feito automaticamente. 

Esse editor de apresentações é integrado como o Google Drive. Dessa maneira, até um espaço de armazenamento de 7 GB, não há cobrança de taxas para utilização.

Quanto as features para uma melhor experiência do estado da arte nas apresentações, eles criaram ou melhoraram recursos que fazem falta no Power Point como:

  • sincronização dos slides em diferentes decks;
  • publicação na web;
  • edição e reprodução dos GIFs;
  • facilidade para acessar outros aplicativos pelo painel lateral;
  • adição de imagens de mais lugares;
  • recurso explora;
  • notas com voz do apresentador.

Canva

No software de criação de slides Canva, você trabalha online, isso é bom porque terá a certeza de que está na versão mais atualizada do produto. 

O desenvolvedor disponibiliza grande parte da ferramenta na versão gratuita. Mas, existem algumas imagens pagas, caso seja do seu interesse pode adquiri-las.

A promessa do proprietário da ferramenta é que ela é a mais fácil que existe para trabalhar com apresentações. 

Segundo ele, qualquer pessoa do mundo consegue usar. Isso faz com que os iniciantes na arte dos slides, consigam criar suas apresentações sem a necessidade de investimento financeiro. Assim, tem como  aprender aos poucos.

Prezi

O software Prezi tem versão grátis e paga. A sua base lembra o seu antecessor Power Point, foi lançado em 2009. Porém, tem algumas diferenças que tornam os seus slides mais sofisticados, como os efeitos de zoom quando a tela para.

Além disso, seus slides não são lineares como o PPT e podem se conectar com outros trechos da apresentação. Conta com versões para os sistemas da Microsoft, Mac, iPhone e iPad da Apple.

Adobe Spark

A conhecida ferramenta Adobe Spark já demonstra que ela é da família de umas das mais renomadas marcas do mercado de serviços gráficos mundial. No entanto, mudou de nome e agora é Creative Cloud Express. Mas, a qualidade é a mesma e dispensa comentários.

O Adobe Spark promete uma experiência simples para os usuários com pouco ou nenhum conhecimento em design gráfico. Funciona muito bem desktops, smartphones e tablets. Disponível em versão gratuita ou na premium que oferece maiores recursos.

Trakto

O software Trakto podemos dizer que é de casa, pois foi desenvolvido por uma startup brasileira. Sua qualidade não fica nada a desejar em comparação com as ferramentas internacionais. Por ser nacional, facilita o contato em caso de necessidade de suporte.

Assim como os outros é encontrado em versões gratuitas e pagas. Sendo que nessas últimas certamente existem mais recursos para o usuário. 

Os slides ficam salvos online no site e podem ser compartilhados com outros aplicativos como Twitter, WhatsApp, Facebook e Google +.

Como praticar a criatividade para criar slides?

Mesmo com as ferramentas de criação em mãos, para elaborar conteúdo visual de qualidade e personalizado, você precisa ser criativo. Conheça as nossas dicas para praticar criatividade para quem quer saber como criar slides.

  • crie um repertório;
  • faça pesquisas;
  • descanse;
  • pratique algum exercício.

Crie um repertório

Para agilizar a sua criação de slides, crie um repertório das apresentações e conteúdos que mais usa. 

Essa é uma maneira de personalizar o seu trabalho e torná-lo mais eficiente e organizado. Assim, com um roteiro você não perderá tempo buscando criações em que já trabalhou.

Faça pesquisas

Antes de começar a fazer alguma produção de slides, faça pesquisas com o assunto em que pretende trabalhar.

Pode ser no seu próprio repertório ou em outras fontes como a de profissionais da sua área de atuação. Essa é uma forma de ganhar tempo e construir conteúdos atualizados.

Descanse

Sabe aquele momento em que dá um branco em nossa cabeça? Isso é um aviso do nosso cérebro para fazermos uma pequena pausa em nossas atividades. 

Descanse um pouco, tire o olho da tela, converse com alguém. Em pouco tempo voltará a funcionar e a recuperar a criatividade.

Pratique algum exercício

Quem exerce funções que na maior parte do dia necessita de criatividade, precisa descansar a mente em alguns momentos. Mas em contrapartida deve colocar o corpo em movimento. 

Pratique algum exercício físico que goste, não precisa ser os que estão em moda, até uma caminhada funciona. O importante é movimentar o esqueleto para oxigenar o cérebro.

Por que é importante conhecer os fundamentos de design?

Apesar do grau intuitivo das plataformas de slides, é fundamental conhecer os fundamentos de design. Porque com os conhecimentos básicos dessa área não será apenas um usuário. 

Você vai adquirir uma aprendizagem  a mais e vai entender como são implantadas e elaboradas as imagens que insere em suas apresentações.

Não queremos dizer aqui que você precisa se aprofundar no assunto como fazem os designers profissionais em suas formações acadêmicas. Para quem quer saber como criar imagens e entender melhor as ferramentas, não é necessário tanto conhecimento.

Saiba que nós da SOAP, somos especialistas em apresentações empresariais e temos um curso que ensina como criar slides, estamos falando do  UAU! Design. Um curso de autonomia criativa para não-designers, que sem dúvidas vai lhe ajudar a ser mais criativo e a conhecer ainda mais as ferramentas disponíveis.

Se quer saber como aprimorar na arte de criar slides. Conheça agora o nosso curso UAU! Design. Aguardamos a sua inscrição!

Please follow and like us:


Posts Relacionados

5 filmes sobre comunicação que você PRECISA assistir

Comunicação
08/08/2022
leia agora

Como usar a comunicação não verbal a seu favor nas apresentações

Comunicação
04/07/2022
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França