Como usar a comunicação não verbal a seu favor nas apresentações

A comunicação não verbal é uma das chaves para uma boa apresentação.

Treinamento SOAP
04/07/2022
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A comunicação não verbal é uma das chaves para uma boa apresentação. Ritmo, tom de voz, gestos e comportamento, você já parou para pensar quanto falamos sem expressar nenhuma palavra?

Imagine um apresentador que simplesmente lê os slides para a plateia, de forma neutra e nada envolvente. Todas as palavras estão lá, mas falta muito para as pessoas prestarem atenção e serem impactadas pelo discurso, não é mesmo?

Entenda o que é essa comunicação não verbal e como desenvolvê-la para ter mais sucesso nas apresentações profissionais!

O que é comunicação não verbal?

A comunicação não verbal corresponde àquilo que transmitimos sem o uso da língua falada, com gestos, ritmos, entonação, imagem pessoal, etc. É, portanto, um fator decisivo para atingir os objetivos das nossas apresentações profissionais.

Essa forma de expressão pode estimular sensações no público, bem como transmitir nossos sentimentos e ideias. São elementos que, uma vez capturados pelo público, levam às pessoas para algum lugar em suas mentes.

Um ritmo acelerado, por exemplo, pode causar a impressão de que o apresentador está nervoso e quer se livrar da situação. Por outro lado, uma apresentação lenta pode fazer as pessoas acreditarem que o comunicador não tem domínio do conteúdo e está tentando se lembrar de algo que foi decorado.

São casos que mostram quanto nos comunicamos de forma não verbal.

Como ela influencia o resultado das apresentações?

A comunicação não verbal tem poder determinante para criarmos apresentações de alto impacto e atingirmos nossos objetivos.

Transmitir confiança e credibilidade

Nas apresentações, por exemplo, a comunicação não verbal vai dizer se o público comprará o discurso do apresentador. Dar ênfase aos pontos certos, apresentar uma boa postura, controlar o ritmo da fala são cuidados ligados à confiabilidade e credibilidade do comunicador.

Dar sentido a fala do apresentador

Muitas vezes, o sentido da fala depende de elementos não verbais. Considere um apresentador que faz piada com sarcasmo. A mudança no tom de voz pode comunicar que o sentido é justamente o oposto do significado literal das palavras que saem da boca do apresentador, por exemplo.

Expressar sentimentos e emoções

Outras tantas vezes a argumentação depende da conexão com o público, transmitindo sentimentos e emoções. Por exemplo, se o comunicador vai impactar o público com a história de um cliente, postura, linguagem corporal, expressão facial, etc. precisam demonstrar um interesse genuíno.

Aplicar o simbolismo à apresentação

A comunicação não verbal também é utilizada para sinalizar pensamentos e ideias para as pessoas. Imagine, para ilustrar, que o comunicador se vista com as cores da empresa. Nesse exemplo, sem dizer uma única palavra, haverá uma mensagem para o público.

Quais são os tipos de comunicação não verbal?

A comunicação não verbal compreende diferentes camadas: linguagem corporal, gestos, face, imagem, entre outros. Podemos, nesse sentido, enxergar diferentes tipos.

Proxêmica

A proxêmica corresponde ao estudo de como as pessoas utilizam e organizam o espaço em suas interações. Na Oratória, é muito comum realizar exercícios sobre como caminhar durante as apresentações para manter a atenção do público, trazer dinamismo e transmitir confiança.

Características físicas

As características físicas do apresentador também são importantes. Aparência, forma do corpo, limpeza e roupas são alguns dos aspectos considerados nesse campo de estudos.

Cronêmica

A cronêmica, por sua vez, diz respeito à utilização do tempo. Aceleração, pausa, cronologia da apresentação, tudo isso comunicação não verbalmente.

Paralinguagem

Já a paralinguagem seriam as modificações na voz durante a apresentação. O tom e o ritmo da fala, por exemplo, são fundamentais para envolver o público, transmitindo emoções e sentimentos na fala.

Cinésica

Por fim, a cinésica aborda os movimentos corporais. Boa parte da linguagem corporal durante a apresentação está ligada à postura e gestos realizados na apresentação, o que entra nesse campo de estudos.

Quais mudanças podem ser realizadas?

O desenvolvimento da comunicação não verbal é voltado para prática, com exercícios e tarefas. Veja algumas atitudes que você pode treinar na frente do espelho ou diante da câmera do celular para melhorar as apresentações.

Comece a sorrir

Você se sente melhor diante de uma pessoa que está sorrindo, não é mesmo? Procure se conectar com bons sentimentos e pensamentos antes da apresentação, estimulando o sorriso natural durante a comunicação para se mostrar mais confiante e ter a receptividade do público.

Fazer contato visual

Olhar para cima, para baixo ou para os lados transmite a sensação de estar fugindo do público. Um bom contato visual geralmente permite que você enxergue a plateia como um todo, ou seja, um foco mais centralizado com o máximo de visão periférica. Além disso, ele muda à medida que você se movimenta durante a apresentação.

