Conheça os principais tipos de apresentações corporativas e saiba como planejar cada uma delas

Você sabia que existem diferentes tipos de apresentações corporativas? E por esse motivo conhecer todos os seus tipos e características vai lhe possibilitar montar eventos impactantes e eficientes para alcançar os objetivos da sua empresa.

Treinamento SOAP
13/02/2023
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Você sabia que existem diferentes tipos de apresentações corporativas? E por esse motivo conhecer todos os seus tipos e características vai lhe possibilitar montar eventos impactantes e eficientes para alcançar os objetivos da sua empresa.

Por exemplo, você não deve confundir apresentações corporativas para conquistar investidores com uma apresentação para lançamento de produtos. E, para evitar que esse tipo de confusão aconteça, elaboramos este artigo.

Vem com a gente que você vai ficar por dentro dos principais tipos de apresentações corporativas e, no final deste post, saberá como planejar cada uma delas. Vamos lá!

O que são apresentações corporativas?

Mesmo que o termo seja óbvio para você, acreditamos ser interessante apresentar o seu significado. Dessa maneira, estará preparado para responder qualquer pessoa que vier perguntar sobre esse assunto.

Apresentações corporativas são eventos de comunicação em forma de discursos, apresentados e elaborados por apresentadores profissionais ou colaboradores de empresas. 

Basicamente, as funções dos discursos são para aumentar a receita, impulsionar, escalar e expandir os negócios.

Quais as vantagens das apresentações corporativas?

Você deve estar pensando, já sei o que são apresentações corporativas, mas quais são as vantagens desses eventos? Então, vejamos quais as principais.

Demonstram profissionalismo

Independentemente dos tipos de apresentações corporativas, elas certamente demonstram profissionalismo e respeito da empresa perante os convidados. 

Afinal, esses eventos envolvem horas de trabalho, disponibilização de espaços e estudo dos assuntos a serem tratados.

Evitam gargalos de comunicação

As maneiras muito informais de se comunicar, podem causar erros e falta de entendimento. E a formalidade dos eventos das apresentações corporativas, mesmo que contenham momentos de descontração, evitam esses gargalos de comunicação.

Aumentam a possibilidade de concretização de negócios

Os apresentadores de sucesso, utilizam meios de convencimento e aproximação dos participantes como a prática da empatia e do rapport

Isso faz com que o público sinta que as suas dores serão resolvidas, desse modo tendem a acelerar as suas decisões de compra e a concretização de negócios e investimentos.

Objetividade

Por serem previamente preparados e revisados pelos profissionais experientes das organizações e pelos apresentadores, as apresentações corporativas são elaboradas para serem objetivas. E essa objetiva facilita o entendimento do público-alvo.

Quais são os principais tipos de apresentações corporativas?

Embora o mercado ofereça uma diversidade de produtos e serviços, as motivações e objetivos dos negócios são semelhantes, mas as apresentações não podem ser iguais.

Conheça agora os principais tipos de apresentações corporativas:

  • apresentações de resultados;
  • apresentações de negócios;
  • apresentações de produto;
  • apresentações para investidores;
  • apresentações de conversão ou vendas;
  • apresentações comerciais;
  • apresentação de dados;
  • apresentação de projetos.

Confira com mais detalhes as características dos tipos de apresentações corporativas.

Apresentações de resultados

Para que a liderança das empresas defina as suas tomadas de decisão, os negócios comercializados nas organizações precisam ser apurados pelos times envolvidos nos processos.

E é justamente nos eventos corporativos de apresentações de resultados, que os números são apresentados. Essa é a hora da verdade! A partir dos dados os empreendedores saberão se as estratégias praticadas devem ser mantidas ou alteradas.

Apresentações de negócios

As apresentações de negócios são eventos criados pelos empreendedores com a intenção de atrair investimentos ou mostrar os produtos e serviços que serão ou que já são comercializados.

Nesses tipos de apresentações os apresentadores devem passar confiança e apresentar os diferenciais diante o mercado e as vantagens e benefícios que o negócio e a empresa oferecem.

Apresentações de produtos

Lembra daquela cena do rei leão apresentando seu filhotinho (Simba) para os moradores da floresta?

Dadas as devidas proporções, os produtos são como se fossem nossos filhos/filhas e, não podemos guardá-los para nós, precisam ser apresentados. 

Afinal, são frutos de horas de projetos, trabalho e negociações. Nesses momentos você deve focar em apresentar características, vantagens da sua criação.

