8 livros para inspirar apresentações excelentes

Diante de tantas reuniões e apresentações no dia-a-dia do mundo corporativo, falar em público com segurança e desenvoltura é um diferencial.

Treinamento SOAP
15/05/2017
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Diante de tantas reuniões e apresentações no dia-a-dia do mundo corporativo, falar em público com segurança e desenvoltura é um diferencial. Um bom roteiro, um design elegante e impactante e uma performance memorável são ingredientes importantes na hora de mostrar à audiência o valor de suas ideias. E alguns livros inspiradores podem te ajudar nessa missão!

Aqui no site da SOAP, temos uma área para download gratuito de materiais com nosso conhecimento sobre apresentações, para acessar clique aqui. Além desses materiais, confira a seguir dicas dos melhores livros que também podem servir de inspiração e ajudá-lo a melhorar seu desempenho.

1. Design para quem não é designer

Ter um apoio visual não é fundamental, mas pode fazer a diferença na hora de cativar a atenção da audiência, levando emoção ao discurso e demonstrando profissionalismo. Escrito pela professora e designer gráfica americana Robin Williams, o livro é uma dica para quem quer caprichar nas telas a partir de conhecimentos básicos de design. A autora apresenta conceitos como alinhamento, proximidade, repetição e contraste, que podem facilitar a construção do PowerPoint e deixar o visual de suas apresentações mais atraente.

2. Inteligência emocional

Mesmo depois de horas gastas para montar o PowerPoint e ensaiar o discurso, você pode ficar nervoso na hora H e esquecer de seus melhores argumentos. Sim, isso acontece com bastante frequência. Se já passou por essa situação, provavelmente foi por falta de domínio emocional. Não basta saber todo o conteúdo técnico da apresentação: manter a calma é crucial para uma boa performance. Neste livro, o psicólogo Daniel Goleman, considerado o pai da inteligência emocional, apresenta o conceito e a importância do gerenciamento das emoções para o sucesso profissional dos indivíduos. O best-seller vendeu mais de 5 milhões de cópias e foi traduzido para 40 idiomas.

3. O líder comunicador

Uma ótima referência que trata de todas as etapas da construção de uma apresentação. Escrito pelo americano Jerry Weissman, um dos coaches de apresentações mais reconhecidos mundialmente, o livro apresenta técnicas para construir uma narrativa interessante, vencer o medo de falar em público e utilizar as linguagens verbal e não verbal adequadamente. Além disso, o autor expõe cases inspiradores de empresas e personalidades.

4. A arte de falar em público

Muitas vezes, assuntos polêmicos precisam ser expostos em uma apresentação profissional. A tendência é que isso gere desconforto na audiência e, consequentemente, a conexão com o apresentador pode ser prejudicada — ou difícil de ser estabelecida. O livro “A arte de falar em público”, escrito pelo americano Stephen E. Lucas, professor de humanidades na Universidade de Wisconsin-Madison, traz dicas sobre diversos temas ligados às apresentações: como introduzir assuntos complicados; como conduzir um estudo do público; elaboração do roteiro; como se portar no palco; e formas de criar atrativos recursos visuais.

5. Detone — Você em alta performance nos momentos decisivos

O livro Detone, assinado por dois sócios da SOAP, apresenta as nossas principais técnicas de performance para apresentações marcantes. É indicado, principalmente, aos profissionais que fazem apresentações com frequência — seja em reuniões de negócio ou em grandes eventos — e querem aprimorar seu preparo técnico e emocional. Alguns dos assuntos abordados são os quatro perfis básicos dos apresentadores, como enfrentar o medo e ter domínio emocional, como se preparar tecnicamente, qual a performance ideal para cada situação e outros temas que ajudarão você a vender as suas ideias e a causar impacto na audiência.

6. Como falar em público e impressionar pessoas no mundo dos negócios

Para trabalhar especificamente as suas técnicas de oratória, sugerimos este livro de Dale Carnegie — mesmo autor de outros livros sobre o assunto incluindo o best-seller “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. A obra mostra como o apresentador pode tirar vantagem de sua própria personalidade para trazer informações relevantes, divertir e conquistar a audiência.

7. Superapresentações

Escrito pelos idealizadores da SOAP, Eduardo Adas e Joni Galvão, o livro é um guia completo sobre apresentações. Além da história da empresa, conta como é a metodologia pioneira aplicada na construção de apresentações no estado da arte, passando por temas como roteiro, identidade visual, performance do apresentador e apoios visuais. É uma leitura adequada para quem está prestes a fazer uma apresentação e quer adquirir mais conhecimento sobre o assunto.

8. Faça como Steve Jobs (nunca é demais)

Além de sua ilustre carreira como empresário, Steve Jobs é exaustivamente aclamado por sua atuação nos palcos. Com ou sem o auxílio de apoios visuais em suas apresentações, a maneira com que ele contava histórias prendia a atenção da audiência. O livro, escrito por Carmine Gallo, jornalista americano e presidente da empresa Gallo Communications Group, apresenta as técnicas de oratória utilizadas pelo ícone da Apple — entre elas, a construção de uma narrativa inspiradora, os aspectos visuais da apresentação e a performance do apresentador.

Estes livros oferecem insights que o ajudarão a aprofundar seus conhecimentos em comunicação corporativa e em apresentações profissionais. Se quiser ficar por dentro do mundo da comunicação e apresentações, inscreva-se na nossa Newsletter!

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"


Posts Relacionados

Como interagir com o público em uma apresentação? Veja 7 formas

Apresentações
28/02/2024
leia agora

10 temas para convenção de vendas em 2024

Apresentações
31/01/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França