PowerPoint x Google Slides: afinal, qual é o melhor?

O design de slides das apresentações profissionais precisa combinar diferentes aspectos: ter uma boa estética, ser funcional e transmitir a mensagem que desejamos.

Treinamento SOAP
17/01/2022
5 min. de leitura

O design de slides das apresentações profissionais precisa combinar diferentes aspectos: ter uma boa estética, ser funcional e transmitir a mensagem que desejamos. Para chegar lá, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é a melhor ferramenta, se é o Microsoft PowerPoint ou Google Slides.

Embora inicialmente resolvam o mesmo problema, as plataformas de apresentações têm funcionalidades e características diferentes. Por isso, a melhor forma de saber qual é o mais indicado é entender as suas necessidades e estudar as vantagens e desvantagens de ambos.

Neste conteúdo, comparamos o PowerPoint vs o Google Slides. Assim, você terá informações para entender qual deles pode atender às suas necessidades. Continue!

As principais características do PowerPoint

O PowerPoint é um programa com algumas décadas de história e que vem se adaptando aos diferentes momentos da tecnologia, assim como o restante do Pacote Office. É o líder do segmento e geralmente onde as pessoas estudam e realizam cursos de capacitação.

Um ponto importante é que o software conta com a versão gratuita e paga. A gratuita é mais limitada e funciona como um atrativo para o cliente adquirir o produto completo. Por isso, as características a seguir se referem à tecnologia completa.

Instalação no computador

A versão completa é instalada no computador e faz o armazenamento de dados nele. Com isso, conseguimos rápido acesso aos vídeos, fotos, áudios e demais arquivos locais. Existe a possibilidade de integração com a nuvem, a mais simples delas, via OneDrive.

Software completo

Ser completo é o que melhor define o PowerPoint. Nele, ao ter uma ideia, você contará com recursos e ferramentas específicas para aproximar o resultado daquilo que foi concebido.

Animações, ferramentas de desenho, edição de vídeos, áudios e textos, transições, inserção de formas e outros recursos são disponibilizados com diversas funcionalidades.

Facilitadores

A criação via PowerPoint também pode ser feita a partir de estruturas prontas, baseadas nas necessidades gerais dos usuários. Por exemplo, na aba “Design”, você acessa padrões completos de linguagem visual, com formas, cores e elementos definidos. É o que também acontece quando acessamos “tabelas”, “formas”, “modelos”, “animações” e outros.

Em uma comparação PowerPoint vs Google Slides, este segundo traz menos elementos prontos, e você precisaria desenhá-los a partir de ferramentas mais simples.

Recursos de exibição

As funcionalidades do PowerPoint destacam-se igualmente no momento da apresentação. Por exemplo, foi incluída a possibilidade de transcrição e tradução dos slides.

Curva de aprendizado

A experiência de usar o PowerPoint é similar aos demais softwares de apresentações. À esquerda, o usuário encontra a listagem com os slides da apresentação. Acima, as abas reúnem as funcionalidades. Já à direita, temos um painel que pode ser exibido conforme a ativação de ferramentas. Por fim, o slide editado no momento está centralizado.

No entanto, aprender o PowerPoint demora mais pela quantidade de recursos. Cada categoria se divide em inúmeras ferramentas de trabalho e diferentes opções de edição. Contudo, se você deseja algo mais simples, é bem verdade que o software oferece diversos modelos e elementos prontos para agilizar a criação de apresentações profissionais.

As características do Google Slides

O Google Slides é uma solução gratuita para criar documentos de apresentações. No entanto, diferentemente da versão custo-zero do PowerPoint, sua proposta não é gerar a aquisição de um software superior, logo, traz todos os recursos disponíveis. Veja as principais características.

Software como serviço

O Google Slides utiliza principalmente o conceito de software como serviço. Tudo acontece em um espaço de trabalho online, sem a necessidade de instalações no computador, com exceção dos recursos indispensáveis para usar um navegador de internet atualizado.

Integração com o Google Drive.

