Veja como adquirir uma boa postura e imagem profissional

Certamente, a capacitação técnica é um fator determinante para avaliar a qualificação de um profissional.

Treinamento SOAP
18/01/2021
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Certamente, a capacitação técnica é um fator determinante para avaliar a qualificação de um profissional. No entanto, o mercado exige outro talento: postura e imagem profissional. O comportamento dos profissionais, é tão avaliado quanto seu conhecimento técnico, porque eles podem manchar ou valorizar a imagem de uma empresa.

Mesmo que o profissional seja a última cereja do bolo ou um gênio da tecnologia para resolver as demandas da sua rotina de trabalho, se ele não apresentar um comportamento compatível com as missões da empresa, mais cedo ou mais tarde seus serviços serão dispensados.

Elaboramos este artigo para falar de postura e imagem profissional, para esclarecer o quê, realmente, quer dizer esse termo, qual sua importância e dar dicas de como melhorar essa habilidade tanto para você quanto para o desenvolvimento de estratégias para ajudar outros colaboradores da empresa. 

Confira o conteúdo até o final e boa leitura!  

Afinal, o que é postura e imagem profissional?

A postura profissional vai além de entender sobre a sua área e de ter educação, já que esses são critérios mínimos, e praticamente obrigatórios, de qualquer colaborador. 

No ambiente corporativo, essas atitudes são fundamentais para a carreira do trabalhador e para a imagem da empresa diante da sociedade. A postura e imagem profissional é um conjunto de habilidades comportamentais e de apresentação pessoal.

Veja agora o que podemos considerar como habilidades de postura e imagem profissional:

  • pontualidade;
  • ética;
  • empatia;
  • bom senso;
  • honestidade;
  • cordialidade;
  • apresentação pessoal como linguajar, asseio, vestimenta adequada entre outros.

Essas qualidades e atitudes não devem parar por aí, qualquer atitude que venha a ser considerada como uma virtude pode se juntar à nossa lista de boa postura e imagem pessoal.

Porque a postura e imagem profissional são importantes?

Atualmente, estamos na era da comunicação digital, daí já podemos imaginar que qualquer atitude que não seja condizente com atividades profissionais tanto de um colaborador, independentemente do seu cargo quanto da empresa, em poucos segundos se espalha por todo o mundo. 

Uma má notícia espalhada pelas redes sociais nos dias de hoje é capaz de destruir a reputação conquistada por um profissional ou por uma empresa com um simples toque na tela de um celular. 

Por esse motivo e por várias outras situações imagináveis, a postura e a imagem dos profissionais são tão importantes. Sendo assim, a busca das boas práticas de ética no ambiente corporativo são fundamentais para as carreiras e para os negócios de qualquer tipo de instituição, seja pública, seja privada.

Como melhorar a postura e imagem profissional?

A boa notícia é que a postura e a imagem profissional, podem ser trabalhadas e melhoradas no dia a dia. Veja algumas dicas que preparamos para você.

Estabeleça um código de postura e imagem profissional

O ideal é que seja criado um código de postura. Para isso, uma lista com as atitudes mínimas para conquista de uma boa postura e imagem profissional, como se fossem algumas regras básicas, ajuda muito. 

Isso deve ser feito porque algumas pessoas podem encontrar dificuldade em entender o significado de postura e imagem profissional. Não esqueça de enfatizar neste código a missão da empresa e a cultura organizacional

Mostre a importância da boa postura e imagem profissional

Para evitar causar a impressão de imposição de atitudes comportamentais para os profissionais, demonstre porque essas ações podem ser vantajosas para as suas carreiras e manutenção dos seus empregos.

Busque ajuda de profissionais

O fato de você ser um profissional da área de recursos humanos, não o obriga a desenvolver o trabalho de conscientização da empresa sozinho. Toda a liderança e a gestão da organização precisa estar alinhada aos mesmos objetivos. Treinamentos constantes também são grandes diferenciais. 

Use a tecnologia

Como já dissemos, estamos na era digital e a tecnologia pode ser usada a nosso favor. Por meio dela, você pode executar diversas ações para melhorar a sua própria postura e imagem quanto da empresa, como fazer reuniões online, enviar dicas pelos aplicativos de mensagens, entre outros.

Verifique os resultados

Quando colocar as principais dicas de boa postura e imagem, acompanhe os resultados fazendo comparativos com períodos anteriores. Assim, você saberá quais são os frutos que está colhendo e onde pode melhorar suas ações.

Portanto, podemos considerar que a boa postura e imagem profissional são imprescindíveis para os profissionais e para as empresas. Praticar as virtudes da boa convivência, certamente, o ajudará a atingir o sucesso profissional em menos tempo. Não perca tempo, não deixe para iniciar o seu processo de melhoria amanhã, comece hoje e boa sorte!

O curso Comunique-se aborda um conteúdo programático que o mostrará técnicas para melhorar a sua comunicação e, consequentemente, a sua postura e imagem profissional. Acesse e conheça mais para se destacar no mercado! 

ilustração de lista de papel e um rel[ogio em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Checklist para apresentar um projeto importante!


Posts Relacionados

Comunicação estratégica: descubra sua importância e como adotar!

Comunicação
18/04/2024
leia agora

Como falar por mensagem no trabalho usando o WhatsApp? Confira 5 dicas

Comunicação
27/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França