Apresentações

Como usar metáforas em apresentações?

Uma tempestade num copo de água de alguém que coloca a carroça na frente dos bois sem pensar que é melhor olhar para o copo meio cheio ao invés de focar no copo meio vazio.

Treinamento SOAP
11/07/2016
Uma tempestade num copo de água de alguém que coloca a carroça na frente dos bois sem pensar que é melhor olhar para o copo meio cheio ao invés de focar no copo meio vazio. Tudo isso desce redondo se pensarmos que precisamos evitar que o dinheiro vá pelo ralo. Isso porque gerenciar dinheiro é como usar perfume, menos é mais! E não venha com conversa mole pois estou no fundo do poço e não aguento mais blablabla! Usamos metáfora o tempo todo sem percebermos. Os bons comunicadores usam de forma consciente para engajar suas audiências. Existem duas formas de usar metáfora: palavras e imagens. Mas antes comecemos com a definição de metáfora:  
  • Um atalho para o entendimento
  • Um jeito de trazer algo que é familiar para transmitir o que não é familiar
  • Um jeito de tornar o complexo simples
    ...simples assim! Agora, algumas dicas para você utilizar as metáforas a seu favor nas apresentações:    
  • Utilize metáfora quando o assunto for muito complexo de explicar ou quando você quer emocionar a sua audiência
  • Metáforas falam com o lado direito do cérebro (a emoção), portanto, use quando achar que sua apresentação está puxando muito para a razão, pois se você não estimular o lado direito, ele ficará adormecido enquanto você apresenta dados e fatos!
  • Quando possível defina uma metáfora que permeie toda a apresentação. Ex: Relação pai e filho para falar de confiança; Fundamentos do volei para explicar como "bloquear" a concorrência, ter mais "sacadas", etc.
  • Para criar uma metáfora, uma das forma é colocar a mensagem que quer passar ao lado de "...é como..." e escolher algo. Por ex: Trabalhar é como jogar frescobol, não existe competição e o objetivo é sempre jogar para ajudar o outro a não deixar a bola cair.
  • Use imagens como metáforas. Nossa mente retém mais imagens que palavras. Exemplo: Ao invés de I love New York, substitua o "love" por um coração.
  • O visual é processado por centenas de milhões de neurônios, correpondendo a 30% do cortex. Para o sistema auditivo, são usados meros 3%. Portanto, para bom entendedor, meia palavra basta, ou melhor, meia imagem!
Vejam exemplos de metáforas de clientes da SOAP:   blog-metaforas-01 blog-metaforas-02 blog-metaforas-03

Posts Relacionados

Engajamento corporativo: amplie seus resultados com esse investimento

Apresentações
11/06/2021
leia agora

Como utilizar a comunicação assíncrona de forma eficaz no trabalho

Comunicação
27/05/2021
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França