7 técnicas para se preparar emocionalmente para falar em público

Entenda como garantir uma boa apresentação mesmo em meio ao nervosismo de encarar a audiência

Treinamento SOAP
31/10/2023
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Controlar as emoções na hora de encarar uma plateia não é uma tarefa fácil. Não à toa, falar em público ainda é um dos maiores medos das pessoas, independentemente do cargo que ocupam. Um dos motivos que contribuem para o nervosismo em excesso na hora da apresentação é negligenciar as etapas de preparação para este momento.  

“Nós sempre pensamos na hora H da apresentação — o que fazer com as mãos, como falar mais devagar, para onde olhar —, mas é importante considerar que falar bem em público começa antes”, destacou Carol Martins, Diretora de Operações e especialista em oratória da SOAP. 

Dentro desse contexto, o autoconhecimento é fundamental. Antes de tudo, você precisa ter consciência sobre quais são seus pontos fortes e fracos, para a partir daí entender quais aspectos trabalhar para que se sinta preparado para a apresentação. 

Neste artigo, vamos explorar os aspectos emocionais e quais técnicas você pode utilizar para se preparar melhor para a apresentação. Leia na íntegra para saber mais! 

Leia também: Conheça os 5 pilares da inteligência emocional e como aplicá-los na rotina 

Entenda os sinais que seu corpo emite 

Muitas vezes tendemos a racionalizar o processo de comunicação como algo puramente mecânico, ou seja, duas ou mais pessoas se comunicando por meio de linguagem verbal, escrita ou de sinais — como no caso da LIBRAS. 

Com isso, desconsideramos a comunicação que acontece de forma não intencional, por meio dos aspectos comportamentais (gestos e expressões faciais). Isso significa dizer, que mesmo quando uma pessoa está completamente calada, ela ainda está comunicando algo. 

“Os comportamentos que emitimos através da nossa voz, do nosso corpo, da nossa expressão facial, tudo isso chega na audiência, na pessoa com quem você está trocando. E são exatamente esses sinais que vão fazer com que ela faça um julgamento”, pontuou Carol Martins. 

Segundo a especialista em oratória da SOAP, o ponto-chave é conseguir fazer com que o público interprete o que você quer.  

“A melhor chance dessas interpretações estarem alinhadas ao que eu quero que elas estejam é entender os sinais que eu estou emitindo, porque transmitir sinais controversos à minha fala diminui a credibilidade”, destacou. 

Além disso, Carol Martins reforçou que pessoas acreditam e confiam em pessoas, não em apresentações em PowerPoint. Ou seja, agir naturalmente — e mais parecido com quem você realmente é — te ajuda a emitir os sinais certos para a audiência. 

Uma boa dica para entender quais sinais você costuma emitir é gravar a si mesmo. Depois de criar consciência sobre seu próprio comportamento, você pode ajustar esses sinais para que fiquem o mais natural possível. 

Mulher falando em público
Preparo psicológico ajuda a melhorar a performance ao falar em público

Atenção à respiração 

Feito esse primeiro passo, é chegada a hora de focar nas suas emoções em si. Carol Martins explicou que uma forma de fazer esse preparo emocional é investir em exercícios de respiração

Algumas pesquisas no campo da neurociência apontam que a respiração tem uma conexão significativa com nosso estado emocional. Por isso, se quiser equilibrar suas emoções antes de uma apresentação, os exercícios de respiração podem te ajudar. 

O ideal é usar investir nessas técnicas a longo prazo, mas também dá para alcançar resultados positivos em um curto período. 

Primeiro, identifique como está o seu estado emocional. Você está triste, animado, amedrontado, nervoso?  

Se você estiver desanimado, por exemplo, faça um exercício focado na inspiração, para trazer a energia para dentro. Já se você está em um estado muito agitado, faça um exercício focado na expiração, para levar a energia para fora.  

Quatro ciclos de repetição dos exercícios antes do momento de falar em público já podem te ajudar. 

“Mas o que recomendado é ter uma prática de exercícios de respiração e meditação diária. Isso ajuda nosso cérebro a viver em um estado de mais equilíbrio”, indicou a especialista em oratória da SOAP. 

Outras 5 técnicas para ajudar na hora de falar em público 

Outra forma de se manter mais calmo e confiante na hora de encarar a audiência é se preparando antecipadamente ao momento da apresentação. Por isso, confira mais cinco técnicas para se preparar emocionalmente para falar em público. 

#1. Prepare sua apresentação e seu discurso 

Além de cuidar da sua respiração e entender seus comportamentos, também é importante se atentar à sua preparação para o momento de falar em público. Estude o tema que vai apresentar, coletando o máximo de informações possíveis, incluindo pesquisas e informações recentes sobre o assunto. 

