Apresentações criativas e de alto impacto, seja para apresentar resultados do trabalho em uma empresa, seja para mostrar propostas a clientes em potencial, manter o público atento e interessado no conteúdo que está sendo apresentado.
Apresentações criativas e de alto impacto, seja para apresentar resultados do trabalho em uma empresa, seja para mostrar propostas a clientes em potencial, manter o público atento e interessado no conteúdo que está sendo apresentado.
Isso pode ser feito por meio de diferentes detalhes que podem ser acrescentados na apresentação, como:
Durante a preparação para uma apresentação, o profissional quer que seu público compreenda o que está dizendo.
Afinal, não é uma sensação ruim quando você está falando em frente a várias pessoas e percebe que algumas estão desligadas ou ficando entediadas? É desmotivador, não é mesmo?
Neste artigo, reunimos algumas dicas para criar apresentações criativas que vão fazer com que seu público entenda e retenha o conteúdo apresentado. Vamos lá?!
Vivemos na era da informação, certo? Todos os dias, entramos em contato com milhares de conteúdos diferentes vindos de todos os locais possíveis. A constante exposição a conteúdos diversos tem mudado o público.
É cada vez mais difícil surpreender pessoas e mostrar algo que elas não viram ainda. Inclusive, existem estudos que mostram que o poder de concentração das pessoas diminuiu: pesquisas apontam que, em uma apresentação, você tem 8,25 segundos para chamar a atenção do público e cativá-lo.
Em linhas gerais, a mensagem principal é: nunca foi tão importante pensar fora da caixa e apresentar conteúdo de forma inovadora para realmente engajar um público.
Nas apresentações profissionais, então, a criatividade precisa ser o primeiro elemento a ser considerado para que ela realmente se destaque das demais e faça com que as informações passadas fiquem na cabeça das pessoas. Vamos ver como fazer isso a seguir.
As apresentações são construídas para o público, afinal, é ele quem deve entender o objetivo das mesmas.
Antes de escrever o roteiro, avalie seu público-alvo fazendo as seguintes perguntas sobre eles:
Para se comunicar melhor com seu público é importante se preparar para responder às dúvidas e ajustar a mensagem de modo que todos falem a mesma língua.
Cada apresentação tem suas particularidades, afinal, cada público é único e tem exigências diferentes.
As apresentações devem ser informativas e descontraídas. Isso não significa que você deva se comportar como um comediante ao fazer uma apresentação séria e acabar pagando mico.
Você deve apresentar o conteúdo de forma leve, porque as pessoas esperam algo que mexam com suas emoções, o que pode não acontecer, por exemplo, quando estão lendo um e-mail ou artigo.
Para fazer apresentações criativas, o aconselhável é que suas expressões facial e corporal estejam alinhadas com a mensagem, em vez de somente narrar o conteúdo que você transmite.
Demonstre sentimentos, como entusiasmo, paixão, dúvida e insegurança, sempre que fizer sentido no roteiro.
Fazer uma apresentação diante de muitas pessoas é uma situação que pode causar estresse, principalmente em pessoas que têm medo de falar em público.
Para isso, a prática do mindfulness antes de começar sua apresentação pode te ajudar a se livrar das distrações. Afinal, para se comunicar efetivamente com seu público, seus pensamentos não podem estar em outro lugar ou focado em problemas.
Mesmo que você tenha várias outras coisas acontecendo em sua vida, que possam tirar seu foco, na hora de uma apresentação, nada mais pode estar em sua mente.
Outra atitude que pode ajudar a reduzir o estresse é se concentrar mais em escrever, revisar e praticar sua apresentação.
Dessa maneira, quando você estiver em frente a muitas pessoas, se sentirá confiante, conectado ao público e capaz de convencer as pessoas a prestar atenção em sua apresentação.
Por meio de filmes, livros e outras palestras, expandimos o nosso repertório, obtendo novos conhecimentos sobre diversos assuntos.
Esses conhecimentos adquiridos nos ajudam a melhorar nosso processo criativo e, consequentemente, nossa performance, contribuindo na preparação de apresentações criativas.
O aumento do repertório ajuda a desenvolver relações interpessoais e dá mais confiança para conversar sobre assuntos variados e, por exemplo, responder de forma segura às perguntas durante uma apresentação.
As fontes de inspiração para preparar apresentações criativas não faltam e estão todas ao nosso alcance. Por exemplo, posts no Instagram, Facebook, livros, vídeos no YouTube, entre outros.
Algumas sugestões de canais para você se inspirar:
No Pinterest, você não encontra apenas inspirações de moda e decoração. Por lá, também existem inspirações voltadas ao layout de slides, por exemplo. Ao buscar por PowerPoint, muitos exemplos vão aparecer para te inspirar.
O canal TED Talks no YouTube reúne as melhores palestras da Conferência TED. Há vídeos de várias pessoas de destaque em diversos meios — entretenimento, tecnologia, design, negócios, ciência, questões globais, entre outros — falando sobre suas vidas em até 18 minutos.