Dê atenção à postura

A postura influencia tanto a imagem transmitida para o público como a sua voz durante a apresentação, pois a passagem de ar é mais livre à medida que a pessoa está ereta. Há diversos caminhos para melhorar, por exemplo:

  • auto-observação e correção da postura;
  • exercícios físicos e alongamentos voltados para o tronco do corpo;
  • dispositivos colocados nas costas que vibram quando a postura está ruim.
  • É um cuidado que, ao ser realizado no dia a dia, se reflete em uma postura mais adequada no momento da comunicação.

Tenha firmeza nos gestos

Os gestos realizados durante a apresentação estão entre os pontos que mais comunicam com o público. Tenha movimentos firmes, que acompanhem a fala de maneira com fluidez, como se estivesse em uma conversa.

Reduza os gestos nervosos

Para isso, procure analisar quais são as diferenças entre a maneira como você se expressa em situações de conforto em relação às de nervosismo. Alguns pontos de melhoria vão saltar aos olhos, como ritmo, posição das mãos e sincronismo entre a fala e os movimentos.

Que erros evitar nas suas apresentações?

Outro excelente ponto de partida para melhorar a comunicação não verbal é evitar os erros mais comuns. Com isso, você consegue se comportar mais naturalmente diante do público. Logo, embora não tenha esgotado as possíveis melhorias, já terá avançado bastante. Como bônus, veja alguns cuidados.

Falar muito rápido, devagar ou baixo

O tom e ritmo de voz precisa estar adequado para o contexto. Uma das formas de praticar é usar o gravador do celular em diferentes distâncias, cuidando do ritmo e verificando se a voz chegou, com qualidade, ao ponto em que o dispositivo foi posicionado.

Repetir gestos

Outro ponto de atenção é listar e modificar os gestos que você repete durante a apresentação. Mãos nos bolsos, movimentos constantes em uma direção, bater em partes do corpo ou no púlpito e esfregar as mãos são alguns exemplos.

Dar as costas para a audiência

Não dê as costas para a audiência durante a apresentação. Esse erro costuma acontecer bastante quando os slides estão atrás do apresentador, em que a pessoa fica de costas, em vez de estar lateralmente para a audiência.

Ficar na mesma posição durante toda a apresentação

A ocupação do espaço é muito importante, pois comunica que você está confiante e tem o domínio da situação. Procure praticar as apresentações, fazendo movimentos e, depois, verifique se eles ficaram rápidos, lentos ou naturais no vídeo.

Perceba que são muitas informações para serem aplicadas, e no começo todo mundo vai parecer um pouco robótico, especialmente se você estiver gravando. Porém, com o passar do tempo e repetições, as melhorias vão acontecer.

O processo de desenvolvimento da comunicação mescla teoria e prática. Você aprende conceitos, princípios e orientações para serem exercitados até que se tornem parte do seu repertório, ficando naturais.

Como desenvolver a comunicação não verbal?

Uma das formas de acelerar o desenvolvimento é participar de capacitações com especialistas. É um ótimo investimento tanto para pessoas que desejam crescer na carreira como para empresas que precisam melhorar seus processos de comunicação.

Aqui na SOAP, estamos há quase 20 anos fornecendo consultoria para organizações e pessoas criarem apresentações profissionais. Campanhas de marketing, lançamento de produtos, apresentações para investidores, treinamentos corporativos, comunicação interpessoal, são incontáveis os momentos em que se comunicar bem é indispensável.

Nesse sentido, desenvolvemos capacitações para compartilhar nossos conhecimentos e experiências na área de comunicação. Atualmente, contamos com diversos programas que vão ajudar o desenvolvimento da sua comunicação verbal e não verbal, além de desenvolver essa habilidade também na sua empresa.

Comunique-se

No Comunique-se, por exemplo, realizamos uma preparação completa, passando por todas as características de um bom comunicador: Storytelling, linguagem corporal, gerenciamento de emoções, design das apresentações.

Super! Oratória

Já o Super! Oratória é um programa para desenvolver a capacidade de expressão, usando recursos verbais e não verbais. Pode ser usada na comunicação interpessoal, mas é procurada principalmente por quem precisa falar em público.

SOAP Apresentador

E o SOAP Apresentador possibilita que a empresa desenvolva habilidades de comunicação nos seus colaboradores. Assim, haverá mais agilidade e eficiência na comunicação realizada no dia a dia, assim como em atividades específicas, como reuniões de diretoria, apresentação de projetos, eventos corporativos.

As habilidades de comunicação não verbal e o domínio da arte de falar bem não são dons, mas competências que podem ser desenvolvidas. E, nesse processo, você pode contar com o apoio de especialistas, seja para se desenvolver, seja para capacitar o seu time.

Conheça agora mesmo a escola SOAP e saiba mais detalhes dos cursos Comunique-se e Super! Oratória!

Veja também como o SOAP Apresentador pode ajudar a desenvolver as habilidades de comunicação não verbal na sua empresa.

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