Apresentações para investidores

Normalmente, os investidores são indivíduos com grande experiência em negócios e diferentes mercados. 

São pessoas práticas e muito solicitadas pelas empresas, portanto, para conseguir aporte financeiro, a sua apresentação precisa ser convincente.

Se você já assistiu ao Shark Tank, deve imaginar o que estamos dizendo. Para isso, estude muito, esteja preparado para responder questionamentos na área construtiva do produto, do serviço ou da empresa. Apresente dados, construa narrativas, use as técnicas de storytelling.

Apresentações de conversão ou vendas

Atualmente, vender produtos e converter leads é uma arte. As apresentações de conversão ou vendas precisam ser elaboradas de maneira que você consiga vencer a concorrência de produtos semelhantes ao da sua empresa.

Para esses tipos de apresentações corporativas, recomendamos o uso das narrativas do storyselling. Essa é uma estratégia conhecida pelos profissionais da comunicação como histórias que vendem.

Apresentações comerciais

As apresentações comerciais se assemelham com as de vendas. Porém, devemos considerar que elas precisam ser um pouco menos agressivas. 

Pois, nelas o cliente não é conduzido à decisão de compra e fechamento imediato do negócio ofertado.

Nos eventos de apresentações comerciais, além dos apresentadores destacarem as características técnicas do produto ou serviço, eles mencionam dados da empresa e estratégias de vendas.

Apresentação de dados

As apresentações de dados se assemelham com as de resultado. No entanto, elas vão mais além, pois as suas informações não são apresentadas apenas para a liderança.

De modo geral, os eventos das apresentações de dados são usados em todos os tipos de apresentações corporativas, sendo assim podem ser elaborados para atrair investidores e clientes, instruir colaboradores e demais objetivos a serem alcançados.

Para que as apresentações de dados não se tornem cansativas, os apresentadores podem usar a técnica do storytelling com dados.  Nesse caso, são desenvolvidas narrativas com a intenção de envolver os participantes.

Apresentação de projetos

O significado de projeto segundo a PMI (Project Management Institute) é: “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.

Logo, para não cometer engano nesses tipos de apresentações corporativas, tenha em mente o significado do termo projeto. Portanto, esse momento é feito para apresentar “um” produto, serviço ou resultado, não desvie o assunto para outros processos da empresa.

Dicas para apresentações corporativas

Agora que você já conhece os tipos de apresentações corporativas, conheça dicas que podem ser utilizadas independentemente da sua estratégia.

  • defina o tipo de apresentação;
  • estude bem o produto ou serviço;
  • conheça o seu público-alvo;
  • utilize as técnicas de comunicação verbal e não verbal;
  • ensaie antes do grande dia;
  • peça ajuda profissional.

Como a SOAP pode ser a sua parceira nos diferentes tipos de apresentações corporativas?

Acreditamos que a SOAP pode ser a sua parceira nos diferentes tipos de apresentações corporativas porque ela nasceu em 2003 exatamente para isso. Ou seja, apresentar faz parte do seu DNA. De lá para cá adquiriu muita experiência nesse mercado.

Durante essas duas décadas a SOAP já criou mais de 15 mil apresentações para cerca de 2.200 empresas, tanto no Brasil como em outros 26 países na América e Europa e já treinou mais de 30 mil pessoas.

Além disso, atende 83 das 100 maiores e melhores empresas do país e está organizada em 2 linhas de negócios: consultoria em apresentações e treinamentos para que você e sua equipe criem, dentro de casa, apresentações estratégicas.

É por conta de toda essa expertise e ofertas que SOAP significa muito mais do que “Apresentações no Estado da Arte”. SOAP significa “Você no Estado da Arte”.

Portanto, não restam dúvidas de que a SOAP pode ser a sua parceira nos diferentes tipos de apresentações corporativas.

E agora que você conhece os tipos de apresentações corporativas, já pode preparar os seus eventos sem medo de errar. Mas, se ainda restarem dúvidas, não hesite em pedir apoio para empresas e profissionais especialistas nesse tipo de comunicação.

Gostaríamos de convidar você para conhecer melhor a SOAP. Aproveite o conhecimento dos nossos profissionais para elaborar com eficiência, os diferentes tipos de apresentações corporativas.

homem branco acessando a newsletter da SOAP no comuputador


Posts Relacionados

Como interagir com o público em uma apresentação? Veja 7 formas

Apresentações
28/02/2024
leia agora

10 temas para convenção de vendas em 2024

Apresentações
31/01/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França