Saiba como apresentar um projeto ou ideia de forma atrativa e inovadora

Perceba que as pessoas estão o tempo todo criando projetos e ideias para convencer diretores, líderes, investidores, clientes, entre outras parcerias.

Treinamento SOAP
06/01/2023
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Perceba que as pessoas estão o tempo todo criando projetos e ideias para convencer diretores, líderes, investidores, clientes, entre outras parcerias. Dessa maneira, saber como apresentar um projeto é um dos maiores diferenciais para quem deseja impulsionar a carreira.

Mas, para criar apresentações profissionais de forma atrativa e inovadora, semelhante aos apresentadores de renome do mercado, é necessário sair da caixa, ou seja, fazer algo a mais para a plateia dizer: “uau, que palestra!

Sabendo da importância desse assunto, elaboramos este artigo para ajudar quem deseja encantar o público por meio da comunicação eficaz. Aqui, você entenderá como apresentar um projeto para converter o seu público-alvo. Vamos lá!

Por que devo apresentar projetos de forma atrativa e inovadora?

Porque se não fizer algo mais, aparecerá alguém que o fará. Assim, aquela ascensão na sua carreira poderá levar mais tempo para acontecer, ou talvez, nem venha. Para que o seu currículo seja atrativo, você terá que inovar.

Inovação é a tendência do mercado. Observe as grandes marcas, que vivem em constante mudança para atrair os seus consumidores. Logo, siga o exemplo delas e como já citamos acima, saia da caixa.

Dicas de como apresentar um projeto ou ideia de forma inovadora

Vamos apresentar, agora, as dicas mais importantes para você saber como apresentar um projeto ou ideia de forma inovadora. Confira!

Conheça o perfil da plateia

Para apresentar o seu projeto de forma atrativa, um dos primeiros passos para você obter sucesso na ideia que pretende apresentar é: conhecer o perfil da plateia.

Dizemos isso porque as pessoas além de terem as diferenças de perfis, elas também têm diferentes interesses nos negócios.

Por exemplo, os investidores buscam retorno de seus investimentos, os administradores buscam lucros, expansão da marca e redução de custos.

Continuando a exemplificação, se a apresentação for para clientes, eles se preocuparam com a experiência que obterão com o produto e com os preços. Por motivos como esses, conhecer o perfil da plateia é tão importante.

Contar uma história

As histórias atraem tanto as pessoas que muitas delas buscam ler livros, assistir filmes, séries, entre outras atrações desse tipo, em seus momentos de lazer.

Essa é uma das razões que fazem a estratégia do storytelling ser uma tendência nas apresentações de projetos e ideias.

Para isso, recomendamos que você crie a sua narrativa com abrangência tanto na argumentação da sua fala quanto na parte visual do seu projeto.

Lembramos, aqui, a importância de conhecer o perfil da plateia. Para você ter ideia disso, a técnica de storytelling é elaborada por meio de três modalidades. Veja quais são:

  • storytelling, em que são feitas narrativas convencionais para diferentes objetivos de apresentação;
  • data storytelling;
  • storyselling.

Para esclarecer melhor veja como funciona o data storytelling e o storyselling.

Data storytelling

Data storytelling é a apresentação de dados em forma de histórias. Essa é uma maneira que os profissionais encontraram de como apresentar um projeto que contém números, gráficos entre outros assuntos com valores numéricos.

Storyselling

O Storyselling é uma estratégia utilizada pelos apresentadores que pretendem contar histórias para vender produtos ou serviços. São as famosas histórias que vendem.

Apostar no visual em movimento

Não permita que as suas audiências sejam chatas e, em vez de atrair, provoquem desinteresse na plateia. Faça com que elas mantenham os espectadores atentos. A dica para isso é: aposte no movimento e no visual.

Aproveite a tecnologia oferecida pelos softwares de apresentação e use gifs animados, muitos estão presentes em seus templates, logo você não precisa ser um designer gráfico.

Outra recomendação é: inclua vídeos e músicas. No entanto, para você não arriscar fugir do foco do seu trabalho, todo esse movimento deve ser feito de maneira moderada, não peque pelos exageros.

Trazer interação durante a apresentação

Para você que pretende entender como apresentar um projeto de forma atrativa, trazer interação durante a apresentação é uma técnica bastante utilizada pelos apresentadores experientes.

Para um projeto, sua apresentação não precisa ser apresentada de modo unilateral, em que só você pode falar. Permita que os participantes façam perguntas.

Faça com que as pessoas se sintam à vontade na sua apresentação, brinque com elas e mantenha contato visual.