Nos vídeos, você pode se inspirar analisando a estrutura do roteiro, os slides e a maneira de apresentar dos palestrantes.
Steve Jobs é exemplo de liderança e se tornou um grande comunicador que usa a criatividade para vender as suas ideias.
No livro “Presentation Secrets of Steve Jobs”, o autor Carmine Gallo apresenta 12 videoclipes nos quais ele aplica técnicas infalíveis para fazer apresentações criativas como Steve Jobs.
Ouvir uma história é bem mais interessante do que ouvir fatos, como números, análises e orçamentos. Isso ajuda as pessoas a entenderem e lembrarem o que foi dito bastante tempo depois de a apresentação acabar.
Se sua apresentação será mais longa, explique seus pontos de vista usando anedotas, contos e piadas, enfim, use uma história de modo a criar uma conexão emocional entre as ideias para o público.
Apresentações criativas precisam de um roteiro e um planejamento que tenham coesão. Um dos principais pontos é focar na história que você quer contar para envolver o seu público.
Ao desenvolver seu roteiro, observe se ele está de acordo com sua apresentação. De nada adianta criar um roteiro que não esteja alinhado aos seus objetivos estratégicos e com o perfil da audiência.
Alguma vez você já assistiu a uma apresentação com muitas informações, conceitos difíceis e vários dados? Nesse caso, você se sentiu desconectado do apresentador? Se sua resposta for sim, fique tranquilo, pois essa situação é bastante comum.
Quando não engajamos a audiência, ou nos preocupamos com o seu entendimento, o público pode se desligar da apresentação, ficar confuso e entediado.
Uma boa ideia para criar apresentações incríveis é usar metáforas, pois elas:
Quer um exemplo? Em vez de dizer que o novo produto da sua empresa é uma grande ferramenta de vendas, diga algo do tipo: “Nosso novo produto é um foguete que projetará seu negócio para alcançar uma produtividade altíssima”.
Você já ouviu falar que menos é mais, não é verdade? Então, não exagere na produção dos slides do PowerPoint, incluindo coisas desnecessárias. Adicionar animações no slide é uma ideia criativa, desde que elas tenham um propósito e não estejam ali apenas como enfeite.
Alguns pontos que devem ser considerados ao preparar slides para apresentações criativas:
Agora que vimos as dicas de como criar apresentações criativas, confira três passos importantes que você deve seguir para concretizar tudo que falamos.
Comece planejando sua apresentação. Resuma tudo que acredita ser essencial e compile todas as informações. Faça tudo isso caber em apenas uma página.
Essa é uma forma de garantir que nenhum dado relevante ficará de fora e, ainda assim, será apresentado no tempo necessário de forma eficiente.
Um brainstorming, ou tempestade de ideias, é uma técnica que ajuda a explorar e potencializar a criatividade. Usando essa técnica, é possível encontrar melhores caminhos para todos os aspectos da apresentação, desde otimização na parte visual, até o melhor desenvolvimento da história que será apresentada.
Nessa hora, vale a pena contar com mais pessoas para que a “chuva de ideias” seja de fato abundante e variada.
Uma característica do brainstorming é não julgar as ideias. Tudo que a princípio pode parecer sem sentido ou irrelevante, pode, depois, se revelar como um caminho para a inovação. Deixar a imaginação fluir e abraçar ideias inusitadas são atitudes fundamentais para ser criativo e pensar fora da caixa.
Para que sua apresentação seja um sucesso, cada slide deve conter uma mensagem única, mas que se encaixe ao restante da história.
Por isso, é importante organizar os slides em ordem cronológica de modo que cada um deles possa criar o impacto total que sua apresentação visa passar.
Criatividade não está necessariamente conectada com desorganização. Não pense que para ser verdadeiramente criativa e “fora da caixa” sua apresentação tem que ser tão caótica a ponto de ninguém conseguir acompanhar sua linha de raciocínio.
Seja criativo, mas estabeleça uma mensagem clara. Para isso, vale a pena escrever um roteiro com três pontos:
Tente encaixar seu conteúdo nessas categorias principais e mantenha o ritmo da história. Organizando dessa forma, a apresentação manterá a clareza e objetividade e também dará espaço para a inovação.
“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Você certamente já ouviu essa frase. Existem muitas formas de aprender, mas a comunicação visual é, sem dúvidas, uma aliada poderosa para passar uma mensagem ou impactar a audiência.
Slides bem elaborados enriquecem qualquer apresentação. Nesse contexto, use recursos visuais de forma equilibrada e mantenha uma unidade visual entre cores, imagens, fontes e outros detalhes. Isso passa mais harmonia e fluidez, ajudando a reforçar o conteúdo falado.
Para dar um toque de criatividade, aposte em uma paleta de cores que fuja do clássico. Aposte em outras combinações, uso de ícones, infográfico para passar dados e mais. Só não abuse deixe o slide carregado demais, confundindo e cansando seu público.
Qual é a forma que você gostaria que sua empresa fosse lembrada? Como contar a história do seu projeto ou do seu negócio? Se você também está pensando nisso, conte com a SOAP para lhe ajudar a criar apresentações criativas!
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