Quanto mais você souber, mais vai se sentir preparado para falar sobre a questão, ainda mais se houver momentos de interação com a plateia durante o discurso. Uma tática que auxilia nessa preparação é escrever sobre o tema ou discuti-lo com outras pessoas para ajudar a fixar o conteúdo. 

Invista tempo também em montar uma boa apresentação, aproveitando recursos audiovisuais, slides, imagens e algumas anotações em tópicos. É importante se atentar para a quantidade de texto utilizada nos slides.  

Um erro muito comum é exagerar no conteúdo, o que só deixa a apresentação visualmente cansativa e dispersa a atenção da audiência. 

#2. Pratique 

Depois de preparar o que vai falar, treine a sua apresentação. Uma boa dica é gravar a apresentação e assistir depois para identificar em quais pontos costuma travar mais. Se tiver a oportunidade, treine também com amigos ou familiares e peça opinião sobre o que acharam de sua performance. 

Além disso, caso seja possível, faça um “tour de reconhecimento” no local onde você vai discursar. Isso pode te ajudar a entender como se posicionar e se movimentar pelo palco. 

Teste também os equipamentos e recursos necessários para sua apresentação para se certificar de que tudo funcionará da maneira correta no grande dia. 

#3. Faça anotações sobre sua apresentação 

Mesmo com todo preparo, pode ser que no momento da apresentação você trave ou tenha o famoso “branco” quando estiver discursando. Por isso, se antecipe e tenha à sua mão pequenas anotações sobre sua apresentação. 

O ideal é que essa “cola” seja pequena e sucinta, apenas os pontos-chave do assunto que está sendo apresentado. Eles vão te ajudar a retomar do ponto onde parou, caso necessário.  

#4. Mantenha o foco no presente 

É comum se sentir ansioso antes de encarar uma plateia. E, nesses momentos, imaginar cenários negativos acaba ocorrendo de forma quase que natural.  

No entanto, sofrer por cenários hipotéticos vai mais atrapalhar que ajudar. Por isso, esqueça as possibilidades de algo ruim acontecer e concentre-se no momento presente. 

Confie na sua preparação e não se sinta culpado pelo nervosismo com a chegada do momento de falar em público. Além disso, tenha em mente que, caso cometa algum equívoco, basta respirar, pedir desculpas e retomar o foco da sua apresentação. 

#5. Relaxe e aproveite o momento 

Por fim, após o período de preparação, tire um tempo para relaxar antes de se apresentar para a audiência. Confie na sua preparação e aproveite os minutos antes de subir ao palco para praticar um exercício de respiração, para garantir que suas emoções estejam sob controle na hora de falar com o público. 

Como a SOAP pode te ajudar a se sentir mais seguro para falar em público? 

Em resumo, preparar-se emocionalmente para uma apresentação é um conjunto de diferentes aspectos: autoconhecimento, controle emocional e preparo técnico.  

No treinamento corporativo SOAP Apresentador, vamos além da oratória e ajudamos você e sua equipe a trabalharem autoconhecimento para sejam capazes de desenvolver consciência verbal e não verbal para elevar o nível das apresentações.  

Nesse treinamento, vocês aprenderão a: 

  • Gerar conexão e engajamento com a audiência; 
  • Transmitir credibilidade ao falar em público; 
  • Mitigar vícios de expressão; 
  • Usar recursos vocais e pausa; 
  • Falar de forma congruente ao objetivo; 
  • Explorar a sua singularidade e autenticidade. 

A SOAP tem 20 anos de experiência no mercado de treinamentos de comunicação e apresentações profissionais. Já são mais de 70 mil pessoas treinadas de forma presencial e remota e mais de 18 mil apresentações construídas.  

Ao longo desses anos, também já atendemos 70 das 100 maiores empresas do Brasil, como Itaú, Globo, Vivo e Natura. 

“Fui surpreendida positivamente pela SOAP desde o primeiro contato até a entrega final do meu projeto. Os profissionais com quem trabalhamos foram excelentes e super agregaram na construção do nosso material. Indico de olhos fechados”, avaliou Desiree Brito, da Johnson & Johnson. 

Ficou curioso e quer conhecer mais detalhes sobre os treinamentos da SOAP? Entre em contato com um dos nossos especialistas! 



Posts Relacionados

Por que o BBB pode ser uma aula de comunicação e oratória?

Treinamento
15/04/2024
leia agora

Por que falar em público te coloca em uma posição de liderança?

Liderança
27/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França