Assistir apresentações de projetos de outros profissionais

Os bons exemplos de outras pessoas são sempre bem-vindos. Desse modo, assista apresentações de projetos de outros profissionais.

O comportamento no palco e as diferentes maneiras de comunicar que os outros apresentadores usam nas suas audiências, certamente enriquecerá o seu trabalho.

Mire na autenticidade

Nesse momento você pode pensar: “mas você não acabou de falar para assistirmos apresentações de projetos de outros profissionais?”

Sim! É verdade, e não fizemos confusão e não queremos te confundir. A nossa recomendação no tópico anterior é para você aproveitar apenas alguns jeitinhos dos outros apresentadores para adicionar na sua apresentação.

Percebeu? Apenas para adicionar. Mas, o que fará sua apresentação ser única é a sua peculiaridade, ou seja, as suas características pessoais. Por exemplo, não tenha medo de manter seu sotaque e não tente copiar a aparência, ou o modo de ser de outro profissional.

Busque treinamentos

Você que precisa saber como apresentar um projeto de forma inovadora, nunca deve acreditar que já é experiente e sabe de tudo. Busque treinamentos por meio da capacitação profissional, seja qual for o grau da sua formação.

Não importa se já tem mestrado ou doutorado. A pressão da concorrência e as inovações tecnológicas sempre chegarão até você e vão te obrigar a manter seu currículo sempre atualizado. Fique de olho nas novidades.

Veja como a SOAP pode ajudar você a apresentar um projeto inovador

A SOAP é uma empresa especializada em apresentações profissionais que surgiu em 2003. Com metodologia pioneira, já criou mais de 15 mil apresentações para cerca de 2.200 empresas. Atua tanto no Brasil quanto em outros 26 países na América e Europa e já treinou mais de 30 mil pessoas.

Para você aprender como apresentar um projeto ou uma ideia de forma atrativa e inovadora, recomendamos alguns dos cursos e treinamentos oferecidos pela SOAP.

  • SOAP Apresentador;
  • SOAP Storytelling;
  • SOAP Slides.

SOAP Apresentador

Veja o que você aprenderá nesse curso da SOAP:

  • gerar conexão e engajamento com a audiência/interlocutor;
  • transmitir credibilidade ao falar em público;
  • mitigar vícios de expressão;
  • usar recursos vocais e pausa;
  • falar de forma congruente ao objetivo;
  • explorar sua singularidade e autenticidade.

SOAP Storytelling

Conheça os principais tópicos do curso storytelling da SOAP:

  • histórico do storytelling no mundo e sua importância para a vida social;
  • aplicabilidade e UX no universo das histórias;
  • panorama: do objetivo à moral da história;
  • conquistando a audiência pelas emoções, com base na neurociência;
  • métodos diferentes = objetivos e audiências diferentes: Atos, Jornada do Herói, Jornada da Heroína e Kishotenketsu;
  • semiótica das histórias — aprofundamento nas diferenças e no impacto que cada canal de comunicação tem sobre a mensagem;
  • estruturação de narrativa em diversos contextos de trabalho.

SOAP Slides

Lembra quando falamos que a parte visual é importante para quem busca saber como apresentar um projeto? Pois, então, o curso SOAP Slides te ajudará nesse objetivo. Dá uma olhada no escopo desse treinamento e entenda o que aprenderá:

  • como utilizar reforços visuais, de forma prática e rápida, para criar unidade, manter a apresentação atrativa e gerar valor;
  • elementos da Identidade Visual: contexto, cores, formas, fontes e templates;
  • construção conjunta de uma identidade visual + dicas e comandos que tornam a produção de slides mais ágil e eficiente;
  • formatação do arquivo de identidade visual: cores, formas, fontes e templates.

Então, você que buscava informações sobre como apresentar um projeto ou ideia de forma atrativa e inovadora deve ter percebido que não é um processo difícil de se fazer. Para isso, basta seguir as nossas dicas e se precisar de ajuda é só contar com a SOAP.

Achou o assunto interessante? Agora que já sabe um pouco como apresentar um projeto ou ideia de forma atrativa e inovadora, conheça melhor os cursos SOAP apresentador , SOAP Storytelling e SOAP Slides.

ilustração de lista de papel e um rel[ogio em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Checklist para apresentar um projeto importante!


Posts Relacionados

Fique atento! 5 principais erros de linguagem corporal em uma apresentação

Apresentações
20/04/2024
leia agora

Posso colocar música em apresentações corporativas?

Apresentações
12/04/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França