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Qual a importância de manter contato visual ao falar com alguém?

O assunto “falar em público” é bastante valorizado e confessamos que estamos muito felizes com isso, pois acreditamos muito na evolução das pessoas nesse sentido.

Treinamento SOAP
21/03/2017
O assunto “falar em público” é bastante valorizado e confessamos que estamos muito felizes com isso, pois acreditamos muito na evolução das pessoas nesse sentido. Uma das principais técnicas que devem ser usadas ao falar em público é o contato visual. O contato visual é uma ferramenta fundamental para criar conexão com a audiência e que ajuda naquele famoso problema das pessoas dispersarem e perderem o interesse na mensagem que você quer passar. Um verdadeiro pesadelo, pois além de desconcentrar o apresentador, a audiência acaba não absorvendo a mensagem como deveria. O segredo para se sair bem nessa técnica é fazer com que a audiência se sinta envolvida no discurso, ou seja, se sinta parte dessa conversa. Para isso, utilizamos a comunicação P2P (person to person - pessoa à pessoa), que consiste em você trazer o mesmo poder de uma conversa individual para seu discurso. O contato visual é uma técnica super importante para gerar uma sensação de proximidade com o público. Seu objetivo é gerar uma conexão entre o apresentador e a audiência através da sensação de uma conversa mais individual que o contato gera. Cada pessoa na audiência se sente parte daquela conversa quando você olha no olho dela. Isso favorece bastante a sensação de conexão e proximidade do apresentador com o público, diferente de quando você fica olhando para um slide e não gera essa conexão, consequentemente, o público perde o engajamento e o interesse pela mensagem que você quer transmitir.

Qual a importância do contato visual?

O contato visual é uma importante forma de linguagem corporal durante a comunicação. Além da fala, é por meio da nossa linguagem corporal que nos apresentamos e nos comunicamos com outras pessoas. Portanto, nossos olhos falam muito sobre nós e como nos comunicamos. Sendo assim, o contato visual:
  • passa mais confiança;
  • é um sinal de que você é um bom ouvinte;
  • mostra mais atenção;
  • cria conexão com a outra pessoa.

Como manter o contato visual?

  • Estabeleça contato antes de começar a falar com alguém;
  • Se a conversa for com apenas uma pessoa, olhar no olho dela intensamente pode deixá-la um pouco desconfortável. Para evitar isso, desvie o olhar lentamente usando a técnica do triângulo. Imagine um triângulo invertido conectando os olhos e a boca da pessoa. Fixe o olhar no ponto entre os olhos dela ou um pouco acima dos olhos;
  • Faça um gesto. Para o contato não ficar tão desconfortável, como mencionado, ao invés de desviar o olhar, você pode também fazer um gesto ou acenar com a cabeça, para parecer mais natural.
 
 

Na prática, como funciona?

Faça uma sequência de pequenas conversas individuais com cada pessoa da audiência. Ao identificar que alguém se conectou visualmente com você, converse, literalmente, com ela. Mantenha o contato por até 2 segundos e troque de pessoa até fazer isso com cada um da audiência. Note que, dessa forma, você envolve um por um em seu discurso e aumenta as possibilidades de todos prestarem atenção em você.

O que evitar?

  • Desviar o olhar do público

O que, geralmente, as pessoas fazem é olhar muito para o slide e ficar, algumas vezes, até fisicamente de costas ou de lado para as pessoas. Às vezes, nem há um slide criativo na apresentação, mas como há algumas anotações no púlpito, a pessoa desvia o olhar do público. É comum olharem muito para cima, para o chão e não fazerem contato, o que gera uma sensação de estranheza no público, porque em uma conversa natural, uma pessoa está olhando para a outra, como se estivessem em um café. Já em uma apresentação online, é importante também estar atento à comunicação de pessoa para pessoa (P2P) que, nesse caso, será adaptada para a câmera. Diferente de uma apresentação presencial, que você olha no olho da pessoa e ela vê que você está fazendo isso, no digital, quando você olha para as imagens das pessoas no vídeo, elas geralmente estão embaixo da câmera. Então, quando você está olhando para as pessoas, a sensação que elas têm é que você não está olhando no olho delas. Ela só vai ter essa sensação quando você estiver olhando para a câmera. Sendo assim, em alguns momentos, você pode olhar para as imagens para ver a reação delas, mas também é importante fazer essa conexão olhando diretamente para a câmera para gerar uma sensação de que você está olhando para o público. Especialmente ao falar uma frase mais impactante, mais profunda, a performance de oratória junto à mensagem, foque na câmera para dar a sensação de que você está olhando no olho das pessoas para ter um resultado melhor.
  • Focar em apenas uma pessoa

Evite “grudar” em apenas uma pessoa e ficar muito tempo focando nela. Isso é comum quando uma pessoa é simpática e você percebe que ela pode ser um apoio para você. Cuidado, pois dessa forma você pode constranger essa pessoa e pode fazer com que os demais “fiquem de fora da conversa”. O contrário também acontece. Às vezes, você identifica uma pessoa com a cara mais amarrada e isso faz com que você evite olhar para ela. Cuidado com crenças e estereótipos que possam te levar a pré conceitos. Pratique a empatia e acredite genuinamente que, às vezes, aquela pode ser a forma como a pessoa presta atenção nas mensagens. Pode ser que esse seja apenas o jeito dela.

O que significa quando a audiência evita contato visual?

Quando alguém evita olhar nos seus olhos enquanto você apresenta, pode significar, por exemplo, que a pessoa queira passar despercebida ou até mesmo que não se sinta confortável com esse tipo de interação por falta de prática. De qualquer forma, como no exemplo anterior, não coloque energia em fazer interpretações neste momento. Tente uma conexão e ao não obter retorno ou perceber que a pessoa desviou o olhar, seja simples e desvie também, concentrando o seu contato visual em outra pessoa da audiência. E agora? Consegue praticar? Quer saber mais sobre os benefícios do contato visual? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão diretamente em seu e-mail!

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