O jeito mais fácil de buscar fotos, imagens, vídeos e arquivos é usar o Google Drive. Isto é, enquanto o PowerPoint será mais ágil com os arquivos locais, o Google Slides é mais rápido em relação aos arquivos na nuvem. Ambos permitem o uso de arquivos locais e na nuvem, mas existe essa diferença.

Ferramentas mais simples

As funcionalidades do Google Slides trazem o essencial para fazer apresentações. Há todas as ferramentas básicas: inserção de fotos e vídeos, tabelas, formas, etc. O software cumpre o papel de criar bons slides, mas você terá menos recursos à disposição para criar e editar o conteúdo.

Salvamento em tempo real

Um dos diferenciais do Google Slides é o salvamento do conteúdo em tempo real, que é fluído e confiável quando conectado à internet. O usuário conta igualmente com um histórico de versões, podendo recuperar as informações anteriores, sem instalar extensões ou fazer configurações adicionais.

Trabalho em grupo

A partir desse salvamento em tempo real, vários usuários conseguem trabalhar simultaneamente no mesmo documento. Além disso, um visualiza as ações, edições e sugestões do outro. No PowerPoint, por sua vez, existe um recurso similar, via OneDrive, mas sem a mesma facilidade e eficiência no uso.

Compartilhamento de links

Assim como o Google Docs, o compartilhamento das apresentações pela geração de links é bem simples no Slides. Além disso, com a autorização para editar, a pessoa que recebe tem acesso aos recursos completos do software, e não a versão gratuita de uma tecnologia paga.

Curva de aprendizado

A disposição das informações do Google Slides é similar ao PowerPoint. Porém, é mais rápido dominar todas as ferramentas, que contém o essencial para fazer boas apresentações.

O Powerpoint vs Google Slides

A decisão entre as ferramentas dependerá bastante da linguagem visual e estratégia de comunicação que você deseja implementar. Também é importante considerar o padrão adotado pela sua empresa e as suas necessidades de trabalho.

Uma boa forma de verificar o melhor software para as suas necessidades é fazer um período de teste com ambas as soluções. E, na hora em que estiver explorando as tecnologias, lembre-se de considerar as principais características de cada um deles:

PowerPoint

  • solução completa em relação à quantidade e nível de detalhe das ferramentas;
  • inúmeras opções de elementos prontos;
  • maior agilidade e integração com o armazenamento local;
  • software pago em sua versão completa;
  • exigência mais elevada de hardware.

Google Slides

  • ferramentas que trazem o essencial para criar boas apresentações;
  • maior agilidade e integração com o Google Drive;
  • software gratuito;
  • salvamento em tempo real mais eficiente;
  • facilita o trabalho colaborativo no mesmo documento;
  • não requer instalação.

Podemos dizer que, sem extensões ou configurações adicionais, o PowerPoint tem o diferencial de ser mais completo em relação à quantidade de ferramentas para criar e editar a apresentação. Por sua vez, nas mesmas condições, o Google Slides se destaca pelo salvamento em tempo real e facilidade do trabalho colaborativo.

Em ambos, seu entendimento sobre a linguagem visual faz toda a diferença. A partir daí, você saberá o que priorizar em relação às tecnologias disponíveis, fazendo a escolha mais adequada para as particularidades da sua vida profissional.

Por isso, vale a pena buscar treinamentos para desenvolver esse conhecimento. Com a estratégia, o Storytelling e a preparação do apresentador, a linguagem visual é essencial para cativar a audiência e transmitir a nossa mensagem.

Aqui na SOAP, tanto o PowerPoint como o Google Slides são abordados nos cursos e treinamentos sobre o tema. Você não precisa ser profissional de tecnologia, mas é importante dominar as ferramentas e saber quando aplicá-las ao seu trabalho.

Para aprender sobre a linguagem visual e as ferramentas oferecidas pelo mercado, conheça as soluções da SOAP que vão te ajudar a criar apresentações de alto impacto!



Posts Relacionados

Comunicação verbal e não verbal: entenda o que são e quais os benefícios de uma boa comunicação no trabalho

Apresentações profissionais
19/01/2022
leia agora

Quer criar apresentações profissionais de alto impacto? Conte com a SOAP!

Apresentações profissionais
04/08/2021
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França