Use essas 5 técnicas para despertar impacto emocional no seu público e arrasar em reuniões e apresentações

A geração de impacto emocional é uma das chaves para conquistar o público nos primeiros minutos da apresentação e obter bons resultados.

Treinamento SOAP
31/10/2022
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A geração de impacto emocional é uma das chaves para conquistar o público nos primeiros minutos da apresentação e obter bons resultados. No entanto, para ter êxito é preciso recorrer às técnicas capazes de provocar sentimentos na audiência.

Pode parecer fácil reunir um grupo para determinado assunto, mas existem estratégias que garantem conexão e ação. As pessoas têm reações diferentes, por isso, aprender diversas técnicas de persuasão pode ajudar na conversão do público.

Entenda a importância de gerar impacto emocional ao falar com o público e conquistar o objetivo desejado com apresentações personalizadas. Continue a leitura e veja 5 técnicas para incluir durante o discurso visando comover a audiência!

Por que é tão importante gerar impacto emocional no público?

Apresentações costumam ter o propósito de venda, seja de:

  • ideia;
  • produto;
  • serviço.

Mesmo em um discurso despretensioso, espera-se que as pessoas concordem com o conteúdo abordado.

Assim, é preciso que a audiência se envolva e se conecte emocionalmente. Não se trata de uma emoção romantizada, mas de benefícios que vão além dos possíveis ganhos financeiros.

Vamos imaginar uma apresentação da nova versão de uma câmera fotográfica. Usar elementos que remetem à captura de imagens bonitas e momentos eternizados ajudam a visualizar a qualidade dos registros do produto.

O público, formado por profissionais da área ou fotógrafos amadores, deve ser incentivado a imaginar diversos cenários. Para uns, o produto por si só transmite a mensagem, mas, para outros, é preciso estimular a criatividade.

Causar impacto emocional e manter a audiência atenta durante a apresentação favorece o objetivo. Ao final, o público pode demonstrar interesse em comprar, seguir o perfil da empresa ou fazer perguntas para entender melhor o funcionamento, gerando engajamento.

Como se comunicar de forma efetiva com o público?

Comoção é sentir forte emoção diante de um acontecimento ou fala. Assim, são muitos os discursos geradores de conexões imediatas.

Frequentemente, o público não sabe da existência de um vínculo ou de uma necessidade, descobrindo apenas por meio de apresentações. Alguns gatilhos que despertam emoções são:

  • palavras específicas e expressões;
  • exemplos e histórias;
  • imagens;
  • tom de voz.

Você sabe quais são as 5 técnicas para gerar impacto emocional?

Para te ajudar na construção de uma apresentação memorável e gerar impacto emocional que favoreça o objetivo, separamos 5 técnicas eficazes. Confira!

1. Saiba quem é o público-alvo e suas dores

O público-alvo, por meio de hábitos e dores, revela elementos usados na apresentação. Assim, saber para quem será direcionado o discurso é essencial.

Conhecer o perfil da audiência facilita entender os recursos demandados para envolver e provocar reações. Com os argumentos certos, a chance de interação é maior e a transmissão da mensagem é efetiva.

A preferência nasce no momento em que o cliente potencial, projeta expectativas e visualiza custo-benefício. Um discurso personalizado e bem-estruturado fala diretamente com as dores e necessidades desse público.

2. Trabalhe a humanização

Uma apresentação engessada e mecanizada cansa e afasta o público, tornando o discurso irrelevante. Para alcançar o sucesso, é fundamental humanizar a fala usando exemplos e enfatizando resultados que trouxeram satisfação pessoal.

As pessoas quando se conectam com emoções positivas agem a favor dos benefícios. A audiência deve perceber o empenho ao oferecer a solução na fala do vendedor.

Além disso, usar uma linguagem corporal acessível para que o público se sinta acolhido e confortável durante a apresentação garante melhores resultados.

3. Use storytelling

Para uma apresentação descontraída e dinâmica, é necessário técnicas de storytelling, a arte de contar histórias. Um recurso bastante utilizado por empresas na criação de um momento memorável.

A história adaptada ao universo corporativo deve conter elementos vinculados ao tema da apresentação. Alguns deles são:

  • personagens;
  • ambiente;
  • conflito;
  • mensagem.

Ao longo da narrativa, o público se identifica com a história, visualizando as próprias conquistas, tornando a estratégia eficiente.

4. Aposte na comunicação empática

A empatia caminha lado a lado com a humanização, pois visa a aproximação do público com a empresa. Se você conhece o perfil da audiência, será capaz de se colocar no lugar do cliente e usar argumentos persuasivos.

Dependendo de alguns aspectos, a maneira que  o palestrante se comunica atinge os pontos fracos de quem o escuta, por isso, a comunicação empática é fundamental. Assim, é essencial pensar na expectativa da audiência e como ela se sentirá diante das soluções oferecidas.

5. Apele para o visual

Considerando os princípios do marketing sensorial, entre os estímulos dos diferentes sentidos, a visão tem um forte apelo. A identidade visual da marca ou do produto se fortalece por meio de recursos gráficos.

Para transmitir uma mensagem de forma efetiva, o ideal é aproveitar vídeos e imagens que despertam sentimentos almejados. A combinação de elementos criativos cria um universo personalizado e característico da marca, garantindo que seja lembrada por mais tempo.

Além dos pontos citados, uma apresentação incrível e de impacto emocional exige planejamento e construção das ideias. Por maior que seja o talento do apresentador, ter um roteiro ajuda na cadência do discurso, trazendo segurança para não perder o ritmo.

Os cursos da Escola SOAP, especialista em apresentações profissionais, têm como propósito desenvolver técnicas de persuasão estimulantes, garantindo sucesso com uma oratória perfeita.

Em cada curso são abordadas as estratégias utilizadas para convencer a audiência. Você aprenderá a gerar impacto emocional de forma efetiva e agradável. Além de transmitir autoridade, uma apresentação planejada evidencia respeito pelo público presente.

O desafio de emocionar é comum às empresas que precisam convencer o público para aumentar as vendas. Em um mercado tão concorrido, sairá na frente quem souber explorar as técnicas e recursos adequados, surpreendendo com uma oratória inesquecível.

Portanto, a SOAP ajuda você a causar a imagem que almeja ao público para conquistá-lo com eficiência. Além do produto ou serviço à venda, sua empresa será conhecida pela capacidade de envolver os clientes e fazer com que eles se sintam próximos e corresponsáveis pelo sucesso da marca, graças ao impacto emocional criado.

Se gostou do conteúdo e deseja criar uma apresentação incrível, aproveite para conhecer em detalhes os cursos da Escola SOAP: Comunique-se” e “Super! Oratória”, duas estratégias para transformar a forma de falar com o público!

homem em auditório falando em público em fundo preto com o seguinte texto "E-book gratuito - Como falar bem em público"


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